Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Entrevistando um Músico

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Solange Kátia Epifânio Soares
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças nesta faixa etária 2 a 3 anos podem, com a mediação da professora:

  • Elaborar perguntas a serem feitas ao entrevistado;
  • Familiarizar-se com os instrumentos apresentados pelo(s) músico(s);
  • Respeitar a vez de falar e ouvir do outro.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre música. Esses conhecimentos poderão ser trabalhados por intermédio da aulas, apresentadas neste portal, intituladas: "Descobrindo os sons do corpo e Foi na loja do mestre André".

Estratégias e recursos da aula

1º Momento - Conversando com o músico

Para obter mais informações sobre a música e os instrumentos musicais é possível convidar um músico para ser entrevistado pelo grupo, de preferência que seja alguém da família de alguma criança da turma ou de outra turma da escola. Para tanto, agende o dia e o horário com o músico, bem como esclareça sobre o que estão estudando.

Antes da visita do músico, o (a) professor (a) deve elaborar junto com o grupo as perguntas que serão feitas ao entrevistado, considerando o que as crianças desejam aprender.

undefined

2º Momento - No ato da entrevista, à medida que o músico for apresentando os instrumentos musicais e respondendo as perguntas das crianças, o (a) professor (a) deverá assumir o papel de escriba e registrar as informações para retomar posteriormente com as crianças. 

undefined

3º Momento - O registro

Por fim, a turma poderá registrar essa aula através do desenho e/ou construir um texto coletivo.

undefined

Recursos Complementares

REFERÊNCIAS:

RCNEI: BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, 1998. v. 3.

Música na Educação Infantil, Teca Alencar de Brito, 208 págs., Ed. Peirópolis, 2003.

Música: A loja do mestre André -letras.terra.com.br/sucessos-da-minha-escolinha/793210/

Vídeo: A loja do mestre André - http://www.youtube.com/watch?v=C3_pZhWmEDk

Zorelha: Identificações dos instrumentos - http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/zorelha/index.html

Avaliação

Ao final desta aula o (a) professor (a) deverá perceber se os alunos conseguiram:

  • Explorar os instrumentos trazidos pelo músico;
  • ficar atentos às respostas dadas pelo músico, durante a entrevista;
  • Registrar as vivências realizadas;
  • Nomear o seu desenho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mario Prado, Escola Estadual Cel Pedro José Rufino , Mato Grosso do Sul - disse:
    ferreirabprado@hotmail.com

    06/09/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom, feito por quem realmente está compromissado com formação social na escola.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.