18/12/2009
Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
ATIVIDADE: Relacionar a quantidade ao signo
1° Momento: O professor traz materiais e as crianças agrupam de 3 em 3 e contam quantos grupos de três formou e assim inicia-se a problematização. O professor mostra:
3 palitos e pede para uma criança contar, em seguida buscar o signo que representa a quantidade;
O numeral 6 e pede para as crianças indicarem quantos gupos de 3 é incluido no 6;
O numeral 9 e pede para as crianças indicarem quantos grupos de 3 é incluído no 9.
12 palitos em quatro grupos de 3 e pede as crianças para buscar o numal que representa a quantidade.
2º momento: Orientação pela quantidade
Será realizado o processo inverso. O professor mostra um número e as crianças irão pegar a quantidade de palitos. O professor irá mostrar números diversos nessa atividade.
Em seguida pede que a crianç a represente a quantid ade de objetos e escreva o signo que o representa.
3º momento O professor ensina as crianças a fazer a combinação entre os números, faz a contagem 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9,
Começa a combinação 10, 11, 12 e assim sucessivamente. e vai levando as crianças a perceberem a regularidade nessas combinações.
Avaliar como as crianças:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!