Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LEITURA E COMBINAÇÃO DOS SIGNOS

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • identificar a regularidade na organização dos números
  • Iniciar o processo de construção da lógica de inclusão, na composição dos números;
  • Orientação pelo símbolo e quantidade.
Duração das atividades
2 aulas em diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sequência;
  • Contagem;
  • Agrupamento;
  • Trocas
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE:  Relacionar a quantidade ao signo

1° Momento: O professor traz  materiais e as crianças agrupam de  3 em 3 e contam quantos grupos de três formou e assim inicia-se a problematização. O professor mostra:

3  palitos e pede para uma criança contar, em seguida buscar o signo que representa a quantidade;

O  numeral 6 e pede para as crianças indicarem quantos gupos de 3 é incluido no 6;

O numeral 9 e pede para as crianças indicarem quantos grupos de 3 é incluído no 9.

12 palitos em quatro grupos de 3 e pede as crianças para buscar o numal que representa a quantidade.

undefined

2º  momento: Orientação pela quantidade

Será realizado o processo inverso. O professor mostra um número e as crianças irão pegar a quantidade de palitos. O professor irá mostrar números diversos nessa atividade.

Em seguida pede que a crianç a represente a quantid ade de objetos e escreva o signo que o representa.

3º momento O professor ensina as crianças a fazer a combinação entre os números, faz a contagem 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9,

Começa a combinação 10, 11, 12  e assim sucessivamente. e vai levando as crianças a perceberem a regularidade nessas combinações.

Avaliação

Avaliar como as crianças:

  • Realizam a contagem, percebendo se elas fazem relação um a um;
  • Representam as quantidades utilizando o símbolo numérico.
  • Compreendem a combinação de 3 em 3.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.