19/12/2009
Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
ATIVIDADE: Inclusão na base 3
1° Momento:
O professor deverá entregar um monte contendo materiais concretos (nessa atividade foram utilizadas tampinhas plásticas) e solicitar que uma criança separe 15 tampinhas.
Após a contagem realizada pela criança o professor lança a seguinte situação:
Nesse momento o professor registra no quadro as hipóteses das crianças.
2° Momento: Trabalhando a inclusão utilizando objetos concretos
Nessa fase observamos que as crianças necessitam de objetos concretos para operacionalizar as questões propostas.
O professor deverá então pedir que uma c riança circule grupos contendo três objetos; em cada grupo formado ela irá colocar o número de objetos que cada um contém, nesse caso 3 tampinhas (representar com o símbolos) .
Questiona:
Logo após, solicite que as crianças sentem-se à mesa e desenhem como foram separados os grupos.
3° Momento: Reagrupar
As crianças retornam a roda e o professor solicitará que uma criança reagrupe as tampinhas, utilizando a lógica da inclusão, ou seja, o segundo grupo será incluído no primeiro, assim ccomo o quarto será incluído no terceiro.
Feito isso o professor questiona:
Obs.: Ao terminarem o agrupamento as crianças retomam sua atividade e registram o jogo através do desenho.
4° Momento:
Professor solicitará, então, que as crianças agrupem as 3 tampinhas do último grupo em um dos dois grupos existentes.
Obs.: Ao terminarem o agrupamento as crianças retomam sua atividade e registram o jogo através do desenho.
5° Momento:
O professor dará continuidade ao jogo até juntar as 15 tampinhas, primeiro desmembrando o grupo de 6 acrescentando 3 tampinhas no grupo de 9 e em seguida também inc luindo no grupo que contém 12 tampinhas .
Obs.: A o terminarem o agrupamento as crianças retomam sua atividade escrita e registram o jogo através do desenho.
6° Momento:
Após trabalhar as inclusões e reagrupamentos, o professor retoma o questionamento inicial:
Essas atividades contribuem para que a criança comece a desenvolver a noção de cardinalidade e de seqüência 3.
Obs.: No inicio de cada momento a criança irá representar com o real e em seguida com os símbolos.
Avaliar se as crianças:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/07/2010
Cinco estrelasGostei muito!
24/03/2010
Cinco estrelasAula muito criativa e interessante para os pequenos.