Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONSTRUINDO A RÉGUA NUMÉRICA NA BASE 3

 

19/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir régua numérica com valor relativo;
  • Brincar com os números relativos.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sequência numérica
Estratégias e recursos da aula

Atividade – Construção do jogo baseado na lógica da linha numérica.

 As crianças trabalham com os números agrupados em uma base 10, isso vai ajudando a entender  e incluir quantidades menores no 10, com traços para conhecer e dominar o grupo dez.

1º Momento: Construção da sequência por meio da régua numérica

Para utilizar os números e ter domínio sobre eles é importante que as crianças conheçam a sequência numérica de 1 a 10. O professor pode ensinar as crianças a utilizar a régua convencional para observar quantos marcadores tem uma régua de 10cm.

Inicialmente o professor propõe às crianças a confecção de uma linha com uma régua, com  10 cm coloridos, que serve para marcar a linha do jogo e mede a régua colorida com a régua tradicional.

undefined

Criança realizando medições

undefined

Conferindo a medida da régua.

2º Momento – Discussão da regra do jogo

As crianças devem fazer linhas para pular no chão que será demarcada previamente pelas crianças com um giz, usando a régua convencional como instrumento de marcação, em seguida as crianças numeram a sequência. A sequência deve ter um comprimento adequado para as crianças realizarem o jogo: pular na sequência.  Assim discute com as crianças quantos traços tem em 10cm e  que o cuprimento de 1cm não serve para executar a brincadei ra. A sequência deve ser a régua de 10cm. As crianças terão a sua disposição régua coloridas medindo 10 cm, que podem ser utilizada para marcar a escala, e funcionar como marcadores da medida que as crianças farão na linha desenhada.

Primeiro as crianças fazem o alinhamento no chão, cada criança irá utilizar a régua colorida de 10 cm, para demarcar o local de cada número com um traço; as crianças marcam um traço para cada régua, depois agrupa de 3 em três réguas, a cada três réguas (30cm), as crianças marcam 3 réguas com um círculo e sucessivamente.

Construção da régua numérica e as crianças leem 3 réguas, 6 réguas, 9 réguas, 12 réguas e 15 réguas.

undefined

3º Momento: Realizando o jogo

Após construírem a régua numérica,  as crianças são orientadas para construir a regra do jogo baseada na sequência da escala aditivas, ou seja, formar uma seriação representando o valor das réguas.

Nesse jogo, cada criança  pula na sequência, respeitando a ordem de cada três réguas, como podemos ver nas fotos abaixo:

4º Momento: Retomada do jogo

Nesse momento o professor senta na roda com as crianças e juntos analisam como elas procederam no jogo, questionando:

  • Todos conseguiram executar o jogo?
  • Quantas réguas eram puladas?

5º Momento: Registro da brincadeira

Após a discussão com o grupo o professor orienta o registro da brincadeira, na qual as crianças irão reconstruir a mão livre a régua numérica em uma folha de papel oficio.

undefined

6º Momento: Discutindo os registros

Ao terminar o registro, cada a criança retorna à roda para verificar coletivamente quais são os trabalhos que necessitam ser reorganizados. Esse momento é importante para ser trabalhadas as interações entre as crianças. O professor, nesse momento,   forma duplas, aqueles que  conseguirem terminar primeiro ajuda e auxiliar as outras que ainda então registrando a régua numerica. É importante que o professor retome a atividade para que todas as crianças obtenham sucesso.

undefined

Recursos Complementares
  • Réguas de acrílico;
  • Réguas coloridas;
  • Giz;
  • Papel ofício;
  • Lápis.
Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  •  Construir a régua numérica, utilizando-se das medidas das réguas coloridas;
  • Construir séries da escala adicionando uma quantidade constante (um número fixo);
  • Registraram a brincadeira dando ênfase a construção da régua numérica a partir da utilização das réguas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.