19/12/2009
Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Atividade – Construção do jogo baseado na lógica da linha numérica.
As crianças trabalham com os números agrupados em uma base 10, isso vai ajudando a entender e incluir quantidades menores no 10, com traços para conhecer e dominar o grupo dez.
1º Momento: Construção da sequência por meio da régua numérica
Para utilizar os números e ter domínio sobre eles é importante que as crianças conheçam a sequência numérica de 1 a 10. O professor pode ensinar as crianças a utilizar a régua convencional para observar quantos marcadores tem uma régua de 10cm.
Inicialmente o professor propõe às crianças a confecção de uma linha com uma régua, com 10 cm coloridos, que serve para marcar a linha do jogo e mede a régua colorida com a régua tradicional.
Criança realizando medições
Conferindo a medida da régua.
2º Momento – Discussão da regra do jogo
As crianças devem fazer linhas para pular no chão que será demarcada previamente pelas crianças com um giz, usando a régua convencional como instrumento de marcação, em seguida as crianças numeram a sequência. A sequência deve ter um comprimento adequado para as crianças realizarem o jogo: pular na sequência. Assim discute com as crianças quantos traços tem em 10cm e que o cuprimento de 1cm não serve para executar a brincadei ra. A sequência deve ser a régua de 10cm. As crianças terão a sua disposição régua coloridas medindo 10 cm, que podem ser utilizada para marcar a escala, e funcionar como marcadores da medida que as crianças farão na linha desenhada.
Primeiro as crianças fazem o alinhamento no chão, cada criança irá utilizar a régua colorida de 10 cm, para demarcar o local de cada número com um traço; as crianças marcam um traço para cada régua, depois agrupa de 3 em três réguas, a cada três réguas (30cm), as crianças marcam 3 réguas com um círculo e sucessivamente.
Construção da régua numérica e as crianças leem 3 réguas, 6 réguas, 9 réguas, 12 réguas e 15 réguas.
3º Momento: Realizando o jogo
Após construírem a régua numérica, as crianças são orientadas para construir a regra do jogo baseada na sequência da escala aditivas, ou seja, formar uma seriação representando o valor das réguas.
Nesse jogo, cada criança pula na sequência, respeitando a ordem de cada três réguas, como podemos ver nas fotos abaixo:
4º Momento: Retomada do jogo
Nesse momento o professor senta na roda com as crianças e juntos analisam como elas procederam no jogo, questionando:
5º Momento: Registro da brincadeira
Após a discussão com o grupo o professor orienta o registro da brincadeira, na qual as crianças irão reconstruir a mão livre a régua numérica em uma folha de papel oficio.
6º Momento: Discutindo os registros
Ao terminar o registro, cada a criança retorna à roda para verificar coletivamente quais são os trabalhos que necessitam ser reorganizados. Esse momento é importante para ser trabalhadas as interações entre as crianças. O professor, nesse momento, forma duplas, aqueles que conseguirem terminar primeiro ajuda e auxiliar as outras que ainda então registrando a régua numerica. É importante que o professor retome a atividade para que todas as crianças obtenham sucesso.
Avaliar se as crianças conseguiram:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/08/2014
Quatro estrelasmuito bom, me ajudou a passar o contúdo.