18/12/2009
Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porfírio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
ATIVIDADE: Agrupar os ajudantes por dia da semana.
1º Momento:
O professor traz para a roda um calendário e conta com as crianças os dias da semana que elas frequentam a escola. Em seguida, lança a seguinte situação-problema:
À medida que as crianças vão respondendo o professor em grupos registra as ideias no quadro.
O professor então escreve em cinco folhas os nomes dos dias da semana que elas têm aula e coloca no centro da roda. Em seguida, distribui os cartões de chamada na roda e pede que as crianças realizem a contagem dos mesmos.
Após a contagem, uma criança fica responsável de fazer essa divisão com ajuda das outras. É importante que o grupo discuta as estratégias da divisão dos cartões de frequência, de modo que, cada dia da semana esteja com a mesma quantidade de ajudantes ou que essa quantidade seja aproximada para que todos os dias as tarefas sejam divididas de forma que todos contribuam com a organização da rotina da sala.
Folhas com os dias da semana
Realizando agrupamentos conforme as estratégias combinadas.
Forma como o grupo pensou o agrupamento das crianças
2º momento:
O professor pede as crianças que façam cinco círculos e com os bonecos representando as crianças, experimentam dividi-los nos círculos. As crianças nesse momento às vezes utilizam estratégias de colocar de três em três e quando sobram bonecos, utilizam a relação um a um. São várias estratégias utilizadas, é um processo de experimentação, de análise e redistribuição.
Outros objetos podem ser utilizados como elementos de representação da quantidade de crianças, assim, as crianças dividem a quantidade por agrupamentos e formando pequenos grupos.
2º Momento: Registro dos agrupamentos
A atividade desenvolvida com objetos, no passo seguinte passa a ser desenvolvida por meio da representação gráfica. Cada criança discute com seu par e registra a atividade, usando o desenho. Nesse momento o professor reelabora o problema.
Avaliar as estratégias criadas pelas crianças para:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!