Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AGRUPAMENTOS E REAGRUPAMENTOS

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria José Campos Ferreira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Luciana Lacerda de Castro, Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o raciocínio lógico matemático, decompondo o todo em partes;
  • Criar estratégias de agrupamento ou relação um a um para dividir o todo em pequenos grupos. 
Duração das atividades
2 aulas divididas em diferentes momentos de 30 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estabelecer relações entre quantidades.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE:  Agrupar os  ajudantes por dia da semana.

1º Momento:

O professor traz para a roda um calendário e conta com as crianças os dias da semana que elas frequentam a escola. Em seguida, lança a seguinte situação-problema:

  • Como podemos dividir  as 21 crianças da sala em grupos, de modo que todas elas exerçam o papel de ajudante durante os 5 dias da semana?

À medida que as crianças vão respondendo o professor em grupos registra as ideias no quadro.

O professor então escreve em cinco folhas os nomes dos dias da semana que elas têm aula e coloca no centro da roda. Em seguida, distribui os cartões de chamada na roda e pede que as crianças realizem a contagem dos mesmos.

Após a contagem, uma criança fica responsável de fazer essa divisão com ajuda das outras. É importante que o grupo discuta as estratégias da divisão dos cartões de frequência, de modo que, cada dia da semana esteja com a mesma quantidade de ajudantes ou que essa quantidade seja aproximada para que todos os dias as tarefas sejam divididas de forma que todos contribuam com a organização da rotina da sala.

undefined

Folhas com os dias da semana

undefined

Realizando agrupamentos conforme as estratégias combinadas.

undefined

Forma como o grupo pensou o agrupamento das crianças

2º momento:

O professor pede as crianças que façam cinco círculos e com os bonecos representando as crianças, experimentam dividi-los nos  círculos.  As crianças nesse momento às vezes utilizam estratégias de colocar de três em três e quando sobram bonecos, utilizam a relação um a um. São várias estratégias utilizadas, é um processo de experimentação, de análise e redistribuição. 

  

Outros objetos podem ser utilizados como elementos de representação da quantidade de crianças, assim, as crianças dividem a quantidade por agrupamentos e formando pequenos grupos.  

2º Momento: Registro dos agrupamentos

A atividade desenvolvida com objetos, no passo seguinte passa a ser desenvolvida por meio da representação gráfica. Cada criança discute com seu par e registra a atividade, usando o desenho. Nesse momento o professor reelabora o problema. 

  • Nossa sala de aula é composta por 21 crianças. Como vocês agruparam as crianças, de modo que ao final da semana elas tenham exercido o papel de ajudante  sem nenhuma repetição.
Avaliação

Avaliar as estratégias criadas pelas crianças para:

  •  Resolveram a situação-problema;
  • Agrupar e reagrupar os objetos que representavam os alunos da turma;
  • Representar por meio do desenho os agrupamentos realizados com os objetos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.