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Os brinquedos reais e virtuais

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar alguns reflexos dos avanços tecnológicos nas formas de brincar.
Duração das atividades
2 AULAS (100 MINUTOS)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula


Reunir os alunos e levantar algumas questões:

  • Vocês costumam utilizar brinquedos para se divertir? Quais?
  • Alguém já jogou algum jogo eletrônico que pode ser jogado com brinquedos reais?

Propor aos alunos que construam um brinquedo antigo: o jogo de botão.

Construindo o jogo de botão:

Os jogadores: estes podem ser feitos utilizando latinhas de refrigerante . Corte-a ao meio e retire somente a base inferior da mesma, recortando-a de forma com que fique redonda. Lixe as bordas para que não fiquem rebarbas. Pode-se enfeitar a parte superior do botão para que diferencie os times.

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(serão necessários 11 jogadores – 10 para jogar e um para servir de “palheta” instrumento que servirá para impulsionar os jogadores dentro de campo)

Uma outra possibilidade é utilizar tampinhas de garrafa, botões grandes de camisa , tampas de relógio etc. Como bolinha sugerimos um pequeno botão de camisa ou um dado pequeno. Caso o professor e/ou os alunos e a escola possuam times de futebol de mesa também podem ser utilizados nesta atividade.

Confeccionar o “campo de jogo” com um pedaço retangular de madeira, de cerca de 1,5 metro por 1 metro, onde devem ser desenhadas as linhas de um campo de futebol, como mostra a figura abaixo:

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Caso o colégio possua algum espaço com mesas de refeitório ou chão com piso liso, também poderão ser utilizados.

Utilizar caixinhas de fósforos (com grãos de feijão ou algumas moedas em seu interior, para dar peso ao objeto) para servirem como goleiros e, como as balizas, caixas pequenas (sugerimos caixinhas onde são guardados o giz) com a parte da frente retirada.

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 Jogando o “jogo de botão”:

Os alunos munidos com seus “jogadores” deverão organizá-los dentro do seu campo de defesa. Após a escolha de quem terá a posse da bola, o jogo se inicia impulsionando com a paleta um “jogador” visando acertar a bolinha. Caso acerte, poderá continuar a jogada, com o mesmo jogador ou com outro, até encontrar uma boa posição para efetuar o chute ao gol. Ao encontrar, deverá avisar ao seu adversário com a frase “para o gol”; o defensor poderá colocar o seu goleiro no local mais conveniente para evitar o gol, somente dentro da sua área. A chance de jogar do outro time acontece quando: não se consegue acerta a bolinha com o "jogador", quando a bolinha encostar no “jogador” da equipe oposta, quando a bolinha sai dos limites do campo pela lateral ou pela linha de fundo, quando o "jogador não acertar a bolinha e quando acontecer uma falta. Casos que podem ser considerados como falta: quando um jogador não acertar a bolinha e acertar um "jogador do time oposto ou der mais um toque consecutivo sem acertar a bolinha. O jogo será disputado em dois tempos de 15 minutos.

Levar os alunos a um laboratório de informática e acessar o jogo "cobrança de faltas" contido em

http://aulajogoseletronicos.blogspot.com/2009/12/cobranca-de-faltas.htm l

  deixando que eles vivenciem livremente o mesmo.

Ao término das duas vivências questionar aos alunos:

  • Onde foi mais divertido brincar? Porque?
  • Qual dos dois foi mais fácil praticar o jogo?
  • Ambos retratam a mesma realidade (no caso o futebol). Qual dos dois foi mais próximo do real?

Finalizar a aula destacando que o jogo de botão foi criado em um período histórico completamente diferente do atual, e que naquela época fazia tanto sucesso quanto hoje fazem os jogos de vídeo game que simulam o futebol.

Avaliação
Pedir que os alunos façam uma pesquisa dos brinquedos de antigamente e suas versões modernas, que poderão ser divulgadas de diferentes formas, como livretos, cartazes, blogs, etc.
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