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Música – Novos sons com instrumentos de percussão – aula 1

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luciano Cintra Silveira
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explorar novas possibilidades sonoras com instrumentos musicais convencionais.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O hábito da prática instrumental em sala de aula.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas é destinada ao 1º ano do Ensino Fundamental, mas pode ser estendida às demais séries desde que as especificidades de cada faixa etária sejam respeitadas. Pensamos que o debate sobre novas possibilidades do fazer musical, que não as formas tradicionais e conservatoriais, vai ao encontro da necessidade de diálogo, de ambas as partes, com um mundo tão plural culturalmente.


Atividade 1

Divida a turma em grupos e distribua instrumentos musicais convencionais que já façam parte da prática musical escolar dos alunos. Sugerimos instrumentos de percussão como coco, caxixi, agogô, clava, pandeiro, reco-reco etc. Peça aos alunos que toquem entre si e que criem uma música (sem maiores especificações) que deverá ser apresentada aos demais.

Cada grupo estará em um canto da sala, que deve ser ampla, de modo que o som de um grupo não atrapalhe o som de outro. Se necessário, leve os alunos para um espaço externo mais amplo.


Atividade 2

Os grupos deverão apresentar suas pequenas “músicas” para o restante da sala. Como não foi dado nenhum direcionamento às composições, o que interessa, nesse momento, é a observação da maneira de tocar os instrumentos. Provavelmente você irá observar uma mesma concepção em relação a determinados instrumentos, se considerarmos uma turma que já vivencie a prática instrumental, de forma mais tradicional, em suas aulas de música. Tomemos como exemplo a maneira de tocar um coco – uma das metades em cada mão, com as partes convexas se encostando e gerando o som - ou um agogô – uma das mãos segura o instrumento, a outra percutirá uma baqueta em cada campana pela parte de fora, alternadamente.

Modo de tocar o agogô
http://www.youtube.com/watch?v=SvvopzKic-Q&feature=related

Atividade 3

Promova um rápido debate entre os alunos, levantando a questão sobre a forma de tocar os instrumentos. Pergunte a cada grupo de que maneira os instrumentos foram tocados (“Como se toca o pandeiro?), e peça para que demonstrem. Após a demonstração, faça a seguinte pergunta a todos os grupos: “Essa é a única maneira pela qual vocês conseguem fazer som com esses instrumentos?”

É provável que muitos comecem a experimentar e queiram mostrar suas novas ideias. É nesse momento que você introduzirá a atividade 4.


Atividade 4

Mantenha os grupos da atividade 1 e sugira que experimentem novas formas de tocar os mesmos instrumentos e, consequentemente, obter novos sons. Os grupos deverão revezar entre os instrumentos de modo que todos sejam experimentados. Sugerimos algumas novas maneiras de tocar, caso você precise auxiliar algum grupo:

Coco
1) Cada mão segura uma das metades; dessa vez as partes côncavas deverão se encostar, formando uma esfera.
2) Cada mão segura uma das metades; as partes côncavas deverão encostar o chão;
3) Cada mão segura uma das metades; em uma das mãos a parte convexa encosta o chão, na outra, a parte côncava.

Agogô
1) Uma das mãos segura o instrumento e a outra o percute com a baqueta, dessa vez pela parte de dentro de cada campana.

Pandeiros

1) Em vez da mão percutir a pele do instrumento, o pandeiro será usado como um chocalho;
2) Os dedos deverão percutir as platinelas com petelecos.

Clavas

1) Serão usadas como baquetas, percutindo o chão.


Ao final da atividade, os alunos deverão apresentar suas experimentações para o restante da turma.

Recursos da aula

Instrumentos de percussão, tais como: coco, caxixi, agogô, clava, pandeiro, reco-reco, entre outros.

Avaliação

O(a) professor(a) deverá observar se os alunos participaram ativamente do debate e das práticas instrumentais propostas, cooperando para um bom rendimento dos grupos em que estavam inseridos.

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