20/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Meio Ambiente |
Identificar o excesso de embalagens como fonte de lixo.
Refletir sobre propostas que transformem embalagens em utensílios que possam ser reutilizados.
Refletir sobre hábitos de consumo.
Não há necessidade
Inicie a aula provocando questionamentos nos alunos ao mostrar o vídeo abaixo.
Canal Discovery Kids, Água viva dançando com sacola plástica, disponível em: http://www.discoverybrasil.com/descubraoverde/animais_salvam_planeta/_home/index02.shtml (acessado dia 12/12/2009).
Roteiro de Discussão:
Por que usamos sacolas plásticas? De onde vem o plástico destas embalagens?
Quando vocês vão ao mercado, que tipo de embalagens utilizam?
Diante das questões levantadas com a turma, vamos estabelecer uma meta para nosso estudo, ou seja, quais os temas que vamos discutir nas próximas aulas. Sugerimos as seguintes questões:
Solicite aos estudantes que anotem em seu caderno as discussões e sua opinião.
Divida a turma em equipes, que deverão pesquisar e apresentar reportagens que tratem:
Cada equipe deverá apresentar sua reportagem para a turma.
Sugestões de sites para pesquisa:
1 Planeta Sustentável, Sacolas plásticas, disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_255967.shtml (Acessado dia 14/12/2009).
2 Plastivida, Recicle suas idéias, disponível em: http://www.sacolinhasplasticas.com.br/ (Acessado dia 14/12/2009).
3 Ciência à mão, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=qne&cod=_quimicaesociedadebiodegr (Acessado dia 14/12/2009).
4 Recicloteca, os 3Rs, disponível em: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=6&Editoria=2&SubEditoria=3&Ver=1 (Acessado dia 14/12/2009).
5 Os 3 Rs e o lixo, disponível em: http://www.gpca.com.br/gil/art114.htm (Acessado dia 14/12/2009).
As mesmas equipes deverão agora propor uma embalagem que seja biodegradável e possível de ser reutilizada, por exemplo que seja multifuncional, ou que vire um brinquedo.
A apresentação para a turma deverá ocorrer como se a platéia fosse possíveis compradores, e a equipe deverá convencer que sua embalagem é inovadora, biodegradável, reutilizável, útil e ne cessária.
Aproveitando a criação da embalagem biodegradável e que possa ser reutilizada pelas pessoas, peça que cada equipe crie um slogan para a embalagem que também incentive o consumo consciente.
Peça que pesquisem propagandas e verifiquem nelas o apelo para o consumo. Eles devem escolher uma propaganda e esmiuçá-la. Onde está o apelo para o consumo? É necessário a aquisição deste produto?
A partir destas reflexões, eles poderão aprofundar a campanha de seu produto, enfatizando a aquisição consciente e o respeito ao meio ambiente.
Estas idéias e reflexões deverão ser apresentadas à turma na forma de seminário.
Apresente para os alunos o vídeo "No uso de bolsas plásticas".
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14111 (acessado dia 11/12/2009).
Objetivo: Mostrar a los estudiantes la importancia de evitar el uso de bolsas de plástico para preservar el medio ambiente
Desc rição: Este v ídeo muestra imágenes sobre el uso de bolsas de plástico, con una canción sobre el tema
Autor: Equipo Odiseo
Roteiro de discussão do vídeo:
1 Quantas sacolas plásticas que utilizamos diarimente?
2 Vocês reutilizam estas sacolas? De que maneira?
3 Qual o impacto destas sacolas no meio ambiente? Existe uma maneira de minimizar este impacto? Quais?
Os alunos devem elaborar um texto sintético, que reflita o que aprenderam nesta aula e de que forma suas produções podem ajudar o meio ambiente.
Em um momento de reunião da escola com a comunidade, os alunos poderão passar os vídeos assistidos durante as aulas, e também:
Outra sugestão é buscar, entre as ONGs de serviço voluntário ao meio ambiente, a possibilidade de confecção de ecobags com retalhos das empresas da região e proceder a distribuição destas para a comunidade escolar e entorno escolar.
Nome | Tipo |
---|---|
No uso bolsas plásticas | Vídeo |
Sugira sites com modelos de ecobags.
A avaliação se dará pela:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!