Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Eco embalagens - vamos diminuir o lixo?

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

ANDREA DA SILVA CASTAGINI

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o excesso de embalagens como fonte de lixo.

Refletir sobre propostas que transformem embalagens em utensílios que possam ser reutilizados.

Refletir sobre hábitos de consumo.

Duração das atividades
2 a 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade

Estratégias e recursos da aula

1° AULA

Inicie a aula provocando questionamentos nos alunos ao mostrar o vídeo abaixo.

Canal Discovery Kids, Água viva dançando com sacola plástica, disponível em: http://www.discoverybrasil.com/descubraoverde/animais_salvam_planeta/_home/index02.shtml (acessado dia 12/12/2009).

Roteiro de Discussão:

  • Qual o tema que o vídeo aborda?
  • Quem é o personagem principal?
  • Que mensagem o vídeo transmite?
  • Qual a moral da história?

Por que usamos sacolas plásticas? De onde vem o plástico destas embalagens?

Quando vocês vão ao mercado, que tipo de embalagens utilizam?

Diante das questões levantadas com a turma, vamos estabelecer uma meta para nosso estudo, ou seja, quais os temas que vamos discutir nas próximas aulas. Sugerimos as seguintes questões:

  • Por que existe tanto excesso de embalagens no mercado? Quais as principais fontes de lixo?
  • Quais as propostas ecológicas para transformar embalagens em utensílios que possam ser reutilizados? Você possui uma?
  • O que é melhor: utilizar descartáveis, reciclar ou reutilizar? (hábitos de consumo)

Solicite aos estudantes que anotem em seu caderno as discussões e sua opinião.

INSTRUMENTALIZAÇÃO

2° AULA

Divida a turma em equipes, que deverão pesquisar e apresentar reportagens que tratem:

  • do descarte de embalagens,
  • da troca de sacolas plásticas por outras biodegradáveis,
  • poluição e lixões.,
  • descartáveis, reciclar e reutilizar.

Cada equipe deverá apresentar sua reportagem para a turma.

Sugestões de sites para pesquisa:

1 Planeta Sustentável, Sacolas plásticas, disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_255967.shtml (Acessado dia 14/12/2009).

2 Plastivida, Recicle suas idéias, disponível em: http://www.sacolinhasplasticas.com.br/ (Acessado dia 14/12/2009).

3 Ciência à mão, disponível em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=qne&cod=_quimicaesociedadebiodegr (Acessado dia 14/12/2009).

4 Recicloteca, os 3Rs, disponível em: http://www.recicloteca.org.br/Default.asp?ID=6&Editoria=2&SubEditoria=3&Ver=1 (Acessado dia 14/12/2009).

5 Os 3 Rs e o lixo, disponível em: http://www.gpca.com.br/gil/art114.htm (Acessado dia 14/12/2009).

As mesmas equipes deverão agora propor uma embalagem que seja biodegradável e possível de ser reutilizada, por exemplo que seja multifuncional, ou que vire um brinquedo.

  • Cada equipe deverá pesquisar e confeccionar esta embalagem protótipo para apresentar na sala de aula.
  • Incentive o uso de materiais recicláveis nesta atividade, e peça que eles não percam o foco na questão da reutilização e diminuição do descarte de embalagens em lixões.

A apresentação para a turma deverá ocorrer como se a platéia fosse possíveis compradores, e a equipe deverá convencer que sua embalagem é inovadora, biodegradável, reutilizável, útil e ne cessária.

Aproveitando a criação da embalagem biodegradável e que possa ser reutilizada pelas pessoas, peça que cada equipe crie um slogan para a embalagem que também incentive o consumo consciente.

Peça que pesquisem propagandas e verifiquem nelas o apelo para o consumo. Eles devem escolher uma propaganda e esmiuçá-la. Onde está o apelo para o consumo? É necessário a aquisição deste produto?

A partir destas reflexões, eles poderão aprofundar a campanha de seu produto, enfatizando a aquisição consciente e o respeito ao meio ambiente.

Estas idéias e reflexões deverão ser apresentadas à turma na forma de seminário.

Apresente para os alunos o vídeo "No uso de bolsas plásticas".

No uso bolsas plásticas

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14111 (acessado dia 11/12/2009).

Em espanhol:

Objetivo: Mostrar a los estudiantes la importancia de evitar el uso de bolsas de plástico para preservar el medio ambiente

Desc rição: Este v ídeo muestra imágenes sobre el uso de bolsas de plástico, con una canción sobre el tema

Autor: Equipo Odiseo

Roteiro de discussão do vídeo:

1 Quantas sacolas plásticas que utilizamos diarimente?

2 Vocês reutilizam estas sacolas? De que maneira?

3 Qual o impacto destas sacolas no meio ambiente? Existe uma maneira de minimizar este impacto? Quais?

  • De que forma as produções dos alunos se encaixam com o discurso do vídeo?
  • Qual a importância desse trabalho na atualidade?
  • Que contribuições estas embalagens trazem para o meio ambiente?
  • Qual a opinião dos estudantes sobre o consumismo?

Os alunos devem elaborar um texto sintético, que reflita o que aprenderam nesta aula e de que forma suas produções podem ajudar o meio ambiente.

Em um momento de reunião da escola com a comunidade, os alunos poderão passar os vídeos assistidos durante as aulas, e também:

  • sugerir o uso bolsas plásticas biodegradáveis para os pais e comunidade,
  • apresentar a eles outras possibilidades como ecobags, e as embalagens por eles criadas.
  • Neste momento as propagandas de suas embalagens poderão ser apresentadas.

Outra sugestão é buscar, entre as ONGs de serviço voluntário ao meio ambiente, a possibilidade de confecção de ecobags com retalhos das empresas da região e proceder a distribuição destas para a comunidade escolar e entorno escolar.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
No uso bolsas plásticas Vídeo
Recursos Complementares

Sugira sites com modelos de ecobags.

Avaliação

A avaliação se dará pela:

  • participação nas atividades propostas
  • na qualidade das pesquisas realizadas e sua apresentação
  • pela produção das embalagens e apresentação destas à classe e à comunidade escolar
  • pela produção textual
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.