16/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Correlações entre meio ambiente e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Sensações |
Não há necessidade de conhecimento prévios
Leia com os seus alunos O samba de Beto Sem Braço e Aluísio Machado que fala de instrumentos musicais muito importantes para uma escola de samba.
Enfeitei meu coração
de confete e serpentina
Minha mente se fez menina
num mundo de recordação
Abracei a coroa imperial
Fiz meu carnaval
Extravasando toda a minha emoção
Ó Praça Onze
Tu és imortal
Teus braços embalam o samba
A tua apoteose é triunfal
De uma barrica
se faz uma cuíca
De outra barrica
Um surdo de marcação
Com reco-reco
pandeiro e tamborim BIS
e lindas baianas
o samba ficou assim...
pedir que eles anotem quais os instrumentos musicais que estão no texto.
perguntar: Destes instrumentos, quais os que você conhece?
Pedir que tragam de casa bolas de aniversário, pedacinho de plástico fino, caixa de fósforo, colher, garrafas e outros materiais.
Deverão trazer também: régua de plástico, caixa de sapatos sem tampa, elástico tambor.
Com o auxilio do professor de Educação Física e usando a quadra do colégio.
Discutir os vários sons que podemos fazer com os materiais trazidos de casa. (bolas de aniversário, pedacinho de plástico fino e caixa de fósforo etc.)
Com esses materiais vocês vão procurar descobrir diferentes sons que eles possam produzir e depois tentem tocar uma música.
Depois de experimentarem livremente os vários sons conseguidos com os materiais citados a cima, divida a turma em grupos e cada grupo vai trabalhar com um tipo de material e depois vão trocar entre si.
Como por exemplo:
Vamos trabalhar com a produção de sons. (usando a régua, a caixa de sapatos, o elástico e o tambor.)
Grupo 1: Vai trabalhar com a régua.
Peça que os alunos deste grupo pegue a régua e coloque-a sobre uma mesa deixando cerca de 10 cm para fora.
Apoie uma das mãos sobre a régua e segure firme.
Com a ponta de um dedo da outra mão, faça a régua tremer.
Peça que eles observem com atenção o movimento que a régua faz.
Grupo 2: Vai trabalhar com uma caixa de sapato sem tampa e um elástico.
Coloque o elástico em volta da caixa, conforme mostra o desenho abaixo.
Com a ponta dos dedos, puxe o elástico e solte.
Pergunte:
Que movimentos a régua executou?
A régua produziu algum som enquanto se movimentou?
O movimento que o elástico fez foi parecido com o da régua?
O elástico produziu algum som ao se movimentar?
Pedir que eles descubram como poderão produzir diferentes sons usando o mesmo material.
Discutir com a turma que o movimento de vai e vem feito pela régua e pelo elástico é chamado de vibração. Muitas vezes nós não conseguimos ver esse movimento. Apenas podemos senti-lo.
Você pode observar isso usando um tambor. Enquanto um colega toca o tambor, os outros vão sentir com a ponta dos dedos a vibração.
Pergunte:
Será que alguma parte do seu corpo vibra quando você fala?Coloque a ponta dos dedos sobre a garganta e fale. O que você sentiu? Procure descobrir o que vibra na sua garganta para produzir sons.
Deixar que eles utilizem os diversos materiais e experiemetem livremente as possibilidades de tirar som dos materiais, eles deverão perceber que os sons sempre são produzidos por vibrações de materiais.
Nos instrumentos musicais isto também acontece.
Você também deve aproveitar para discutir sobre os prejuízos do som alto para a saúde.
Sites indicados para uma maior discussão com seus alunos.
http://www.youtube.com/watch?v=t_kb5h9xsTI
http://www.youtube.com/watch?v=I3H9XLcpx6k
Observação da participação de cada aluno no processo.
Participação nas discussões, nas pesquisas e nas conclusões dos trabalhos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!