19/12/2009
KEILA BARRETO DE ARAUJO E NAYDE SOLANGE GARCA FONSECA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:
• Conhecer a vida dos peixes: alimentação, organização, reprodução dos peixes.
Atividade 1: Assistir ao Filme Procurando Nemo
1º Momento: O professor deverá assistir o filme antes de exibi-lo às crianças, anotando os momentos de cada sessão, uma vez que o filme não deverá ser exibido por mais de 15 minutos por dia, isto também possibilitará que o professor conheça o enredo do filme, possibilitando maior questionamento às crianças. Durante o filme o professor deverá conversar com as crianças incentivando-as e chamando-lhes a atenção acerca do que devem observar, questionando:
• Onde os peixes vivem?
• O que os peixes comem?
• O que os peixes estão fazendo?
OBS.: Ao final de cada sessão, o professor deverá fazer uma avaliação sobre o que assistiram.
SUGESTÃO: O filme deve ser assistido em vários momentos, ou seja, no máximo 15 minutos cada um deles.
Recurso Didático: Imagem da capa do filme
Atividade 2 – Representando um aquário
1º Momento: Numa conversa na roda o professor deverá retomar com as crianças a visita ao aquário. Onde os peixes vivem? Como eles são? Os peixes são todos iguais? Da mesma cor? Do mesmo tamanho? Por que os peixes ficam no aquário? O que deve ter em um aquário? Nesse momento o professor deverá explicar as crianças que irão representar um aquário em um painel e questionar: O que vocês acham que deve ser colocado nesse painel?, anote todas as sugestões das crianças (corais, esponjas, peixes, pedras), que materiais deverão ser utilizados para a confecção (cartolina branca, tinta guache de várias cores, canudos, figuras diversas de peixes, papel de embrulho, papel crepom, papel celofane, esponjas, rolos e pincéis).
2º Momento: O professor juntamente com as crianças deverá providenciar os materiais sugeridos para confecção do painel. De posse do material, o professor deverá organizar a sala para iniciar o trabalho, combinando com as crianças como irão pintar as cartolinas (rolos/esponjas/pincel) e qual a cor da tinta que irão utilizar para representar o mar. Feitas as escolhas, iniciar a pintura, lembrando que as crianças deverão respeitar o espaço e a produção do colega.
3º Momento: O professor deverá solicitar que as crianças desenhem diferentes peixes, ou trazer figuras dos diversos peixes e solicitar que cada criança escolha a sua. Em seguida deverá organizar as mesas com várias cores de tintas para que as crianças pintem seus peixes.
4º Momento: O professor deverá entregar as crianças: - papel crepom de cores variadas, os quais elas deverão enrolar para colocar no painel representado os corais; papel de embrulho, os quais deverão ser amassados para representarem as pedras. Depois o professor deverá entregar canudos coloridos e os peixes desenhados e pintados pelas crianças, para que montem o painel, solicitando que organizem esses materiais sobre o painel e finalmente os colem coletivamente. As fotos abaixo ilustram o momento.
Avaliar se as crianças:
o Compreenderam o filme destacando os diferentes tipos de peixes e como vivem: alimentação, habitat, reprodução, etc.
o Participaram da elaboração e montagem do aquário.
o Participaram das atividades com envolvimento.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/06/2012
Uma estrelaAcho que não é muito estimulante para as crianças assistirem o vídeo em tantos capítulos, pois o filme é longo. E assistindo a capítulos de 15 min, não seria possível passá-lo em uma semana. E como fica o final de semana da criança?
17/03/2012
Cinco estrelasMuito boa a aula para um JA. ou fazer com minha tuminha.