Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


What do you do for a living?

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a / an

occupations

suffixes

Duração das atividades
3 horas / aula de 50min cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Present Simple

Colors

Clothes

Estratégias e recursos da aula

O material complementar foi elaborado pelas autoras e está disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/what-do-you-do-for-a-living (acesso 13/12/2009)

Ele deve ser fotocopiado para os alunos ou duplas de alunos. 

1. Vá ao quadro e desenhe uma tabela como a do exemplo abaixo e pergunte aos alunos qual deve ser a última palavra da segunda coluna (teacher). 

JOBS
NAME (Escreva aqui nomes de alguns funcionários da sua escola) JOBS
Ana Maria PRINCIPAL
ROGÉRIO JANITOR
BETH COOK
SEU NOME

2. Circule a palavra “job” e escreva os sinônimos “profession” e “occupation”, apresentando assim o assunto da aula.

3. Atividade 1: Distribua a primeira página do handout e leia o enunciado da atividade com os alunos. Antes que eles iniciem a atividade, leia todo o vocabulário, pedindo aos alunos que repitam, praticando a pronúncia. Oriente-os a fazer primeiramente aqueles que já sabem. Antes de corrigir com toda a turma peça que comparem suas respostas com o colega ao lado. Confira as respostas dos alunos.

Respostas: a) physician, b) painter, c) dentist, d) policeman, e) nurse, f) veterinarian, g) lawyer, h) accountant, i) driver, j) chef, k)  fireman, l) mechanic, m) teacher, n) journalist, o) maid, p) builder, q) engineer, r)  secretary, 

s) singer, t) actor, u) cashier, v) shop assistant, w) scientist, x) student

4. Atividade 2  : Distribua a segunda página do handout. Explique para os alunos que, como as palavras em português, as palavras em inglês também podem ser formadas pelo acréscimo de sufixos e/ou prefixos a uma outra palavra existente na língua. Leia os exemplos da tabela, chamando a atenção para as formações: drive + er = driver;    fire + man = fireman; etc. Peça, então, que formem os nomes das profissões acrescentando os sufixos e conferindo as palavras em um dicionário. Confira as respostas dos alunos. 

-er 

-or

-man

-woman

driver

singer

baker

farmer

photographer

writer

manager

actor

sailor

editor

conductor

director

navigator

fireman

policewoman

cameraman

repairman

gasman

milkman

postman

 -ian

-ant

-ist

physician

veterinarian

electrician

magician

musician

politician

comedian

accountant

shop a ssistant

servant

consultant

dentist

scientist

economist

therapist

columnist

cartoonist

novelist

psychiatrist

artist

5. Atividade 3 a : Distribua a terceira página do handout.  Peça a dois pares de alunos que leiam os diálogos dos balões. Em seguida, leia o quadro e chame a atenção para o uso do artigo na construção, bem diferente da construção em português. Lembre-os de que antes de vocábulos iniciados com som de vogal, usamos an e não a.

6. Atividade 3 b:  Imprima ou escreva as profissões apresentadas na atividade 1 em pedacinhos de papel que deverão ser dobrados e colocados em uma sacola não transparente. Diga aos alunos que eles vão brincar de mímica. Divida a turma em dois grupos. Escolha um aluno do grupo A e peça que sorteie uma “profession” da sacola. Ele (a) deverá fazer mímicas em frente a seu grupo até que eles digam a palavra correta em um minuto para marcar um ponto. Se eles não adivinharem a palavra corretamente, o ponto vai para o grupo B. Os grupos devem se revezar até que as palavras  da sacola se esgotem. O grupo com mais pontos vence a brincadeira.

2a aula

Esta aula deverá ser realizada em um laboratório de informática. As atividades podem ser feitas em grupos ou individualmente.

1. Atividade 4: Peça aos alunos que acessem http://www.britishcouncil.org/kids-songs-jobs-popup.htm (acesso 13/12/2009) ouçam a canção e completem os espaços em branco nas sentenças da atividade escrita. Permita o uso de dicionários durante a realização da tarefa, mas diga aos alunos que eles não devem fazer a tradução de toda a letra da canção. Após o tempo necessário, confira as respostas.

2. Atividade 5: Peça aos alunos que acessem http://www.britishcouncil.org/kids-games-jobmixer.htm (acesso 13/12/2009)  Nesta atividade eles deverão ler a descrição do profissional e clicar nas setas até que o profissional esteja vestido corretamente. As respostas aparecem automaticamente.

3. Atividade 6: Peça aos alunos que acessemhttp://www.britishcouncil.org/kids-games-quiz-jobs.htm (acesso 13/12/2009)  Nesta atividade eles deverão ler a descrição do profissional e clicar na resposta correta. As respostas aparecem automaticamente. Caso eles errem, devem recomeçar o jogo. O jogo pode ser realizado por um aluno ou disputado por dois, basta que escolham esta opção no início do jogo. 

3a aula

Atividade 7 a: Nesta atividade os alunos deverão escrever dicas sobre o que cada profissional usa no seu dia a dia ou o que faz quando trabalha. Eles podem se inspirar no exemplo dado (letra a) ou no que aprenderam nas atividades realizadas na aula anterior.

Confira as possíveis respostas:

b) I help people when they want to buy (clothes/ something). / I work in a shop. / I stand all day.

c) I usually wear an apron. / I keep places clean. / I need a vacuum cleaner, a broom and a duster when I work.

Atividade 7 b: Os alunos deverão completar os quadros com outros profissionais que escolherem. Monitore os alunos, orientando os no trabalho de escrita. Em seguida, eles deverão ler as dicas que escreveram para alguns colegas para que eles adivinhem as profissões.

Avaliação

Através das atividades 3b e 7b você, professor, terá a oportunidade de não apenas avaliar o vocabulário e a produção escrita mas também de proporcionar aos alunos a prática contextualizada da matéria trabalhada nas aulas. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.