17/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Jeanne de Almeida Gomes, Luciana de Oliveira Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
a / an
occupations
suffixes
Present Simple
Colors
Clothes
O material complementar foi elaborado pelas autoras e está disponível em:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/what-do-you-do-for-a-living (acesso 13/12/2009)
Ele deve ser fotocopiado para os alunos ou duplas de alunos.
1. Vá ao quadro e desenhe uma tabela como a do exemplo abaixo e pergunte aos alunos qual deve ser a última palavra da segunda coluna (teacher).
NAME (Escreva aqui nomes de alguns funcionários da sua escola) | JOBS |
Ana Maria | PRINCIPAL |
ROGÉRIO | JANITOR |
BETH | COOK |
SEU NOME |
2. Circule a palavra “job” e escreva os sinônimos “profession” e “occupation”, apresentando assim o assunto da aula.
3. Atividade 1: Distribua a primeira página do handout e leia o enunciado da atividade com os alunos. Antes que eles iniciem a atividade, leia todo o vocabulário, pedindo aos alunos que repitam, praticando a pronúncia. Oriente-os a fazer primeiramente aqueles que já sabem. Antes de corrigir com toda a turma peça que comparem suas respostas com o colega ao lado. Confira as respostas dos alunos.
Respostas: a) physician, b) painter, c) dentist, d) policeman, e) nurse, f) veterinarian, g) lawyer, h) accountant, i) driver, j) chef, k) fireman, l) mechanic, m) teacher, n) journalist, o) maid, p) builder, q) engineer, r) secretary,
s) singer, t) actor, u) cashier, v) shop assistant, w) scientist, x) student
4. Atividade 2 : Distribua a segunda página do handout. Explique para os alunos que, como as palavras em português, as palavras em inglês também podem ser formadas pelo acréscimo de sufixos e/ou prefixos a uma outra palavra existente na língua. Leia os exemplos da tabela, chamando a atenção para as formações: drive + er = driver; fire + man = fireman; etc. Peça, então, que formem os nomes das profissões acrescentando os sufixos e conferindo as palavras em um dicionário. Confira as respostas dos alunos.
-er |
-or |
-man -woman |
driver singer baker farmer photographer writer manager |
actor sailor editor conductor director navigator |
fireman policewoman cameraman repairman gasman milkman postman |
-ian |
-ant |
-ist |
physician veterinarian electrician magician musician politician comedian |
accountant shop a ssistant servant consultant |
dentist scientist economist therapist columnist cartoonist novelist psychiatrist artist |
5. Atividade 3 a : Distribua a terceira página do handout. Peça a dois pares de alunos que leiam os diálogos dos balões. Em seguida, leia o quadro e chame a atenção para o uso do artigo na construção, bem diferente da construção em português. Lembre-os de que antes de vocábulos iniciados com som de vogal, usamos an e não a.
6. Atividade 3 b: Imprima ou escreva as profissões apresentadas na atividade 1 em pedacinhos de papel que deverão ser dobrados e colocados em uma sacola não transparente. Diga aos alunos que eles vão brincar de mímica. Divida a turma em dois grupos. Escolha um aluno do grupo A e peça que sorteie uma “profession” da sacola. Ele (a) deverá fazer mímicas em frente a seu grupo até que eles digam a palavra correta em um minuto para marcar um ponto. Se eles não adivinharem a palavra corretamente, o ponto vai para o grupo B. Os grupos devem se revezar até que as palavras da sacola se esgotem. O grupo com mais pontos vence a brincadeira.
2a aula
Esta aula deverá ser realizada em um laboratório de informática. As atividades podem ser feitas em grupos ou individualmente.
1. Atividade 4: Peça aos alunos que acessem http://www.britishcouncil.org/kids-songs-jobs-popup.htm (acesso 13/12/2009) ouçam a canção e completem os espaços em branco nas sentenças da atividade escrita. Permita o uso de dicionários durante a realização da tarefa, mas diga aos alunos que eles não devem fazer a tradução de toda a letra da canção. Após o tempo necessário, confira as respostas.
2. Atividade 5: Peça aos alunos que acessem http://www.britishcouncil.org/kids-games-jobmixer.htm (acesso 13/12/2009) Nesta atividade eles deverão ler a descrição do profissional e clicar nas setas até que o profissional esteja vestido corretamente. As respostas aparecem automaticamente.
3. Atividade 6: Peça aos alunos que acessemhttp://www.britishcouncil.org/kids-games-quiz-jobs.htm (acesso 13/12/2009) Nesta atividade eles deverão ler a descrição do profissional e clicar na resposta correta. As respostas aparecem automaticamente. Caso eles errem, devem recomeçar o jogo. O jogo pode ser realizado por um aluno ou disputado por dois, basta que escolham esta opção no início do jogo.
3a aula
Atividade 7 a: Nesta atividade os alunos deverão escrever dicas sobre o que cada profissional usa no seu dia a dia ou o que faz quando trabalha. Eles podem se inspirar no exemplo dado (letra a) ou no que aprenderam nas atividades realizadas na aula anterior.
Confira as possíveis respostas:
b) I help people when they want to buy (clothes/ something). / I work in a shop. / I stand all day.
c) I usually wear an apron. / I keep places clean. / I need a vacuum cleaner, a broom and a duster when I work.
Atividade 7 b: Os alunos deverão completar os quadros com outros profissionais que escolherem. Monitore os alunos, orientando os no trabalho de escrita. Em seguida, eles deverão ler as dicas que escreveram para alguns colegas para que eles adivinhem as profissões.
Através das atividades 3b e 7b você, professor, terá a oportunidade de não apenas avaliar o vocabulário e a produção escrita mas também de proporcionar aos alunos a prática contextualizada da matéria trabalhada nas aulas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!