15/12/2009
KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:
• Conhecer as características externas dos peixes, identificando e nomeando as suas partes.
Atividade 1 – Conhecendo as partes externas dos peixes
1º Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças sabem sobre os peixes, na medida em que as crianças vão falando, o professor deverá registrar e expor no painel da sala suas idéias iniciais. Depois deve trazer para roda um peixe num aquário pequeno e solicitar que as crianças o observem e expressem o que estão vendo, questionando: Ele tem cabeça? Tem bumbum? Tem barriga? O que é isso? (Se referindo as nadadeiras). Evidenciando todas as características físicas externas dos peixes. Quantos olhos ele tem? O peixe tem boca? Tem dentes? Ele tem bumbum? Todas as falas das crianças devem ser registradas para depois ser confrontadas (idéias iniciais e conhecimento construído). As fotos abaixo ilustram o momento.
2º Momento: Depois o professor deverá juntamente com crianças desenhar um peixe, evidenciando todas as partes (cabeça, nadadeiras peitoral e caudal, etc.). O professor enquanto desenha deve indagar para as crianças: Quantos olhos o peixe tem? Ele tem boca? O peixe tem quantas nadadeiras? Lembrando que a figura do peixe não está no tamanho real, é apenas uma representação do peixe.
SUGESTÃO: O professor que tem dificuldade em desenhar, poderá fazer um esboço do corpo do peixe com grafite bem claro, e depois durante a discussão na sala deve reforçar o desenho com caneta hidrocor.
Atividade 2 – Montando um quebra-cabeça
1º Momento: O professor deverá dividir o desenho do peixe em duas partes, para que as crianças montem o quebra-cabeça. Nesse momento o professor deve questionar as crianças sobre o nome das partes e identificar o local onde deve colar cada uma. Entregar a cada criança a sua folha de papel e as partes do peixe para a montagem do quebra-cabeça.
Recurso didático: Imagem da atividade.
SUGESTÃO: Colocar sobre mesa um potinho (tampinha de refrigerante) com cola para que cada dupla de crianças cole sua figura.
Avaliar se as crianças:
• Identificaram as características dos peixes, nomeando as suas partes externas;
• Participaram da atividade com envolvimento.
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