Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONHECENDO AS PARTES EXTERNAS DO PEIXE

 

15/12/2009

Autor y Coautor(es)
UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 3 anos de idade poderão aprender com esta aula:
• Conhecer as características externas dos peixes, identificando e nomeando as suas partes.

Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
                                       

Atividade 1 – Conhecendo as partes externas dos peixes


1º Momento: Inicialmente o professor deverá perguntar o que as crianças sabem sobre os peixes, na medida em que as crianças vão falando, o professor deverá registrar e expor no painel da sala suas idéias iniciais. Depois deve trazer para roda um peixe num aquário pequeno e solicitar que as crianças o observem e expressem o que estão vendo, questionando: Ele tem cabeça? Tem bumbum? Tem barriga? O que é isso? (Se referindo as nadadeiras). Evidenciando todas as características físicas externas dos peixes. Quantos olhos ele tem? O peixe tem boca? Tem dentes? Ele tem bumbum? Todas as falas das crianças devem ser registradas para depois ser confrontadas (idéias iniciais e conhecimento construído). As fotos abaixo ilustram o momento.


2º Momento: Depois o professor deverá juntamente com crianças desenhar um peixe, evidenciando todas as partes (cabeça, nadadeiras peitoral e caudal, etc.). O professor enquanto desenha deve indagar para as crianças: Quantos olhos o peixe tem? Ele tem boca? O peixe tem quantas nadadeiras? Lembrando que a figura do peixe não está no tamanho real, é apenas uma representação do peixe.


SUGESTÃO: O professor que tem dificuldade em desenhar, poderá fazer um esboço do corpo do peixe com grafite bem claro, e depois durante a discussão na sala deve reforçar o desenho com caneta hidrocor.


Atividade 2 – Montando um quebra-cabeça
1º Momento: O professor deverá dividir o desenho do peixe em duas partes, para que as crianças montem o quebra-cabeça. Nesse momento o professor deve questionar as crianças sobre o nome das partes e identificar o local onde deve colar cada uma. Entregar a cada criança a sua folha de papel e as partes do peixe para a montagem do quebra-cabeça.

Recurso didático: Imagem da atividade.


SUGESTÃO: Colocar sobre mesa um potinho (tampinha de refrigerante) com cola para que cada dupla de crianças cole sua figura.

Avaliação

Avaliar se as crianças:

• Identificaram as características dos peixes, nomeando as suas partes externas;
• Participaram da atividade com envolvimento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.