17/12/2009
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário referente ao tema AIDS, estratégias para busca de informações específicas em textos e a habilidade da escrita em Inglês.
É interessante que os alunos já estejam familiarizados com as estratégias de leitura em Língua Inglesa.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início as discussões do tema destas aulas – a Aids, os alunos assistirão o vídeo “2008 - (Sala de Espera) Aids na minha vida - História de todos nós” (Fig. 1), postado abaixo, que tem duração de seis minutos e vinte e um segundos (00h06'21").
RECURSO
Vídeo 2008 - (Sala de Espera) Aids na minha vida - História de todos nós
http://www.aids.gov.br/mediacenter/video.asp?arquivo=07_aids_na_minha_vida.wmv
Figura 1 – Imagem do Recurso
Observação: o vídeo poderá ser baixado e salvo em DVD para exibição em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo! O link é: http://www.aids.gov.br/mediacenter/lista.asp?categoria=videos&tt=videos (clicar no primeiro vídeo disponível para download).
Após assistirem o vídeo proposto, em duplas, os alunos deverão debater as seguintes questões:
1. O que você sabe sobre a AIDS?
2. Você conhece alguém que tem AIDS? Como é a vida desta pessoa?
3. Você sabe como se prevenir para não pegar AIDS? Como ela é transmitida?
Ao final deste momento o professor deverá instigar e organizar uma discussão sobre o tema AIDS, em aula aberta, com base nas questões discutidas previamente em duplas.
ATIVIDADE 1
Dando seqüência às aulas, neste momento o professor deverá propor que em grupos de três a quatro integrantes os alunos pesquisem, em Inglês, sobre o tema AIDS, com o objetivo da criação de uma campanha de prevenção à doença na escola. Cada grupo ficará responsável por um tópico dos sugeridos abaixo:
a. Grupo 1: What do doctors say about AIDS?
b. Grupo 2: What should you know about drugs and AIDS?
c. Grupo 3: What are the risks if you are a homosexual or a heterosexual person?
d. Grupo 4: What kind of help can be offered by AIDS associations and any other organizations?
Para a pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):
RECURSO
Sites para Pesquisa
1. http://www.unaids.org/en/default.asp
2. http://www.worldaidsday.org/default.aspx
3. http://www.avert.org/aids-information.htm
4. http://www.aids.org/information.html
5. http://www.avert.org/aids-hiv-photos.htm
6. http://www.avert.org/hiv-stories.htm
7. http://www.avert.org/injecting.htm
8. http://www.aidsmap.com/en/cats/5EDAC0D6-C89B-4927-8DAB-DA805A5EB00A.asp
9. http://www.essortment.com/all/aidshistory_rvso.htm
10. http://www.rotten.com/library/medicine/ epidemics/aids/
11. http://www.ejaf.org/
Figura 2 - Imagem do Site Avert
Durante a atividade, o professor deverá passar pelas duplas, orientando os alunos na pesquisa dos tópicos, para que anotem as informações relevantes que encontrarem, exercitando a estratégia de leitura scanning, que se refere à busca de informações específicas no texto, a partir da análise das palavras-chave que nele encontram, relacionadas às questões propostas. Os alunos poderão também selecionar imagens que considerarem relevantes neste momento.
ATIVIDADE 2
Como continuidade da atividade anterior, o professor proporá que as duplas organizem as informações encontradas na pesquisa, criando um texto, em Inglês, sobre o tema pesquisado para a criação de um jornal mural da turma. Maiores informações sobre um jornal mural podem ser encontradas pelo professor no recurso (Fig. 3) postado abaixo.
RECURSO
Jornal Mural
http://www.projetopresente.com.br/revista_1/jornalmural.pdf
Figura 3 – Imagem do Recurso
Os textos poderão ser curtos, mas deve rão conter informações relevantes sobre os tópicos pesquisados na atividade anterior. Neste momento, o professor orientará as duplas quanto à organização do texto. Dicionários em inglês-português poderão ser usados.
O objetivo da criação do jornal mural é incentivar a interação entre os membros da comunidade escolar para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida.
ATIVIDADE 3
Os grupos apresentarão para a turma, preferencialmente em Inglês, o texto produzido, ou seja, as informações que coletaram sobre a AIDS, formas de contágio e prevenção.
Ao final deste momento, para encerrar as atividades destas aulas, o professor promoverá um debate em aula aberta (Fig. 4) em Inglês ou em Português com base na seguinte questão norteadora: May AIDS happen to you? / A AIDS pode acontecer com você?
Figura 4 – Alunos debatendo em aula aberta
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/7380/imagens/alunos_debate.jpg Acesso em: 04 de novembro de 2009.
Sugestões
1. Entrevistar pessoas da comunidade sobre o que pensam sobre a AIDS, incluindo as informações coletadas nos textos.
2. Em colaboração com o professor de Biologia ou Ciências promover palestras sobre o tema AIDS.
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
2. Aula "Aids: conhecer para prevenir!" publicada no Portal do Professor
Recurso
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4898
3. Aula "DSTs: problematizar para conscientizar" publicada no Portal do Professor
Recurso
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4898
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar as estratégias adequadas para a leitura e criação dos textos em Inglês e Português, internalizando (aprendendo) vocabulário relativo ao tema.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!