18/12/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar as modalidades esportivas institucionalizadas dentro da escola para identificação de tensões e dificuldades além de compreender as regras do handebol, basquete, futsal e voleibol.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Espaço: Quadra poliesportiva
Material: Bolas de futsal, basquete, handebol, voleibol, cartolina e pincéis atômicos.
Atividade 1
Iniciar a aula perguntando aos alunos quais esportes podem ser praticados dentro da escola. Por estarem mais evidenciados na mídia, muitos alunos poderão relacionar o futsal, o voleibol, o basquete e o handebol. Em seguida, apresentar as fotos abaixo e perguntar o que está sendo exibido.
01 - http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/30-09-08/30-09-08-%2810%29.jpg
02 - http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dezembro2008/images/imgju419_09.jpg
03 - http://farm4.static.flickr.com/3165/2950197544_906ccc8c06.jpg
05 - http://2.bp.blogspot.com/_L3R2x1MgU08/RpqcfhePiXI/AAAAAAAAACI/rlRtWd3HABc/s400/DSC02305.JPG
06 - http://i.ytimg.com/vi/EaT3VWG6HRU/0.jpg
07 - http://www.espn.go.com/photo/2006/1114/nba_g_melo_268.jpg
08 - http://a.espncdn.com/photo/2008/0428/nba_g_smith_580.jpg
09 - http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2009/10/20091027171946basquete.jpg
10 - http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2009/01/20090116175733_volei.jpg
11 - http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/ghg-20090518104607.jpg
12 - http://www.china2008.inf.br/wp-content/gallery/volei/volei-4.jpg
Exp licar neste momento, fazendo uso das fotos, o que é esporte de alto rendimento. Relações de materiais utilizados, espaços em que são praticados, patrocínio/profissionalismo e biotipo dos atletas deverão ser relacionados na argumentação do professor.
Atividade 2
Perguntar à turma como é possível existirem campeonatos com equipes de diferentes regiões e até mesmo de diferentes países como acontecem nos jogos olímpicos. Neste momento o professor deverá direcionar a discussão para o conjunto de regras que é idêntico para as várias práticas esportivas de alto rendimento. Perguntar à turma quais regras eles conhecem do futsal, do vôlei, do handebol e do basquete.
Atividade 3
Para cada modalidade acima citada, o grupo deverá assimilar algumas das regras para a sua prática. Em seguida, propor à turma a prática fazendo valer o conjunto de regras de cada esporte dentro do espaço escolar (as questões materiais e do espaço poderão ser adaptados, mas as regras deverão ser respeitadas, como, por exemplo, a altura da rede do voleibol, o passe para o goleiro de futsal que deverá receber somente com os pés, a falta do duplo drible no handebol, o “andar” no basquete, as substituições, situações de expulsão e etc..). O professor neste momento pode assumir o papel de arbitro das partidas, parando e explicando qualquer falta que os alunos possam desconhecer auxiliando na assimilação das principais regras dos desportos trabalhados.
http://www.cbv.com.br/cbv2008/institucional/regras.asp (vôlei)
http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/conheca_basquete_regras.asp (basquete)
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/regras.php (futsal)
http://cbhb.mundozero.com.br/regras.php (handebol)
Atividade 4
O professor perguntará à turma quais foram as grandes dificuldades encontradas nas práticas desenvolvidas. Perguntará também se todos puderam participar da prática do esporte, quem tocou na bola e se foi difícil ou fácil jogar seguindo as regras oficiais. Em seguida, questioná-los: “Como os esportes podem ser praticados dentro da escola?” Observar neste momento a argumentação dos alunos e encaminhar a discussão no sentido de que a turma compreenda a necessidade de adaptar as regras dos esportes para que possam ser praticados dentro da escola citando alguns exemplos.
A turma será dividida em 4 grupos onde cada um ficará responsável pela construção de um cartaz onde serão colocadas as principais regras de um dos esportes trabalhados (dividir de forma que cada grupo fique responsável por um esporte), as principais dificuldades encontradas e as possibilidades de adaptação sugeridas pelos grupos para que o esporte seja praticado dentro da sua escola.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
11/10/2011
Quatro estrelasnoventa e nove a nota, sempre devemos estar prontos para adicionar e adaptar algo mais. Parabéns
24/03/2010
Cinco estrelastfhtgf