Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Esporte na Escola.

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar as modalidades esportivas institucionalizadas dentro da escola para identificação de tensões e dificuldades além de compreender as regras do handebol, basquete, futsal e voleibol.

Duração das atividades
200 minutos / 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Quadra poliesportiva

Material: Bolas de futsal, basquete, handebol, voleibol, cartolina e pincéis atômicos.

Atividade 1

Iniciar a aula perguntando aos alunos quais esportes podem ser praticados dentro da escola. Por estarem mais evidenciados na mídia, muitos alunos poderão relacionar o futsal, o voleibol, o basquete e o handebol. Em seguida, apresentar as fotos abaixo e perguntar o que está sendo exibido.

01 - http://www.atribunamt.com.br/wp-content/images/imagens_do_dia/30-09-08/30-09-08-%2810%29.jpg


02 - http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/dezembro2008/images/imgju419_09.jpg


03 - http://farm4.static.flickr.com/3165/2950197544_906ccc8c06.jpg


04 - http://4.bp.blogspot.com/_jjwD7zXhBOc/Sk0bgJjIOAI/AAAAAAAAAFQ/fDXVDhT2WWw/s400/team%2520handball%252001.jpg


05 - http://2.bp.blogspot.com/_L3R2x1MgU08/RpqcfhePiXI/AAAAAAAAACI/rlRtWd3HABc/s400/DSC02305.JPG


06 - http://i.ytimg.com/vi/EaT3VWG6HRU/0.jpg


07 - http://www.espn.go.com/photo/2006/1114/nba_g_melo_268.jpg


08 - http://a.espncdn.com/photo/2008/0428/nba_g_smith_580.jpg


09 - http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2009/10/20091027171946basquete.jpg


10 - http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2009/01/20090116175733_volei.jpg


11 - http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/ghg-20090518104607.jpg


12 - http://www.china2008.inf.br/wp-content/gallery/volei/volei-4.jpg

Exp licar neste momento, fazendo uso das fotos, o que é esporte de alto rendimento. Relações de materiais utilizados, espaços em que são praticados, patrocínio/profissionalismo e biotipo dos atletas deverão ser relacionados na argumentação do professor.

Atividade 2

Perguntar à turma como é possível existirem campeonatos com equipes de diferentes regiões e até mesmo de diferentes países como acontecem nos jogos olímpicos. Neste momento o professor deverá direcionar a discussão para o conjunto de regras que é idêntico para as várias práticas esportivas de alto rendimento. Perguntar à turma quais regras eles conhecem do futsal, do vôlei, do handebol e do basquete.

Atividade 3

Para cada modalidade acima citada, o grupo deverá assimilar algumas das regras para a sua prática. Em seguida, propor à turma a prática fazendo valer o conjunto de regras de cada esporte dentro do espaço escolar (as questões materiais e do espaço poderão ser adaptados, mas as regras deverão ser respeitadas, como, por exemplo, a altura da rede do voleibol, o passe para o goleiro de futsal que deverá receber somente com os pés, a falta do duplo drible no handebol, o “andar” no basquete, as substituições, situações de expulsão e etc..). O professor neste momento pode assumir o papel de arbitro das partidas, parando e explicando qualquer falta que os alunos possam desconhecer auxiliando na assimilação das principais regras dos desportos trabalhados.

http://www.cbv.com.br/cbv2008/institucional/regras.asp (vôlei)
http://www.cbb.com.br/conheca_basquete/conheca_basquete_regras.asp (basquete)
http://www.futsaldobrasil.com.br/2009/cbfs/regras.php (futsal)
http://cbhb.mundozero.com.br/regras.php (handebol)

Atividade 4

O professor perguntará à turma quais foram as grandes dificuldades encontradas nas práticas desenvolvidas. Perguntará também se todos puderam participar da prática do esporte, quem tocou na bola e se foi difícil ou fácil jogar seguindo as regras oficiais. Em seguida, questioná-los: “Como os esportes podem ser praticados dentro da escola?” Observar neste momento a argumentação dos alunos e encaminhar a discussão no sentido de que a turma compreenda a necessidade de adaptar as regras dos esportes para que possam ser praticados dentro da escola citando alguns exemplos.

Recursos Complementares

Avaliação

A turma será dividida em 4 grupos onde cada um ficará responsável pela construção de um cartaz onde serão colocadas as principais regras de um dos esportes trabalhados (dividir de forma que cada grupo fique responsável por um esporte), as principais dificuldades encontradas e as possibilidades de adaptação sugeridas pelos grupos para que o esporte seja praticado dentro da sua escola.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.