Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ampliando as possibilidades de jogar voleibol.

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Relacionar o esporte na escola e o esporte da escola visualizando a necessidade de adaptar as regras e vivenciar jogos e brincadeiras cujos objetivos atendem as necessidades dos grupos envolvidos.

Duração das atividades
100 minutos / 2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aula "Vivendo a história do vôlei."

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Quadra poliesportiva

Material: Bola de voleibol e rede de voleibol

Atividade 1

Reunir a turma e pedir que reflitam a seguinte pergunta: “Quando vocês participam de um jogo de voleibol com as regras atuais, você sente incluído ou excluído?” Após a fala dos alunos, continuar: “Existem outras maneiras de jogar o vôlei?” Após as argumentações dos alunos, o professor deverá expor as diferenças entre esporte (modelo institucional com regras pré-estabelecidas) e jogos (qualquer prática entre partes em que as regras são feitas ou criadas num ambiente restrito ou até mesmo de imediato). Em seguida questionar: “Vocês conhecem algum jogo que remete ao vôlei?” e propor as atividades a seguir.

Atividade 2

Vôlei Vivo: Um jogo normal de voleibol, sendo que a rede é formada por seis alunos de uma terceira equipe. A cada bola tocada pelos alunos que fazem parte da rede (os alunos não podem sair de cima da linha divisória da quadra), estes trocarão de lugar com os alunos que tiveram sua bola interceptada.

Atividade 3

Todos Jogam: Um jogo de voleibol em que toda a vez que a equipe tem a posse de bola, todos devem tocá-la uma vez. Portanto, cada equipe tem que dar seis toques, antes de enviar a bola para o campo adversário.

Atividade 4

Vôlei Sentado: Em uma quadra de voleibol com as dimensões reduzidas, jogam duas equipes, sendo que os alunos deverão estar sentados no chão, o tempo todo. A altura da rede deve ser baixa para facilitar o jogo.

Recursos Complementares
Avaliação

Reunir a turma e perguntar se as práticas anteriores são mais inclusivas do que o voleibol institucional. O direcionamento da discussão terá como ponto principal a organização das regras para possibilitar a participação efetiva dos envolvidos e a dinâmica do jogo. Discutir a importância da participação de diferentes grupos sociais envolvidos na prática do vôlei: “os deficientes físicos podem jogar vôlei?”, “Como?” A avaliação consistirá no registro dessas argumentações.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • IZA, Escola Municipal , Bahia - disse:
    www.www@hotmail.com

    08/07/2010

    Cinco estrelas

    Essa dica de como tabalhar o esporte na escola concerteza contribúirá muito na prática pedag[ogica de muitos professores.


  • Wilma Gomes, ESC MUL STO ANTONIO DA CACHOEIRA , Tocantins - disse:
    wilmaeguilherme@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula pois motiva todos a brincarem.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.