Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Parâmetros do som 2 - duração

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A compreensão dos parâmetros do som é importante não só para uma boa interpretação musical como também para uma bom entendimento da escrita musical, uma vez que estas propriedades do som são usadas como referências para a grafia da música na nossa cultura.

Tradicionalmente a grafia musical utiliza-se de quatro parâmetros básicos: altura, intensidade, duração e timbre.

Nesta aula o aluno compreenderá o conceito de duração em Música. Além disso, participará de uma atividade musical que fortalecerá seu entendimento auditivo do parâmetro em questão.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento musical não formal.
Estratégias e recursos da aula

1. Caro professor, inicie a aula com a audição de duas músicas:

- "Polichinelo" (Heitor Villa-Lobos)

http://www.youtube.com/watch?v=z3ZJWTJS5Bg

- Prelúdio em Dó menor - opus 28, no. 20 (F. Chopin)

http://www.youtube.com/watch?v=kzou7NmUDek

2. Depois, pergunte sobre a questão da duração dos sons. Em qual das duas peças os sons duravam mais tempo? Em qual delas os sons eram mais curtos?  Continue a discussão mostrando que o controle sobre a duração dos sons faz toda a diferença na sensação que a música produz.

Mostre como isso acontece na paisagem musical cotidiana. Um narrador esportivo pode gritar “Gol”! Mas produzirá um efeito totalmente diferente com o tradicional “Goooooooooool”!

Explique que a duração é um parâmetro do som e que isso é facilmente perceptível em Música. Dê exemplos lembrando momentos de canções com partes mais curtas e outras mais longas. Nos casos a seguir, estamos usando o canto como o elemento a ser analisado.
• Músicas com passagens muito longas na melodia:
“Galopeira” (Maurício Ocampo) – especialmente no momento 1'15"
http://www.youtube.com/watch?v=IcqpSDAeq30  
“I will always love you” (Dolly Parton) – especialmente no momento 1'45"
http://www.youtube.com/watch?v=19rC-Fl-KwM

• Músicas que se utilizam mais de sons de curta duração:
“Can’t stop” (Red Hot Chili Peppers) – 
http://www.youtube.com/watch?v=j8DXPmh2Ff4

Lágrima do Sul (Milton Nascimento) - neste exemplo, observe o acompanhamento instrumental do grupo UAKTI usando sons de curta duração.

http://www.youtube.com/watch?v=MQiFXetclTo 

É interessante comparar os sons de alguns instrumentos quanto à duração. Por exemplo, os tambores em geral (tamborim, tarol, pandeiro, etc.) costumam produzir sons longos ou curtos? E os instrumentos de cordas dedilhadas (violão, harpa, cavaquinho, etc.)? Os de cordas friccionadas (violino, violoncelo, viola, etc.)? E os de sopro?

Você pode, em algum momento, usar também o Recurso Educacional citado abaixo como exemplo. Observe a execução analisando de que maneira a duração dos sons e os desdobramentos das diferentes durações (ritmos, sustentações etc.) modificam o caráter. Todos esses elementos podem ser apreciados com o objetivo de enriquecer a próxima atividade.

Carlos Gomes: parte 2 [Aurora luminosa]

Quando o debate estiver suficientemente enriquecido, proponha um exercício: divida os alunos em grupos de até quatro alunos, no máximo, e peça que eles componham pequenos fragmentos musicais em que cada um deles executará sons de diferentes durações. Cada aluno poderá executar apenas um som com duração diferente dos de seus colegas.
Visite os grupos e os ajude enquanto estiverem compondo. Estimule-os com dicas e opiniões, tomando cuidado para não compor por eles.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Carlos Gomes: parte 2 [Aurora luminosa] Vídeo
Avaliação

Observe se os alunos se envolveram de fato na atividade e se o nível de desenvoltura na execução foi satisfatório. 

Após todas as apresentações, organize um debate sobre as obras apresentadas, sempre ajudando com suas próprias observações. Enfatize que a avaliação dos trabalhos deve ser feita focando o parâmetro "duração" dos sons como elemento estruturador, e sobre o fato dos alunos terem ou não realizado da forma pedida.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.