15/12/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
A compreensão dos parâmetros do som é importante não só para uma boa interpretação musical como também para uma bom entendimento da escrita musical, uma vez que estas propriedades do som são usadas como referências para a grafia da música na nossa cultura.
Tradicionalmente a grafia musical utiliza-se de quatro parâmetros básicos: altura, intensidade, duração e timbre.
Nesta aula o aluno compreenderá o conceito de duração em Música. Além disso, participará de uma atividade musical que fortalecerá seu entendimento auditivo do parâmetro em questão.
1. Caro professor, inicie a aula com a audição de duas músicas:
- "Polichinelo" (Heitor Villa-Lobos)
http://www.youtube.com/watch?v=z3ZJWTJS5Bg
- Prelúdio em Dó menor - opus 28, no. 20 (F. Chopin)
http://www.youtube.com/watch?v=kzou7NmUDek
2. Depois, pergunte sobre a questão da duração dos sons. Em qual das duas peças os sons duravam mais tempo? Em qual delas os sons eram mais curtos? Continue a discussão mostrando que o controle sobre a duração dos sons faz toda a diferença na sensação que a música produz.
Mostre como isso acontece na paisagem musical cotidiana. Um narrador esportivo pode gritar “Gol”! Mas produzirá um efeito totalmente diferente com o tradicional “Goooooooooool”!
Explique que a duração é um parâmetro do som e que isso é facilmente perceptível em Música. Dê exemplos lembrando momentos de canções com partes mais curtas e outras mais longas. Nos casos a seguir, estamos usando o canto como o elemento a ser analisado.
• Músicas com passagens muito longas na melodia:
“Galopeira” (Maurício Ocampo) – especialmente no momento 1'15"
http://www.youtube.com/watch?v=IcqpSDAeq30
“I will always love you” (Dolly Parton) – especialmente no momento 1'45"
http://www.youtube.com/watch?v=19rC-Fl-KwM
• Músicas que se utilizam mais de sons de curta duração:
“Can’t stop” (Red Hot Chili Peppers) –
http://www.youtube.com/watch?v=j8DXPmh2Ff4
Lágrima do Sul (Milton Nascimento) - neste exemplo, observe o acompanhamento instrumental do grupo UAKTI usando sons de curta duração.
http://www.youtube.com/watch?v=MQiFXetclTo
É interessante comparar os sons de alguns instrumentos quanto à duração. Por exemplo, os tambores em geral (tamborim, tarol, pandeiro, etc.) costumam produzir sons longos ou curtos? E os instrumentos de cordas dedilhadas (violão, harpa, cavaquinho, etc.)? Os de cordas friccionadas (violino, violoncelo, viola, etc.)? E os de sopro?
Você pode, em algum momento, usar também o Recurso Educacional citado abaixo como exemplo. Observe a execução analisando de que maneira a duração dos sons e os desdobramentos das diferentes durações (ritmos, sustentações etc.) modificam o caráter. Todos esses elementos podem ser apreciados com o objetivo de enriquecer a próxima atividade.
Carlos Gomes: parte 2 [Aurora luminosa]
Nome | Tipo |
---|---|
Carlos Gomes: parte 2 [Aurora luminosa] | Vídeo |
Observe se os alunos se envolveram de fato na atividade e se o nível de desenvoltura na execução foi satisfatório.
Após todas as apresentações, organize um debate sobre as obras apresentadas, sempre ajudando com suas próprias observações. Enfatize que a avaliação dos trabalhos deve ser feita focando o parâmetro "duração" dos sons como elemento estruturador, e sobre o fato dos alunos terem ou não realizado da forma pedida.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/12/2013
Cinco estrelassou acadêmica, adorei a aula e vou adota-la!!!
13/05/2013
Cinco estrelassou uma eterna estudante de música e amei a aula. Parabéns professor!
30/03/2013
Quatro estrelassou professor de musicalizacao do pre ao 5 ano foi muito bom esta aula.