Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA: Parâmetros do som 3 - intensidade

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A compreensão dos parâmetros do som é importante não só para uma boa interpretação musical como também para uma bom entendimento da escrita musical, uma vez que estas propriedades do som são usadas como referências para a grafia da música na nossa cultura.

Tradicionalmente a grafia musical utiliza-se de quatro parâmetros básicos: altura, intensidade, duração e timbre.

Nesta aula o aluno compreenderá o conceito de intensidade em Música. Além disso, participará de uma atividade musical que fortalecerá seu entendimento auditivo do parâmetro em questão.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento musical não formal.
Estratégias e recursos da aula

1. Inicie o trabalho falando – num tom normal de voz – sobre qualquer coisa que você queira. Fale sobre assuntos em voga no mundo da indústria musical e/ou cultural: um cantor ou uma cantora que esteja em evidência, uma banda que acabou de lançar um disco, etc. Abaixe gradativamente o volume de sua voz até que os alunos notem que há algo errado. Então, comece a cochichar. Subitamente aumente a intensidade até estar quase gritando, o que causará um susto nos alunos.

2. Interrompa a história e pergunte o que aconteceu de diferente em sua forma de falar do início da aula até aquele momento. Os alunos certamente dirão que sua voz mudou, e é muito comum o uso de diferentes adjetivos, muitas vezes inadequados, como “grosso”, “agudo”, “grave”, “bravo” e outros mais para se referir à sua maneira de falar. Explique que o que mudou foi a intensidade sonora e que este recurso é uma das qualidades ou propriedades do som. Explique que a intensidade está ligada à energia que se imprime à fonte sonora. Assim, quanto mais enérgico o movimento, mais forte será o som e vice-versa. Exemplificando: se tocarmos uma corda de violão com muita delicadeza, produziremos um som fraco, com pouca intensidade; se tocarmos com bastante força, produziremos um som forte. Da mesma forma com um tambor ou qualquer outro instrumento.

3. Fale sobre a possibilidade da intensidade variar de forma gradativa ou abrupta. Ouça com a turma exemplos musicais observando as variações de intensidade. É interessante fazer as observações nos momentos em que acontecem as mudanças na intensidade das músicas utilizadas como exemplo.

"Prelúdio Op. 23 no. 05" (Sergei Rachmaninoff) 

http://www.youtube.com/watch?v=VXU7I_Yyi2Y

“Aqualung” (Ian Anderson)
http://www.youtube.com/watch?v=W7-EEGiABBU

"As Quatro Estações" (Primavera) - Vivaldi

http://www.youtube.com/watch?v=St9wYu_WeAM&feature=PlayList&p=96359454220387A3&playnext=1&playnext_from=PL&index=24

http://en.wikipedia.org/wiki/Four_Seasons_(Vivaldi)

Você pode, em algum momento, usar também o Recurso Educacional citado abaixo como exemplo. Observe a execução analisando de que maneira a intensidade dos sons interfere no caráter. Todos esses elementos podem ser apreciados com o objetivo de enriquecer a próxima atividade.

Carlos Gomes: parte 2 [Aurora luminosa]

4. Agora é hora de propor um exercício. Divida os alunos em pequenos grupos e peça a eles para executar uma pequena canção variando a intensidade tanto de forma abrupta quanto de forma gradativa. Visite os grupos e ajude, quando necessário.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Carlos Gomes: parte 2 [Aurora luminosa] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Observe se os alunos se envolveram de fato na atividade e se o nível de desenvoltura na execução foi satisfatório. 

Após todas as apresentações, organize um debate sobre as músicas apresentadas, sempre ajudando com suas próprias observações. Enfatize que a avaliação dos trabalhos deve ser feita focando o parâmetro "intensidade" dos sons como elemento estruturador, e sobre o fato dos alunos terem ou não realizado da forma pedida.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • selmira melo, E.M. Vila Zanon , Paraná - disse:
    selmiramelo@yahoo.com.br

    22/10/2014

    Cinco estrelas

    ...gostei muito , seu encaminhamento é claro e com critérios claros. Parabéns, seus vídeos são ricos e de fácil acesso.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.