Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA - Oficina 6: Melodia e Acompanhamento

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a reconhecer a diferença entre melodia e acompanhamento musical.

O aluno participará de uma atividade de prática de conjunto.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento musical não formal.
Estratégias e recursos da aula

A melodia acompanhada é uma maneira bastante comum de expressão da música no panorama cultural desde tempos remotos, especialmente no gênero canção. Nosso objetivo será compreender o que é acompanhamento e o que é melodia.

1. Caro professor, comece a aula ouvindo uma canção que possua mais de uma gravação com diferentes acompanhamentos. Usaremos aqui “Sozinho” (Peninha), mas você pode usar qualquer outra nos mesmos moldes.
Ouça primeiro a seguinte gravação:
http://www.youtube.com/watch?v=wb4RauhteFA 

2. Pergunte o que a voz está fazendo. Os alunos poderão responder "a melodia", "a música" ou "o tema". Estimule o grupo com mais perguntas. Há mais algum outro elemento nessa composição? Que instrumentos? Qual é a diferença entre o que faz a voz e o que toca o instrumento? 
Inicie uma discussão sobre o papel de cada um desses elementos na música. Se cantarmos sem o violão ainda poderíamos identificar a canção “Sozinho”? E se apenas tocássemos o violão, conseguiríamos saber com precisão de que peça musical se trata?

3. Explique que a voz faz o que chamamos de melodia. A melodia é um evento musical que dá identidade à peça e que faz com que reconheçamos uma canção. Embora pareça óbvio, é importante mostrar que letra e melodia estão juntas, mas podem se dissociar. Assobie a canção e pergunte se o grupo reconhece a melodia (agora sem letra). A diferença entre letra e melodia ficará bem clara. Você pode usar outro bom exemplo: o Hino Nacional Brasileiro. Abaixo colocamos uma versão cantada com acompanhamento instrumental e outra versão onde os instrumentos fazem melodia e acompanhamento para que os conceitos de letra e melodia sejam diferenciados e, portanto, possamos identificar que um elemento existe independentemente do outro:

Hino Nacional - versão instrumental com coro:

http://www.osesp.art.br/podcast/?pagina=/2007/11/12/hino-nacional-brasileiro/%20

Hino Nacional - versão instrumental e instrumental com coro:

http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/hinos/hino_nacional.htm

4. Agora, vamos ao acompanhamento. Explique que uma melodia soando solitariamente é factível, mas quando outros instrumentos são executados junto com a melodia, surge a possibilidade de se agregar outras sensações ao evento musical. Faça a demonstração com os dois exemplos de acompanhamento para a canção “Sozinho”, a anterior e a versão abaixo. 

http://www.youtube.com/watch?v=7tLLKxxQv0w 

Assim, o acompanhamento musical é o grupo de sons que "emoldura" a melodia, acompanhando-a porém sem tomar o espaço de destaque que é destinado à melodia. O acompanhamento incide diretamente sobre o caráter de como uma melodia chega aos nossos ouvidos. 

Observe na música abaixo como, a cada retorno da melodia, o acompanhamento musical realça o caráter de acúmulo de informações sonoras, gerando tensão, enriquece e dá suporte à melodia que, isoladamente, é simples e não conseguiria o mesmo efeito. 

"Construção" - Chico Buarque

http://www.youtube.com/watch?v=xAUogmaP_PE

5. Agora passe aos exercícios. Sugerimos duas atividades. Você pode usar as duas ou apenas uma delas: 

a) Divida os alunos em pequenos grupos e peça a eles para escolher uma peça pequena e de conhecimento do grupo, uma canção folclórica ou popular, por exemplo. Todo o grupo deverá realizar um acompanhamento – pode ser com percussão corporal ou quaisquer outros instrumentos de que você disponha. Em seguida, todo o grupo deverá cantar a melodia. Finalmente, metade do grupo deverá cantar a melodia enquanto a outra metade faz o acompanhamento;
b) Peça aos alunos para fazer uma pesquisa sobre músicas com diferentes acompanhamentos. Eles poderão procurar em CDs, discos e na Internet e trazer para demonstrar em sala de aula.

Recursos Complementares
Avaliação

1. Observe se os alunos compreenderam os conceitos (melodia e acompanhamento) a partir dos exemplos musicais que possuam diferentes versões de acompanhamento.

2. Faça uma audição de todos os trabalhos e promova um debate sobre a prática de conjunto desenvolvida pelos grupos, estimulando os alunos a colocar suas opiniões.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.