16/12/2009
Raimunda Porfírio
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Com esta aula, o aluno poderá aprender a:
Atividade 1 - A apresentação do tema a ser trabalhado.
1º Momento
O professor reunirá a turma e fará a apresentação do tema a ser trabalhado, enfatizando os principais aspectos que serão desenvolvidos ao longo de tal estudo: os tipos de água, a importância da água para a vida as pessoas, animais, plantas, a campanha pela preservação da água, o papel da água na nossa higiene, enfim o professor fará, de maneira geral e sucinta, uma explanação sobre o estudo.
2º Momento
O professor, agora, explicará para os alunos que não existe apenas um tipo de água. Neste instante, perguntará para as crianças se elas por acaso saberiam dizer algum tipo de água. Depois de colher as respostas, o professor continuará explicando que existe a água doce, a água salgada, a água potável, a água tratada. Neste instante, é interessante fazer muitos questionamentos:
- Onde encontramos a água doce?
- E a salgada?
- O que é água potável?
- Toda água doce é potável?
Atividade 2 - Entrando em contado com os tipos de água estudados.
1º Momento
O professor trará para a sala de aula, três recipientes, cada um contendo um tipo de água: água doce, salgada, potável e tratada e pedirá que as crianças, em fila, uma a uma, entre em contado com a água contida nos recipientes, observando bem a cor, a textura, a aparência de cada tipo de água. Depois que todos passarem pela experiência proposta, o professor, com a ajuda da turma, tentará decifrar qual o tipo de água que cada recipiente contem. É importante que se questione as razões da turma ou de algum aluno achar que a água de tal recipiente é a doce, ou a salgada. Também deve-se estabelecer, por meio de questionamentos, os jogo de relações entre as águas, ou seja, quais as águas que se parecem mais e as que são mais diferentes.
2º Momento
Agora, o professor trará quatro cartazes, cada um de cor diferenciada e juntamente com as crianças relatará, em forma de tópicos, as principais informações discutidas acerca de cada tipo de água. Tal cartaz ficará exposto na sala de aula.
No término da aula, o aluno será avaliado:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!