Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


OS VÁRIOS TIPOS DE ÁGUA.

 

16/12/2009

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno poderá aprender a:

  • que existem tipos de água;
  • a observar por meio dos sentidos as características dos tipos de água estudados.
Duração das atividades
Duas aulas com duração entre 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de doce e salgado;
  • Conceito de "potável" e "não potável".
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - A apresentação do tema a ser trabalhado.

1º Momento

O professor reunirá a turma  e fará a apresentação do tema a ser trabalhado, enfatizando os principais aspectos que serão desenvolvidos ao longo de tal estudo: os tipos de água, a importância da água para a vida as pessoas, animais, plantas, a campanha pela preservação da água, o papel da água na nossa higiene, enfim o professor fará, de maneira geral e sucinta, uma explanação sobre o estudo.

2º Momento

O professor, agora, explicará para os alunos que não existe apenas um tipo de água. Neste instante, perguntará para as crianças se elas por acaso saberiam dizer algum tipo de água. Depois de colher as respostas, o professor continuará explicando que existe a água doce, a água salgada, a água potável, a água tratada. Neste instante, é interessante fazer muitos questionamentos:

- Onde encontramos a água doce?

- E a salgada?

- O que é água potável?

- Toda água doce é potável?

Atividade 2 - Entrando em contado com os tipos de água estudados.

1º Momento

O professor trará para a sala de aula, três recipientes, cada um contendo um tipo de água: água doce, salgada, potável e tratada e pedirá que as crianças, em fila, uma a uma, entre em contado com a água contida nos recipientes, observando bem a cor, a textura, a aparência de cada tipo de água. Depois que todos passarem pela experiência proposta, o professor, com a ajuda da turma, tentará decifrar qual o tipo de água que cada recipiente contem. É importante que se questione as razões da turma ou de algum aluno achar que a água de tal recipiente é a doce, ou a salgada. Também deve-se estabelecer, por meio de questionamentos, os jogo de relações entre as águas, ou seja, quais as águas que se parecem mais e as que são mais diferentes.

2º Momento

Agora, o professor trará quatro cartazes, cada um de cor diferenciada e juntamente com as crianças relatará, em forma de tópicos, as principais informações discutidas acerca de cada tipo de água. Tal cartaz ficará exposto na sala de aula.

Recursos Complementares
  • Recipientes contendo água
  • Cartolina 
  • Pincel atômico
Avaliação

No término da aula, o aluno será avaliado:

  • Por sua participação na aula;
  • Por sua capacidade de percepção;
  • Por sua capacidade de relato.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.