Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O suporte nas Arte Visuais

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender o que vem a ser suportes para as Artes Visuais e as diferentes maneiras utilizadas pelos artistas, em suas produções plásticas.

Duração das atividades
• 4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

• Organizar, na sala de aula, um mural composto com convites de exposições ocorridas na cidade. Selecionar aqueles que utilizam suportes diferentes do papel;
• Segue sugestões:

Luz - Bia Vargas Paola Azevedo (Foto - Acervo particular)

Face - Luana Angélica -  Aline Castro – Vitor Marcelino (Suporte - pele) (Foto - Acervo particular)

Preparação para o diálogo - Projeto devir (foto - Acervo particular)

A invasão das taturanas – Guido Heuer (Suporte - fórmica) (Foto - acervo particular)

Pipoca - Hélio Lima (suporte - vídeo) (Foto - Acervo particular)


 Inventários Urbanos - Bruno Ravazi (suporte - parede) (Foto - Acervo particular)


Marcas sem nome – Paulo Lima Buenoz (suporte - colchão) (Foto - Acervo particular)


5x7 = 56 Performance/instalação – Júlio da Silva (suporte - corpo) (Foto - Acervo particular)

Instalação - Minha casa, sua casa, nossa casa - Alexandre França (suporte - objetos) (Foto - Acervo particular)

As quatro peles – Afonso Lana (suporte - ossos) (Foto - Acervo particular)

Santas Marias – Maria Abadia Carvalho (suporte - argila) (Foto - Acervo particular)

• Solicitar aos alunos que observem as imagens e falem de suas im pressões sobre as mesmas;
• Perguntar, aos alunos, se compreendem o que é a palavra suporte;
• Apresentar aos alunos a definição desta palavra (Suporte é um substantivo masculino que pode ser compreendido como: - O que serve de sustentáculo a alguma coisa – Apoio – Ter sobre si – Agüentar – Permitir – Tolerar – Sofrer);
• Perguntar aos alunos, se após conhecerem a definição da palavra suporte, conseguem associá-la às imagens expostas;
• Solicitar que os alunos façam, para a próxima aula, uma pesquisa em grupo, sobre suporte nas Artes Visuais e que deverá ser apresentada aos colegas.

Aula 2
• Reservar esta aula para apr esentação dos grupos e discussão sobre os trabalhos apresentados.

Aula 3
• Levar os alunos ao tanque de areia da escola para desenharem usando esta matéria como suporte;
• Fotografar a atividade;
• So licitar, após a experimentação, as impressões dos alunos;
• Segue imagem ilustrativa:


Aula 4
• Preparar uma apresentação em PowerPoint, a partir do acervo do professor, com imagens de trabalhos produzidos por alunos em diferentes suportes;
• Seguem imagens ilustrativas:


Giz industrial sobre o suporte -cimento  (Foto - Acervo particular)


Pintura corporal – suporte – corpo (Foto - Acervo particular)

Mosaico – suporte - madeira (Foto - Acervo particular)


Pintura em acrílica - suporte – madeira (Foto - Acervo particular)

Papel machê sobre o suporte – eucatex (Foto - Acervo particular)

• Projetar, para os alunos, um vídeo de desenhos japoneses realizados com água;
• Segue link:
Desenhos com água japoneses


Disponível em: http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.putsgrilo.com/wp-content/uploads/2009/09/fonte-japonesa.jpg&imgrefurl=http://www.putsgrilo.com/curiosidades/shopping-japones-e-coisa-de-et/&usg=__7cdGG9g6sKEM8o9Ffwu3eE3R-Ew=&h=332&w=490&sz=42&hl=pt-BR&start=1&um=1&itbs=1&tbnid=3R33tJcOPFyA-M:&tbnh=88&tbnw=130&prev=/images%3Fq%3Ddesenhar%2Bcom%2B%25C3%25A1

Avaliação

• A avaliação desta proposta será realizada durante o percurso das aulas, devendo ser pautada, principalmente, na observação dos alunos frente aos processos de pesquisa, discussão e produção.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.