16/12/2009
Raimunda Porfírio
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Com estas aulas, o aluno poderá aprender a:
Atividade 1 - Elaborando panfleto.
1º Momento
O professor reunirá a turma e explicará que eles vão realizar uma panfletagem com funcionários, alunos e pais para a conscientização sobre a preservação da água. . Perguntará se alguém sabe o que significa esta palavra e, caso ninguém saiba, explicará seu significado de forma clara, direta e sucinta. Mas para isso terão de confeccionar os panfletos, aqui novamente deve-se dar um significado claro e direto para a palavra "panfleto".
2º Momento
Uma vez conceituados "panfletagem" e "panfleto", se dará a elaboração do modelo de panfleto que será utilizado na panfletagem. O professor pedirá aos alunos que criem desenhos para ilustrar o panfleto e também, com a ajuda da turma, redigirá frases (simples e diretas) feitas sobre o tema em questão para compor o panfleto. Uma vez pronto, o panfleto irá para a xerox a fim de ser reproduzido.
Atividade 2 - Elaboração de texto e panfletagem.
1º Momento
Depois disso, o professor trará a seguinte problemática para a turma:
- Nossos panfletos estão prontos, mas o que vamos dizer para convencer as pessoas do que queremos?
Mediante as respostas dadas, um texto curto, direto mas impactante deverá ser criado por todos, o qual servirá de base para as falas dos alunos no momento da panfletagem. É bom que o professor esclareça aos alunos que eles não precisam falar exatamente o que está no texto, mas sim tomá-lo por base. O momento da construção desse texto é uma grande oportunidade para se ressaltar a importância da palavra para nos comunicarmos com os outros e para convencermos alguém sobre algo que desejamos.
2º Momento
Agora é chegado o momento tão esperado. Mas afinal, qual o melhor horário para se panfletar: na hora da chegada ou da saída? Tem de ser uma dessas duas, já que os pais geralmente só estão presentes neste momento. Se a turma optar em fazer a panfletagem no mesmo dia da elaboração do panfleto, só restará a hora de saída, caso decida fazer no dia seguinte, poderá fazê-lo na hora da chegada, desde que os alunos cheguem um pouquinho antes para organizarem tudo. A panfletagem deverá ser um momento de seriedade, no qual se instigue nos alunos uma postura mais sóbria, uma vez que cada da vida exige um comportamento diferenciado.
No fim da aula, o aluno será avaliado:
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasaula excelente e muito produtiva uma vez que envolve alunos/comunidade. parabens goetei muito!!!!