Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PANFLETANDO POR UMA BOA CAUSA...

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas, o aluno poderá aprender a:

  • produzir um panfleto;
  • convencer as pessoas sobre uma determinada causa.
Duração das atividades
Duas aulas com duração entre 20 a 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de "panfleto" e "panfletagem".
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Elaborando panfleto.

1º Momento

O professor reunirá a turma e explicará que eles vão realizar uma panfletagem com funcionários, alunos e pais para a conscientização sobre a preservação da água. . Perguntará se alguém sabe o que significa esta palavra e, caso ninguém saiba, explicará seu significado de forma clara, direta e sucinta. Mas para isso terão de confeccionar os panfletos, aqui novamente deve-se dar um significado claro e direto para a palavra "panfleto".

2º Momento

Uma vez conceituados "panfletagem" e "panfleto", se dará a elaboração do modelo de panfleto que será utilizado na panfletagem. O professor pedirá aos alunos que criem desenhos para ilustrar o panfleto  e também, com a ajuda da turma, redigirá  frases (simples e diretas) feitas sobre o tema em questão para compor o panfleto. Uma vez pronto, o panfleto irá para a xerox a fim de ser reproduzido.

Atividade 2 - Elaboração de texto e panfletagem.

1º Momento 

Depois disso, o professor trará a seguinte problemática para a turma:

- Nossos panfletos estão prontos, mas o que vamos dizer para convencer as pessoas do que queremos?

Mediante as respostas dadas, um texto curto, direto mas impactante deverá ser criado por todos, o qual servirá de base para as falas dos alunos no momento da panfletagem. É bom que o professor esclareça aos alunos que eles não precisam falar exatamente o que está no texto, mas sim tomá-lo por base. O momento da construção desse  texto é uma grande oportunidade para se ressaltar a importância da palavra para nos comunicarmos com os outros e para convencermos alguém sobre algo que desejamos.

2º Momento

Agora é chegado o momento tão esperado. Mas afinal, qual o melhor horário para se panfletar: na hora da chegada ou da saída? Tem de ser uma dessas duas, já que os pais geralmente só estão presentes neste momento. Se a turma optar em fazer a panfletagem no mesmo dia da elaboração do panfleto, só restará a hora de saída, caso decida fazer no dia seguinte, poderá fazê-lo na hora da chegada, desde que os alunos cheguem um pouquinho antes para organizarem tudo. A panfletagem deverá ser um momento de seriedade, no qual se instigue nos alunos uma postura mais sóbria, uma vez que cada da vida exige um comportamento diferenciado.

Recursos Complementares
  • Gravuras
  • Resma de papel ofício
  • Xerox
Avaliação

No fim da aula, o aluno será avaliado:

  • Por sua participação na produção do panfleto;
  • Por sua vontade de convencer os demais sobre a causa defendida.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.