Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo Tarsila do Amaral

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e apreciar os elementos que constitui as obras de Tarsila do Amaral.   
  •  Utilizar diferentes técnicas para a produção de releituras.
  • Relatar fatos relativos a vida e obras de Tarsila do Amaral.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento - Biografia de Tarsila

O professor inicia a aula estabelecendo um diálogo com a turma sobre Tarsila do Amaral, nesse diálogo  faz as seguintes questões:

  •  Vocês já viram essa foto, sabem o nome dessa mulher?
  • Vocês já ouviram falar sobre Tarsila do Amaral?
  • Sabem o que ela fazia?
  • Sabiam que quando ela era criança gostava de desenhar?
  • O que será que ela desenhava?  

     A medida que as crianças verbalizarem suas idéias, o professor registra a fala delas. Em seguida, começa a sistematização da construção do conhecimento com a exibição de um vídeo biográfico. Sugerimos o vídeo que está disponível no endereço eletrônico abaixo:

  • Tarsila do Amaral –  http://br.youtube.com/watch?v=Hgwy1v7T8RI

      Após o vídeo o professor promove um momento para as crianças comentarem o que assistiram no vídeo.

2º Momento - Pintura do autorretrato

undefined

'Manteau Rouge'-1923
óleo/tela 73 x 60cm
Assin.:"Tarsila 1923"
Col. Museu Nacional de Belas Artes, RJ

undefined

Auto-retrato'-1924
óleo/papel-tela 38 X 32,5cm,
Assin.:"TARSILA 1924-SÃO PAULO"
Col. do Gov. do Estado de São Paulo

O professor pede para observarem as fotos e sugere que comentem o que estão observando, por exemplo, as cores que aparecem nas fotos, a forma como Tarsila está vestida, o penteado do cabelo, sua postura;bem como os elementos da obra (cor, linha, luz, forma). Em seguida, o professor propõe a releitura da obra observada. Para isso, distribui nos grupos tinta de cores variadas, pote com água, pincel, flanela, papel peso 40 cortado em forma de quadrado para cada criança realizar sua obra. Cada criança escolherá uma das obras para fazer a releitura.

SUGESTÃO DE LEITURA

O professor inicia a leitura de um livro que fala sobre a biografia de Tarsila do Amaral. Sugerimos os livros abaixo:

Encontro com Tarsila. Cecilia Aranha. Editora Formato

Tarsila por Tarsila. Tarsila do Amaral. Celebris.

Recursos Complementares

BIOGRAFIA

Tarsila do Amaral nasceu em 1º de setembro de 1886 na Fazenda São Bernardo, município de Capivari, interior do Estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do Amaral e Lydia Dias de Aguiar do Amaral. Era neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em razão da imensa fortuna que acumulou abrindo fazendas no interior de São Paulo. Seu pai herdou apreciável fortuna e diversas fazendas nas quais Tarsila passou a infância e adolescência.

Estuda em São Paulo no Colégio Sion e completa seus estudos em Barcelona, na Espanha, onde pinta seu primeiro quadro, “Sagrado Coração de Jesus”, aos 16 anos. Casa-se em 1906 com André Teixeira Pinto com quem teve sua única filha, Dulce. Separa-se dele e começa a estudar escultura em 1916 com Zadig e Mantovani em São Paulo. Posteriormente estuda desenho e pintura com Pedro Alexandrino. Em 1920 embarca para a Europa objetivando ingressar na Académie Julian em Paris. Frequenta também o ateliê de Émile Renard. Em 1922 tem uma tela sua admitida no Salão Oficial dos Artistas Franceses. Nesse mesmo ano regressa ao Brasil e se integra com os intelectuais do grupo modernista. Faz parte do “grupo dos cinco” juntamente com Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Menotti del Picchia. Nessa época começa seu namoro com o escritor Oswald de Andrade. Embora não tenha sido participante da “Semana de 22” integra-se ao Modernismo que surgia no Brasil, visto que na Europa estava fazendo estudos acadêmicos.

Volta à Europa em 1923 e tem contato com os modernistas que lá se encontravam: intelectuais, pintores, músicos e poetas. Estuda com Albert Gleizes e Fernand Léger, grandes mestres cubistas. Mantém estreita amizade com Blaise Cendrars, poeta franco-suiço que visita o Brasil em 1924. Inicia sua pintura “pau-brasil” dotada de cores e temas acentuadamente brasileiros. Em 1926 expõe em Paris, obtendo grande sucesso. Casa-se no mesmo com Oswald de Andrade. Em 1928 pinta o “Abaporu” para dar de presente de aniversário a Oswald que se empolga com a tela e cria o Movimento Antropofágico. É deste período a fase antropofágica da sua pintura. Em 1929 expõe individualmente pela primeira vez no Brasil. Separa-se de Oswald em 1930.

Em 1933 pinta o quadro “Operários” e dá início à pintura social no Brasil. No ano seguinte participa do I Salão Paulista de Belas Artes. Passa a viver com o escritor Luís Martins por quase vinte anos, de meados dos anos 30 a meados dos anos 50. De 1936 à 1952, trabalha como colunista nos Diários Associados.

Nos anos 50 volta ao tema “pau brasil”. Participa em 1951 da I Bienal de São Paulo. Em 1963 tem sala especial na VII Bienal de São Paulo e no ano seguinte participação especial na XXXII Bienal de Veneza. Faleceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1973.

Disponível em:

www.tarsiladoamaral.com.br/ 

Avaliação

Nessa aula o professor deverá observar se as crianças conseguem:

  • Reconhecer as obras de Tarsila do Amaral.
  •  Apreciar os elementos que constitui as obras observadas.   
  •  Utilizar diferentes técnicas para a produção de suas releituras.
  • Relatar fatos relativos a vida e obras de Tarsila do Amaral.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carla, Carla , Minas Gerais - disse:
    carlabeatriz.1304@Gmail.com

    24/10/2013

    Cinco estrelas

    Otimo!


  • Lieudja, E.M.Zuleide Fernandes , Rio Grande do Norte - disse:
    lieudja@hotmail.com

    20/09/2011

    Três estrelas

    Parabéns. Como forma de contribuir sugiro como proposta de atividade a interferência na obra ou seja, o aluno acrescenta elementos, muda algo existente como por exemplo o cabelo. Outra sugestão é que cada um faça seu auto-retrato.


  • Lúcia Andréa Cardoso Dias, ESC MUN ENS FUN FERNANDO FERRARI , Rio Grande do Sul - disse:
    lucia235@hotmail.com

    30/08/2011

    Quatro estrelas

    Achei muito boa esta aula, pois com ela poderei iniciar meu projeto de Arte e Música na escola.


  • Gabriele Closs, EMEF Ver. João Brizolla , Rio Grande do Sul - disse:
    gbcloss@gmail.com

    24/03/2011

    Cinco estrelas

    Gostei da aula. Acredito que iniciando com essas atividades a proposta de um projeto sobre a vida da artista se torna bem interessante!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.