18/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar de forma lúdica operações matemáticas(somar, subtrair, multiplicar, dividir);
Exercitar o raciocínio lógico em pouco espaço de tempo;
Socializar através das atividades de jogos matemáticos auxiliando os colegas e o professor.
Caro Professor, esta aula está indicada para o Ensino Fundamental Final (6º ano) e seria importante que houvesse um espaço de diálogo entre o professor de educação física e o professor de matemática, a fim de, discutirem estratégias e organização de tarefas para a otimização do processo de ensino aprendizagem dos alunos.
Inicie a aula reunindo os alunos no centro da quadra e explique os seus objetivos , em especial, que faremos brincadeiras com jogos de matemática e, que eles terão que exercitar o raciocínio rápido, mas que, fundamentalmente, devem se esforçar para executar as tarefas de forma correta, entendendo que tipo de operação matemática será exigida em cada atividade.
Atividade I - Formação de grupos:
Ao sinal do professor os alunos deverão formar grupos com numerações distintas, como:
Grupos de 4alunos...agora, corram livremente pela quadra...grupos de 5 alunos grupos de 5...grupos de 10 alunos.
A partir do momento que os alunos entenderam que a brincadeira é através da formação de grupos após o pedido do professor comece a fazer solicitações de formação de grupos com as operações(soma, subtração, multiplicação, divisão), tais como:
A-Grupos de 5 + 3= 8
B-Grupos de 26 - 22= 4
C- Grupós de 3 x 2= 6
D-Grupos de 10 ÷ 2= 5
Dica I - Professor, sugiro que faça formações diferentes, com operações distintas. Se o professor de matemática da turma puder estar presente peça que participe de algum grupo ou que ele sugira algumas operações.
Atividade II - Jogo do pega:
Após brincarem bastante nessa 1ª atividade onde a situação era de formar grupos com números de acordo com a operação pedida pelo professor, nesta atividade o professor deverá dividir a turma em dois grupos formando duas filas , uma diante da outra, onde os alunos deverão formar pares(um aluno de frente para o outro) divididos pela linha central da quadra.
O professor indicará aos alunos que um grupo jogará contra o outro, um lado será o "grupo par" e o outro lado o "grupo ímpar". O professor fará vários pedidos relacionados as operações matemáticas e, o valor que der, dando par ou ímpar. Por exemplo se o professor pedir: 20 x 2= 40, portanto, número par, o aluno que estiver na fila do "grupo par" deverá fugir para o seu lado até a linha de fundo, se ele chegar até lá estará "salvo", mas se o aluno do "grupo ímpar" conseguir pegá-lo marcará ponto para a coluna do "grupo ímpar".
Dica II- Professor, procure testar essa brincadeira umas duas ou três vezes e ir tirando as dúvidas que, com certeza, aparecerão Após essa etapa inice a brincadeira procurando diversificar bastante nas operações matemáticas.
Finalize a sua aula conversando com os alunos e questionando-os o que eles acharam da experiência de estudar matemática brincando numa aula de educação física. Pergunte aos alunos quais as operações matemáticas que tiveram mais facilidade e, qual a que tiveram mais dificuldade.
Quatro estrelas 3 calificaciones
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21/01/2014
Quatro estrelasamei a sugestão,farei na primeira semana de aula...
28/01/2013
Cinco estrelasÓtima, parabéns. Vou aplicar nas turmas do 6º ano.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Professora ótima Aula