Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Brincando com a matemática na aula de educação física(Aula 1)

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar de forma lúdica operações matemáticas(somar, subtrair, multiplicar, dividir);

Exercitar o raciocínio lógico em pouco espaço de tempo;

Socializar através das atividades de jogos matemáticos auxiliando os colegas  e o professor.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que os alunos tenham internalizado as principais operações matemáticas: soma, subtração, multiplicação e divisão.
Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, esta aula está indicada para o Ensino Fundamental Final (6º ano) e seria importante que houvesse um espaço de diálogo entre o professor de educação física e o professor de matemática, a fim de, discutirem estratégias e organização de tarefas para a otimização do processo de ensino aprendizagem dos alunos.

Inicie a aula reunindo os alunos no centro da quadra e explique os seus objetivos , em especial, que faremos brincadeiras com jogos de matemática e, que eles terão que exercitar o raciocínio rápido, mas que, fundamentalmente, devem se esforçar para executar as tarefas de forma correta, entendendo que tipo de operação matemática será exigida em cada atividade.

Atividade I - Formação de grupos:

Ao sinal do professor os alunos deverão formar grupos com numerações distintas, como:

Grupos de 4alunos...agora, corram livremente pela quadra...grupos de 5 alunos grupos de 5...grupos de 10 alunos.

A partir do momento que os alunos entenderam que a brincadeira é através da formação de grupos após o pedido do professor comece a fazer solicitações de formação de grupos com as operações(soma, subtração, multiplicação, divisão), tais como:

A-Grupos de 5 + 3= 8

B-Grupos de 26 - 22= 4

C- Grupós de 3 x 2= 6

D-Grupos de 10 ÷ 2= 5

Dica I - Professor, sugiro que faça formações diferentes, com operações distintas. Se o professor de matemática da turma puder estar presente peça que participe de algum grupo ou que ele sugira algumas operações.

Atividade II - Jogo do pega:

Após brincarem bastante nessa 1ª atividade onde a situação era de formar grupos com números de acordo com a operação pedida pelo professor, nesta atividade o professor deverá dividir a turma em dois grupos formando duas filas , uma diante da outra, onde os alunos deverão formar pares(um aluno de frente para o outro) divididos pela linha central da quadra.

O professor indicará aos alunos que um grupo jogará contra o outro, um lado será o "grupo par" e o outro lado o "grupo ímpar". O professor fará vários pedidos relacionados as operações matemáticas e, o valor que der, dando par ou ímpar. Por exemplo se o professor pedir: 20 x 2= 40, portanto, número par, o aluno que estiver na fila do "grupo par" deverá fugir para o seu lado até a linha de fundo, se ele chegar até lá estará "salvo", mas se o aluno do "grupo  ímpar" conseguir pegá-lo marcará ponto para a coluna do "grupo ímpar".

Dica II- Professor, procure testar essa brincadeira umas duas ou três vezes e ir tirando as dúvidas que, com certeza, aparecerão Após essa etapa inice a brincadeira procurando diversificar bastante nas operações matemáticas.

Finalize a sua aula conversando com os alunos e questionando-os o que eles acharam da experiência de estudar matemática brincando numa aula de educação física. Pergunte aos alunos quais as operações matemáticas que tiveram mais facilidade e, qual a que tiveram mais dificuldade.

Recursos Complementares
Não há necessidade de recursos complemetares para essa aula.
Avaliação
A avaliação será realizada com o auxílio do professor de matemática da turma através de exercícios da disciplina em sala de aula referentes ao tema desenvolvido nesta aula.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.