15/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
OBJETIVOS
Oportunizar ao aluno:
* Criar o gosto pela leitura e pela escrita.
* Ampliar seu repertório linguístico-discursivo.
* Tornar-se um leitor e escritor proficiente.
Estar inserido no processo de letramento.
JUSTIFICATIVA
As histórias em quadrinhos constituem um gênero textual especialmente atraente para os alunos e que envolve, sem sombra de dúvida, o maior número de leitores. O texto literário é resumido ou ausente, mas a compreensão é facilitada porque se apóia nos desenhos.
A produção de textos a partir das histórias em quadrinhos, por esses motivos, flui com naturalidade, a interlocução propicia a produção de novos sentidos, a criação é estimulada, a coerência é garantida pela seqüência de gravuras e o interesse dos alunos é sustentado pelas ilustrações coloridas.
Somando-se aos fatores apresentados, a variedade de gêneros textuais oferecidos aos alunos dinamizam as aulas, atendem às diferentes preferências e flexibilizam as estruturas linguísticas dos aprendizes.
ATIVIDADES
1ª etapa
a) A professora iniciará uma discussão oral com os alunos, recuperando os conhecimentos anteriormente adquiridos sobre os personagens do folclore e suas lendas: Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Iara, saci Pererê, Caipora, Boto, Cobra d’água, etc.
b) Distribuição aos alunos da seguinte história em quadrinhos:
c) Leitura silenciosa do texto.
d) Interpretação oral da história:
*Quais são os personagens?
*Qual foi o cenário onde ocorreu a história?
*Observe os quadrinhos e complete com a dúvida da Rosinha e o esclarecimento do Chico Bento:
. 3º quadrinho
. 5º quadrinho
. 8º quadrinho
. 13º quadrinho
*Qual foi o desfecho da história?
f) *No texto aparecem várias onomatopéias. (Recordar com os alunos esse conceito já estudado):
“Onomatopéias são palavras que representam sons”.
*Quais são as onomatopéias que aparecem no texto? O que elas representam?
- AUUUUU : uivo de lobo
- RIIIINNCHH: relinchado
- PLOSH... PLOSH...: barulho de natação
- TUM... TUM...: pulos
- TEC... TEC...: tremedeira
2ª etapa
PRODUÇÃO ESCRITA 1
A professora estimulará seus alunos a produzirem a história escrita para a história em quadrinhos.
Ela será feita primeiramente no rascunho, aproveitando-se folhas usadas. Depois de corrigida, será passada a limpo e ilustrada.
As histórias poderão ser afixadas no mural da sala, para a apreciação de todos.
PRODUÇÃO ESCRITA 2
a) Distribuição aos alunos da seguinte gravura:
b) Leitura oral coletiva da gravura.
c) Produção escrita da história que poderá acontecer em duplas ou de acordo com outra estratégia de interesse da professora.
d) Leitura oral das histórias produzidas para toda a turma.
AVALIAÇÃO
Durante a realização de todas as atividades, a professora auxiliará seus alunos e observará se:
• Perceberam a presença dos personagens folclóricos na história em quadrinhos;
• Descobriram os conflitos da personagem Rosinha e as soluções apresentadas pelo personagem Chico Bento;
• Criaram seus textos escritos com prazer e desenvoltura;
• Estão apresentando um bom nível de leitura e escrita, considerando seu nível de aprendizagem.
Cinco estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/09/2013
Cinco estrelasAdorei a aula prna que não tem mais historinhas, estou ensinando o meu filho a montar um texto com personagens folcloricos e que apareça a onomatopeia. Essa aula foi perfeita.
26/08/2012
Cinco estrelasAchei sua aula muito legal. Inclusive irei utilizá-la, no projeto da nossa escola sobre o Folclore.
18/06/2012
Cinco estrelasbem legal isso me deu a ideia de entregar uma historinha no fin da minha aula de brincadeira eu sou apenas uma criança que gosta de brincar de professora eeu amo essa profiçao