Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando com a matemática na aula de educação física(Aula 2)

 

18/12/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar de forma lúdica operações matemáticas(somar, subtrair, multiplicar, dividir);

Exercitar o raciocínio lógico em pouco espaço de tempo;

Socializar através das atividades de jogos matemáticos auxiliando os colegas e o professor.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos tenham internalizado as principais operações matemáticas: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Estratégias e recursos da aula

Caro profesor, nesta aula seria muito interressante um contato para a organização das atividades com o professor de matemática da turma, afim de, proporcionar uma significância entre as disciplinas e praticar a interdisciplinariedade entre elas. Nesta aula faremos atividades com alguns materiais, do tipo: cordas individuais, corda grande e bolas.

Dica I - Esta aula é sugerida para o Ensino Fundamental Final(6º ano).

Atividade I - Jogo dos cojuntos:

Professor, reuna os alunos no centro da quadra e explique que deverão formar vários conjuntos diferentes, de acordo com o pedido do professor.Por exemplo:

A - Conjunto de alunos que nasceram no mês de maio;

B- Conjunto dos alunos que começam com a letra M;

Após esse início faça alguns pedidos diferentes, procurando partir do mais fácil e ir aumentando o grau de dificuldade aos poucos, por exemplo:

C- Conjunto dos alunos que gostam de história, matemática, geografia;

D- Conjunto dos alunos que moram em regiôes da cidade distintas(Zona Central, Zona Sul, Zona Norte, Zona Oeste);

E- Interseção dos conjuntos dos alunos que gostam de história e matemática;

F- União dos conjuntos dos alunos que moram nas Regiões Sul e Norte.

Dica II - Caro Professor, sugiro que varie as possibilidades de criação de conjuntos. Caso seja possível a presença do professor de matemática da turma na construção e na aplicação desta aula peça que ele proponha diferentes formas de conjuntos.

OBS: A possibilidade de criar e dividir na organização das atividades entre duas ou , até mesmo, mais disciplinas, é sempre  prazeroso. Se possível ainda, na aplicação da aula a presença dos professores de outras disciplinas torna a aula, certamente, mais atrativa e projeta nos alunos um significado naquilo que estão aprendendo.

Atividade II - Pique dos territórios:

Se possível, distribua uma corda individual para cada aluno. Peça que façam figuras geométricas diferentes, podendo ser um círculo, um retângulo, um quadrado, um triângulo, etc. Essas figuras serão denominadas de "territórios".

Ao sinal do porfessor os alunos deverão trocar de "territórios" rapidamente, buscando não repetir o "território" de origem.

Após eles vivenciarem essas trocas sem maiores dificuldades, peça que :

Os alunos unam cordas e formem figuras maiores, do tipo: 2 +3 cordas para formar um retângulo.

Nos retângulos só hajam números pares;

Nos círculos apenas números ímpares;

Nos quadrados números ímpares em que haja meninos e meninas

Ao sinal do professor:

A- 20 - 15 = 5 - número ímpar, os alunos devem correr para os círculos e assim estarão salvos.

B - 12 x 3 = 36 - número par - os alunos deverãp correr par as figuras do retãngulo,

Dica III - Professor, não dê o resultado, os alunos é que devem realizar o cálculo.

Dica IV - Use da sua criatividade e faça variações de cálculos distintas nessa atiividade.

Atividade III - Conjunto de bolas:

Divida a turma em duas equipes, por exemplo: meninos e meninas. Espalhe os mais variados tipos de bolas no centro da quadra, peça aos alunos para que fiquem fora das linhas que delimitam a quadra.

Ao sinal do professor a equipe dos meninos deverá:

A-Reunir as bolas de basquete no conjunto das bolas de basquete(peça que façam um círculo com as cordas)

B- Reunir as bolas de futebol no conjunto bolas de futebol

Ao sinal do professor a equipe das meninas deverá:

C- Reunir as bolas de volei no conjunto bolas de volei

D- Reunir as bolas de borracha no conjunto bolas de borracaha.

E- As equipes deverão reunir as bolas de basquete e de futsal formando o "conjunto união" das bolas de basquete e de futsal.

Dica V -Professor, neste momento utilize da sua criatividade, juntamente, com o professor de matemática e proponham formação de conjuntos diferentes.Estimule aos alunos que um grupo faça pedidos de formação de conjuntos para o outro grupo.

Finalize a aula debatendo com os alunos o que eles aprenderam nas atividades e, caso haja necessidade, retire as dúvidas dos alunosem conjunto com o professor de matemática(caso haja possibilidade da presença deste profissional).

Recursos Complementares

Não há necessidade de recursos complementares para esta aula.

Avaliação

O processo avaliativo desta aula dar-se-á pela observação do entendimento da participação dos alunos na execuação das tarefas pedidas.Discuta com o professor de matemática da turma como foi a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.