Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BOLICHE: pontaria, diversão e aprendizado

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o jogo de boliche;
Contar e representar numericamente;
Relacionar numeral às quantidade correspondentes;
Esperar a sua vez;
Construir gráficos;
Melhorar a coordenação motora.

Duração das atividades
4 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante ter a prática de jogar com as crianças diferentes jogos. Jogo da memória, dominó, quebra-cabeça dentre outros.

Estratégias e recursos da aula

Objetivos da aula: Levar as crianças a construírem noções de quantidade, numeral, contar, comparar quantidades. A aula destina-se a crianças de 5 anos.

 
Primeiro Momento:
O professor/a produz um cartaz grande identificando os jogadores e o número de rodadas do jogo. Para iniciar o jogo, pode-se fazer apenas duas rodadas.

Ex.:
                       JOGO DE BOLICHE
                  1ª Rodada - 2ª Rodada
Paulo
Augusto
João
Maria
Mateus

Organiza-se as crianças em roda e decide-se quem iniciará o jogo de forma democrática por meio de brincadeira - mamãe mandou, dois ou um, ou outra forma que o professor conhecer. Daí é só seguir a ordem da roda até o último jogador. Todos devem observar quantos boliches cada coleguinha derrubou para ajudar na marcação do cartaz de forma coletiva. Assim as crianças terão uma visão geral de todas as jogadas.


Segundo Momento:

Em uma segunda aula o/a professor/a propõe que cada criança registre os pontos feitos por ela durante o jogo com material concreto. Elas deverão fazer o registro da primeira rodada, da segunda rodada e depois das duas rodadas juntas.

Terceiro Momento:

Em uma ativiadade para casa, o/a professor/a propõe que as crianças façam uma comparação entre os pontos feitos por cada jogador. O professor manda uma folha com os pontos de cada jogador nas duas rodadas. As crianças deverão observar a quantidade e colocar o numeral correspondente.



Depois de observarem as quantidades de pontos feitos por cada jogador, as crianças deverão preencher o gráfico em outra folha de atividade colorindo ou colando algum objeto que represente os pontos feitos por cada um. Ao final da construção do gráfico, as crianças deverão responder algumas questões:
1 - Qual jogador fez mais pontos?
2 - Qual jogador fez menos pontos?
3 - Algum jogador fez a mesma quantidade de pontos?

Recursos Complementares

Jogos diversos: dominó, quebra-cabeça, jogo da memória, boliche, etc.

Avaliação

Professor/a observe: As crianças já conseguem quantificar os elementos? Aceitam as regras do jogo? Conseguem fazer comparações? Relacionam quantidade ao numeral correspondente? As crianças demonstraram interesse pelo jogo e pelas atividades de registro?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • cesiane, agape , Bahia - disse:
    cesi.eva@hotmail.com

    20/02/2013

    Cinco estrelas

    certamente as crianças aprenderão de forma bastante lúdica.


  • Thais Sigoli, Unidade de Atendimento à Criança , São Paulo - disse:
    gathabc@hotmail.com

    13/08/2012

    Cinco estrelas

    ótima aula, clara e objetiva.


  • Evani Dias, SECRETARIA MUNICIPAL PORTADOR DE DEFICIENCIA , Rio de Janeiro - disse:
    evanishow@globo.com

    15/04/2012

    Cinco estrelas

    EXCELENTE!


  • Juliana Fausto, Faculdades Integradas Simonsen , Rio de Janeiro - disse:
    jufausto@bol.com.br

    26/09/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da idéia e tenho planos de aplicá-la em uma apresentação de aula matemática contextualizada, com algumas modificações. Muito obrigada pela ajuda.


  • Marisa A. Cunha, Jardim de Infância 106 Norte , Distrito Federal - disse:
    marisaacunha@terra.com.br

    11/08/2010

    Cinco estrelas

    Eu confecciono e jogo boliche com meus alunos, mas nunca transportei o resultado para dever de casa. O seu está ótimo!


  • adriana , adriana , Paraná - disse:
    adrianafrancisco2009@hotmail.com

    23/05/2010

    Cinco estrelas

    parabens seu planejamento esta muito legal e me ajudou muito obrigado


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.