20/12/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Conhecer o jogo de boliche;
Contar e representar numericamente;
Relacionar numeral às quantidade correspondentes;
Esperar a sua vez;
Construir gráficos;
Melhorar a coordenação motora.
É importante ter a prática de jogar com as crianças diferentes jogos. Jogo da memória, dominó, quebra-cabeça dentre outros.
Objetivos da aula: Levar as crianças a construírem noções de quantidade, numeral, contar, comparar quantidades. A aula destina-se a crianças de 5 anos.
Primeiro Momento:
O professor/a produz um cartaz grande identificando os jogadores e o número de rodadas do jogo. Para iniciar o jogo, pode-se fazer apenas duas rodadas.
Ex.:
JOGO DE BOLICHE
1ª Rodada - 2ª Rodada
Paulo
Augusto
João
Maria
Mateus
Organiza-se as crianças em roda e decide-se quem iniciará o jogo de forma democrática por meio de brincadeira - mamãe mandou, dois ou um, ou outra forma que o professor conhecer. Daí é só seguir a ordem da roda até o último jogador. Todos devem observar quantos boliches cada coleguinha derrubou para ajudar na marcação do cartaz de forma coletiva. Assim as crianças terão uma visão geral de todas as jogadas.
Segundo Momento:
Em uma segunda aula o/a professor/a propõe que cada criança registre os pontos feitos por ela durante o jogo com material concreto. Elas deverão fazer o registro da primeira rodada, da segunda rodada e depois das duas rodadas juntas.
Terceiro Momento:
Em uma ativiadade para casa, o/a professor/a propõe que as crianças façam uma comparação entre os pontos feitos por cada jogador. O professor manda uma folha com os pontos de cada jogador nas duas rodadas. As crianças deverão observar a quantidade e colocar o numeral correspondente.
Depois de observarem as quantidades de pontos feitos por cada jogador, as crianças deverão preencher o gráfico em outra folha de atividade colorindo ou colando algum objeto que represente os pontos feitos por cada um. Ao final da construção do gráfico, as crianças deverão responder algumas questões:
1 - Qual jogador fez mais pontos?
2 - Qual jogador fez menos pontos?
3 - Algum jogador fez a mesma quantidade de pontos?
Jogos diversos: dominó, quebra-cabeça, jogo da memória, boliche, etc.
Professor/a observe: As crianças já conseguem quantificar os elementos? Aceitam as regras do jogo? Conseguem fazer comparações? Relacionam quantidade ao numeral correspondente? As crianças demonstraram interesse pelo jogo e pelas atividades de registro?
Cinco estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/02/2013
Cinco estrelascertamente as crianças aprenderão de forma bastante lúdica.
13/08/2012
Cinco estrelasótima aula, clara e objetiva.
15/04/2012
Cinco estrelasEXCELENTE!
26/09/2010
Cinco estrelasGostei muito da idéia e tenho planos de aplicá-la em uma apresentação de aula matemática contextualizada, com algumas modificações. Muito obrigada pela ajuda.
11/08/2010
Cinco estrelasEu confecciono e jogo boliche com meus alunos, mas nunca transportei o resultado para dever de casa. O seu está ótimo!
23/05/2010
Cinco estrelasparabens seu planejamento esta muito legal e me ajudou muito obrigado