Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos brincar de formar palavras?

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Piementel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Exercitar a formação de sílabas;

Construir palavras através dos jogos;

Associar as letras com as figuras apresentadas;

Socializar com os colegas ns brincadeiras desenvolvidas.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos já deverão ter iniciado o processo de alfabetização na escola. Para isso, sugiro que esta aula seja discutida com o(a) professor(a) da turma na busca do aproveitamento e otimização do processo de ensino aprendizagem das crianças.
Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, nesta aula os alunos do 1º ano (Classe de Alfabetização) deverão realizar atividades que formem sílabas e algumas palavras.Procure,de forma antecipada, selecionar figuras diferentes que as crianças conheçam, tais como: bichos; frutas e outros que possam ser atrativos para a atividade. Professor essa atividade deve ser utilizada a partir do final do 1º bimestre ou trimestre dependendo da sistemática de funcionamento de sua escola.

Trabalhe também com giz(dê um pequeno pedaço para cada aluno e uma corda individual ).

Dica I - Caso não tenha corda trabalhe com um rolo de barbante(dê aproximadamente 1 metro para cada aluno e peça que tenham cuidado com o seu material).

Atividade I - Tempestade de palavras:

Com as crianças ocupando uma das metades da quadra de esportes dê um pedaço de giz para cada um dos alunos e peça que eles escrevam e desenhem aquilo que imaginarem.Essa é uma fase importante, pois, o professor poderá fazer uma rápida avaliação daquilo que poderá ser exigido durante a aula e, os alunos exercitarão a escrita em um local muito diferente do usual(sala de aula e papel). Cria-se, portanto, um momento de muita descontração e, muitas vezes, nós, professores nos surpreendemos com os alunos nessa fase.

Após esta fase inicial onde os alunos já terão experimentado escrever no chão, junto com os colegas, passe  para a atividade seguinte.

Atividade II - Formando palavras - separando sílabas:

Professor,  leve os alunos para a outra meia quadra e ali apresente a figura dos seguintes animais: Pato/Galo/Elefante/Girafa e Leão. Peça que os alunos(cada um deles) escolha um espaço nesta meia quadra e:

A - Escreva os nomes dos animais(ofereça um tempo para essa atividade - 5 minutos);

B - Separe as sílabas dos nomes dos animais (5 minutos)

C - Organize o "Pique Elefante" -  Um ou dois alunos deverão ser os pegadores, onde, com uma das mãos deverão segurar o nariz, enquanto o outro braço passará por dentro do espaço do braço que está segurando o nariz, fazendo algo semelhante a uma tromba de elefante.

Dica II - Os alunos devem fugir dos "elefantes" e , aqueles que forem pegos serão os novos pegadores "elefantes".

Atividade III - Formação de palavras :

Professor, neste momento vamos trabalhar com as cordas individuais ou os barbantes que devem ser distribuídos a cada aluno. Peça que eles pulem corda; estiquem as cordas no chão e saltem sobre elas; façam um círculo com cada corda e:

A - Ao apito do professor saltem para o interior do círculo, ao 2º apito saltem para a parte externa do círculo.

Dica III - Nesta parte faça brincadeiras com os alunos, faça que vai apitar e recue; apite seguidamente, etc.

Finalizando a aula:

Professor, nesta parte trabalharemos com as cordas ou barbantes e estimularemos a coordenação fina dos alunos nas atividades seguintes.

A - Cada aluno deverá com sua corda formar a 1ª letra do seu nome, por exemplo: Maria - letra "M";

B - Forme grupos de 5/6 alunos e esses deverão formar o nome de um animal (cada corda será uma letra), por exemplo:

J-A-C-A-R-É ou G-I-R-A-F-A

Dica IV - Estimule com outras formações, do tipo: nome de frutas, nome de professores, etc.

Recursos Complementares
Não há a necessidade de recursos complementares para esta aula.
Avaliação

O processo avaliativo desta aula será através da observação do professor quanto a participação e o envolvimento nas atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.