21/01/2010
Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Desenvolver a memória através de historias;
• Ampliar seu repertório de histórias;
• Perceber a relação entre a língua oral e a língua escrita;
• Desenvolver a expressão oral;
• Participar das discussões ouvindo e expressando suas opiniões.
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio para tal atividade.
Primeiro momento:
A professora conversa com a classe sobre a data que se aproxima o NATAL.
Pergunta para eles:
- o que eles sabem sobre o NATAL?
- Como é comemorada esta data em suas casas?
Enquanto as crianças falam, a professora registra no blocão da sala o que o que eles falam. Este material deverá ficar exposto na sala.
Segundo momento:
A professora diz que vai contar uma história que fala sobre um homem muito generoso:
O HOMEM GENEROSO
Há muito, mas há muito tempo atrás existiu um homem muito rico, ele tinha bastante dinheiro, mas era também muito generoso.
Esse bom homem chamava-se Nicolau e por ser muito bondoso, distribuía dinheiro aos pobres e presenteava as crianças que não tinham como comprar brinquedos, com isso esse caridoso alegrava os corações dos que tinham a oportunidade de por ele ser beneficiado.
Esse homem faleceu no dia 6 de dezembro, tornando este dia o Dia de São Nicolau.
Esta data é muito lembrada e comemorada em alguns países do oriente, onde os pais ainda presenteiam seus filhos fazendo uma referência a São Nicolau.
Por causa da proximidade de sua festa com a data do nascimento de Cristo, acabou-se transferindo lentamente a tradição de presentear as crianças para o dia 25 de dezembro.
Os pais costumavam dizer aos filhos que era São Nicolau quem trazia os presentes do céu.
Assim, São Nicolau foi se tornando um símbolo natalino e o 1º Papai Noel reconhecido pelo mundo.
Então em vários lugares do mundo, é comum as pessoas se presentearem trazendo este espírito de solidariedade.
Terceiro momento:
A professora faz algumas indagações sobre a compreensão do texto lido:
Quarto momento:
Propor às crianças a construção de um texto coletivo, a partir das informações descobertas na história contada pela professora.
Registrar o texto num blocão e deixar em exposição na sala.
Apresentar neste dia, alguns livros e cartazes sobre o tema.
Ao reconstruir o texto a professora observa a fidelidade dos alunos frente à produção sugerida, a utilização dos elementos lingüísticos próprios desse tipo de texto.
Outro aspecto importante é garantir a compreensão do texto ouvido pelos alunos.
Incentivar que os alunos posicionem-se frente a história ouvida pois a participação oral é muito importante, portanto se faz necessário que a professora estimule seus alunos para tal.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!