Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ESCREVENDO PARA O BOM VELHINHO!

 

14/12/2009

Autor y Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Comunicar-se através de uma carta.
• Valorizar a escrita como meio de comunicação.
• Expressar seus sentimentos, através desse texto.
• Ter a oportunidade de expor seus desejos acerca do mundo.
• Refletir sobre uma condição de melhoria planetária.

Duração das atividades
Dois tempos de aulas com 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No decorrer do ano letivo os alunos já conheceram este gênero, portanto já se apropriaram deste tipo textual. Basta então, para a construção desta, a professora apenas relembrar os caracteres desta.
Também se faz necessário ter participado da aula anterior - QUEM É O BOM VELHINHO? , pois esta dará subsídio para a elaboração desta carta.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:
A professora lembrará a aula anterior, pedindo para que as crianças falem sobre a história trazida por ela.
Nesse momento pode também pedir para que algumas crianças leem o texto coletivo exposto na sala.
Segundo momento:
A professora lança perguntas como:
O que para eles faria o mundo ser melhor?
O que eles acham que falta ao mundo?
O que a natureza precisa?
O precisaria melhorar na relação entre o Homem e os outros seres?
O que precisa melhorar:
• Na sua casa; em seus bairros; na sua escola; cidade e país.

Cabe a professora nesses momentos explorar bem a oralidade de seus alunos, garantir e permitir que todos tenham a oportunidade de falar.

Terceiro momento:
A professora encaminha a proposta da produção da carta relembrando a função desse tipo de texto.
Explica que eles se organizarão em duplas e juntos escreverão uma carta, pedindo ao “Bom Velhinho” que traga coisas boas para as pessoas que moram nesse mundo, que este mundo possa melhorar cada vez mais.
É importantíssimo que a professore lembre à classe que os pedidos não são para coisas materiais tais como brinquedos, carros, casas novas, por exemplo. Mas pedir que cada pessoa tenha onde morar é uma variante para o pedido de casa que pode ser escrito.
Segue exemplo abaixo:

Recursos Complementares

Deixar na sala alguns modelos de cartas já escritos pela classe no decorrer deste ano.

Avaliação

A professora deverá observar constantemente:
Se os alunos conseguem expor suas idéias de forma espontânea;
Se necessitarem de estímulos para expressarem suas idéias;
No decorrer da elaboração da carta como está sendo praticado pela dupla o confronto entre as idéias, a participação de cada aluno, se está ocorrendo interação entre as partes, se há domínio de uma criança sobre a outra, se há escuta entre eles. Se um colega aceita a contribuição do outro.
Observar como o texto está sendo desenvolvido pelas duplas.
Quais procedimentos de ajuste entre o que está escrito e o que desejavam escrever.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.