14/12/2009
Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Comunicar-se através de uma carta.
• Valorizar a escrita como meio de comunicação.
• Expressar seus sentimentos, através desse texto.
• Ter a oportunidade de expor seus desejos acerca do mundo.
• Refletir sobre uma condição de melhoria planetária.
No decorrer do ano letivo os alunos já conheceram este gênero, portanto já se apropriaram deste tipo textual. Basta então, para a construção desta, a professora apenas relembrar os caracteres desta.
Também se faz necessário ter participado da aula anterior - QUEM É O BOM VELHINHO? , pois esta dará subsídio para a elaboração desta carta.
Primeiro momento:
A professora lembrará a aula anterior, pedindo para que as crianças falem sobre a história trazida por ela.
Nesse momento pode também pedir para que algumas crianças leem o texto coletivo exposto na sala.
Segundo momento:
A professora lança perguntas como:
O que para eles faria o mundo ser melhor?
O que eles acham que falta ao mundo?
O que a natureza precisa?
O precisaria melhorar na relação entre o Homem e os outros seres?
O que precisa melhorar:
• Na sua casa; em seus bairros; na sua escola; cidade e país.
Cabe a professora nesses momentos explorar bem a oralidade de seus alunos, garantir e permitir que todos tenham a oportunidade de falar.
Terceiro momento:
A professora encaminha a proposta da produção da carta relembrando a função desse tipo de texto.
Explica que eles se organizarão em duplas e juntos escreverão uma carta, pedindo ao “Bom Velhinho” que traga coisas boas para as pessoas que moram nesse mundo, que este mundo possa melhorar cada vez mais.
É importantíssimo que a professore lembre à classe que os pedidos não são para coisas materiais tais como brinquedos, carros, casas novas, por exemplo. Mas pedir que cada pessoa tenha onde morar é uma variante para o pedido de casa que pode ser escrito.
Segue exemplo abaixo:
Deixar na sala alguns modelos de cartas já escritos pela classe no decorrer deste ano.
A professora deverá observar constantemente:
Se os alunos conseguem expor suas idéias de forma espontânea;
Se necessitarem de estímulos para expressarem suas idéias;
No decorrer da elaboração da carta como está sendo praticado pela dupla o confronto entre as idéias, a participação de cada aluno, se está ocorrendo interação entre as partes, se há domínio de uma criança sobre a outra, se há escuta entre eles. Se um colega aceita a contribuição do outro.
Observar como o texto está sendo desenvolvido pelas duplas.
Quais procedimentos de ajuste entre o que está escrito e o que desejavam escrever.
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