14/12/2009
Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Desenvolver a criatividade;
• Relembrar esse tipo de texto, convite;
• Ter a oportunidade de refletir sobre a escrita desse gênero textual;
• Reconhecer as informações que constam nesse tipo de texto;
• Valorizar a escrita como estratégia de comunicação;
A professora parte do pressuposto de que no decorrer do ano letivo este tipo de texto esteve presente em suas aulas.
Neste primeiro momento a professora relembra com a turma os convites que já foram elaborados por eles no decorrer do ano.
Diz que nesta aula, eles elaborarão um convite convidando os responsáveis para comparecerem na escola para a exposição dos trabalhos confeccionados neste último trimestre e festa de encerramento do ano letivo.
Lista quais são os elementos indispensáveis em um convite.
A professora combina com eles que escrevera no quadro o texto por eles elaborado:
Segue modelo abaixo.
CAPA
QUERIDOS PAIS
COMPAREÇAM!!
NÃO PERCAM A NOSSA EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS E GRANDE FESTA DE ENCERRAMENTO DESTE ANO.
LOCAL: NOSSSA SALA DE AULA
HORÁRIO: 15:30
Após a confecção deste, a professora le para a classe, analisam juntos se está bom o texto e depois distribui metade de papel colorido para que cada copie o texto do quadro e depois enfeite o livremente o seu convite para entregar ao seu responsável.
Segue exemplo:
A professora deixa em exposição na sala os diversos modelos de convites observados e trabalhados na sala no decorrer do ano.
A professora verificará o domínio dos alunos frente este tipo de texto já trabalhado no decorrer do ano. Se colocaram os dados mais relevantes, tais como: dia, horário, local.
O capricho frente a elaboração do seu convite, assim com sua criatividade e ilustração.
A facilidade de copiar um texto do quadro.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!