14/12/2009
Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Identificar a escrita de seu próprio nome, assim como dos colegas;
• Refletir sobe a escrita dos nomes;
• Organizar os nomes dentro de uma ordem alfabética;
• Estabelecer relações entre os diferentes nomes;
• Ampliar seu conhecimento acerca do alfabeto;
Saber nomear, senão todos os nomes dos colegas de sua classe, a maioria.
Conhecer a ordem alfabética
Primeiro momento:
A professora diz que nesse momento eles trabalharão em duplas, ela distribui várias fichas contendo o nome de todos os colegas de sua sala de aula e mais alguns “nomes intrusos” – que são dos colegas de outras turmas da escola e pede para que eles separem apenas os nomes dos colegas da turma .
Segundo momento:
Após a seleção dos nomes, a professora distribui para cada dupla um cartaz contendo o alfabeto e pede pra eles colarem as fichas com os nomes dos colegas da classe.
Segue modelo:
Para enriquecer mais a atividade, a professora pede as duplas para colarem numa outra lista o nome dos "Alunos Intrusos", conforme modelo abaixo.
CAVALGANDO O ARCO-IRIS
Pedro Bandeira
LÉ COM CRÉ
José Paulo Paes
EDITORA ÁTICA
O JOGO DAS PALAVRAS MÁGICAS
Autor: Elias José
PAULINAS
O EMBRULHO DO GETÚLIO
Dilan Camargo
EDITORA scipione
VEJAM COMO EU SEI ESCREVER
Autor: José Paulo Paes
EDITORA ÁTICA
DE LETRA EM LETRA
Bartolomeu Campos de Queiroz
MODERNA
A POESIA É UMA PULGA
Sylvia Orthof
SARAIVA
QUEM É QUEM
Lalau e Laurabeatriz
COMPANHIA DAS LETRINHAS
O trabalho com os nomes próprios é muito rico, pois este por ser uma palavra estável, logo permite que os alunos estabeleçam várias hipóteses frente à construção da escrita, como por exemplo, a forma e o valor sonoro convencional das letras; a quantidade de letras necessária para escrever os nomes assim como a variedade, a posição e a ordem das letras dentro de uma escrita convencional.
Portanto através de uma atividade como esta que parece muito simples, podemos claramente observar quais alunos identificam seus próprios nomes, assim como dos colegas, quais as reflexões acerca da escrita que eles estão fazendo, se já percebem e utilizam a organização alfabética.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/02/2012
Cinco estrelasmuito boa,usarei na próxima aula.bjs.
24/04/2010
Cinco estrelasESTA ATIVIDADE E EXCELENTE, OS EDUCANDO TEM UMA PARTICIPAçAO MAIOR NA AULA.