Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ABC DA TURMA

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar a escrita de seu próprio nome, assim como dos colegas;
• Refletir sobe a escrita dos nomes;
• Organizar os nomes dentro de uma ordem alfabética;
• Estabelecer relações entre os diferentes nomes;
• Ampliar seu conhecimento acerca do alfabeto;

Duração das atividades
Uma aula com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber nomear, senão todos os nomes dos colegas de sua classe, a maioria.
Conhecer a ordem alfabética

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:

A professora diz que nesse momento eles trabalharão em duplas, ela distribui várias fichas contendo o nome de todos os colegas de sua sala de aula e mais alguns “nomes intrusos” – que são dos colegas de outras turmas da escola e pede para que eles separem apenas os nomes dos colegas da turma .

Segundo momento:
Após a seleção dos nomes, a professora distribui para cada dupla um cartaz contendo o alfabeto e pede pra eles colarem as fichas com os nomes dos colegas da classe.
Segue modelo:

Para enriquecer mais a atividade, a professora pede as duplas para colarem numa outra lista o nome dos "Alunos Intrusos", conforme modelo abaixo.

Recursos Complementares

CAVALGANDO O ARCO-IRIS
Pedro Bandeira

LÉ COM CRÉ
José Paulo Paes
EDITORA ÁTICA

O JOGO DAS PALAVRAS MÁGICAS
Autor: Elias José
PAULINAS

O EMBRULHO DO GETÚLIO
Dilan Camargo
EDITORA scipione

VEJAM COMO EU SEI ESCREVER
Autor: José Paulo Paes
EDITORA ÁTICA

DE LETRA EM LETRA
Bartolomeu Campos de Queiroz
MODERNA

A POESIA É UMA PULGA
Sylvia Orthof
SARAIVA

QUEM É QUEM
Lalau e Laurabeatriz
COMPANHIA DAS LETRINHAS

Avaliação

O trabalho com os nomes próprios é muito rico, pois este por ser uma palavra estável, logo permite que os alunos estabeleçam várias hipóteses frente à construção da escrita, como por exemplo, a forma e o valor sonoro convencional das letras; a quantidade de letras necessária para escrever os nomes assim como a variedade, a posição e a ordem das letras dentro de uma escrita convencional.
Portanto através de uma atividade como esta que parece muito simples, podemos claramente observar quais alunos identificam seus próprios nomes, assim como dos colegas, quais as reflexões acerca da escrita que eles estão fazendo, se já percebem e utilizam a organização alfabética.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.