14/12/2009
Simone de Alencastre Rodrigues Soymara Vieira Emilião
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Desenvolver estratégias de leitura e compreensão da leitura;
• Desenvolver a expressão oral;
• Estimular o prazer proporcionado pela leitura, principalmente de texto poético;
• Estimular a criatividade;
O aluno deverá ter conhecimento sobre a estrutura de uma poesia e através desta familiaridade reconhecer que versos são as linhas que compõem uma poesia.
Identificar o começo, meio e fim de um texto.
Primeiro a professora apresenta a poesia: O Bicho Papão numa folha grande.
Lê uma vez para a turma, depois pede para que os alunos leiam juntos com ela para o grupo todo.
A professora pode pedir que uma dupla leia, novamente, a poesia depois solicitar que uma dupla repita a poesia, e finalmente, escolher ou convidar uma dupla para recitar a poesia com ou sem auxilio da turma.
É importante que a professora estimule e incentive a leitura por parte de todos os alunos.
Ô BICHO-PAPÃO,
Ô BICHO-PAPÃO,
LEVE A BOLA,
LEVE A COLA,
LEVE A LANTERNA,
LEVE O CÃO,
LEVE A ESPADA,
LEVE O PIÃO,
LEVE A ATIRADEIRA
E O JOGO DE BOTÃO,
LEVE TUDO
QUE É BRIQUEDO,
ATÉ MESMO O
CARRÃO,
SÓ NÃO LEVE
ESTE MENINO
QUE VIVE NO MEU
CORAÇÃO.
CYRO DE MATTOS
Em um segundo momento a professora distribui para cada aluno uma folha com a poesia impressa e pede para que os alunos individualmente recriem os três últimos versos do poema e ilustrem.
Ô BICHO-PAPÃO,
Ô BICHO-PAPÃO,
LEVE A BOLA,
LEVE A COLA,
LEVE A LANTERNA,
LEVE O CÃO,
LEVE A ESPADA,
LEVE O PIÃO,
LEVE A ATIRADEIRA
E O JOGO DE BOTÃO,
LEVE TUDO
QUE É BRIQUEDO,
ATÉ MESMO O
CARRÃO,
SÓ NÃO LEVE
____________________
____________________
____________________
A professora poderá realizar esta atividade em duplas.
A professora deve deixar em exposição constante na sala de aula diversos livros de poesias, como estes.
• A arca de Noé; Vinicius de Moraes; COMPANHIA DAS LETRINHAS
• Brasileirinhos — Poesia para os bichos mais especiais da nossa fauna, de Lalau e Laurabeatriz, editora Cosac & Naify.
• Novos Brasileirinhos — Lalau e Laurabeatriz, editora Cosac & Naify.
• De letra em letra, de Bartolomeu Campos de Queirós, publicado pela editora Moderna.
• Fora da gaiola; e outras poesias; Lalau e Laurabeatriz; COMPANHIA DAS LETRINHAS
• Lé com crê, Poemas de José Paulo Paes, Ilustrações de Alcy, EDITORA ÁTICA
• 13 Lendas Brasileiras, Mario Bag, EDITORA PAULINAS
• Novos brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz, publicado pela editora Cosac & Naify.
• O jogo das palavras mágicas; Elias José; Ilustrações de Nelson Cruz; PAULINAS
• Olha o bicho; José Paulo Paes; Ilustrações de Rubens Matuck; EDITORA ÁTICA
• Ou isto ou aquilo; Cecília Meireles; Nova Fronteira
• Poesia fora da estante, de Sérgio Capareli da editora Projeto.
• Poemas para brincar; José Paulo Paes; EDITORA ÁTICA
• Qual é que é, Lalau e Laurabeatriz; CORTEZ EDITORA
• Quem é quem; Lalau e Laurabeatriz; COMPANHIA DAS LETRINHAS
• Vejam como eu sei escrever, José Paulo Paes, Ilustrações de Alex Cerveny, EDITORA ÁTICA
A professora deverá observar:
O desenvolvimento quanto à habilidade de ouvir e recitar uma poesia.
O grau de interesse por este gênero textual.
Identificar as estratégias que os alunos utilizam durante a leitura.
A criatividade para completar os três últimos versos da poesia.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!