Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PAINEL RETRATISTA EM MOSAICO

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Trabalhar com o gênero “Retrato”;
 Conhecer o poeta Mário Quintana no seu centenário;
 Aprender sobre a arte mosaicista;
 Exercitar a prática do mosaico;
 Trabalhar exercícios de reprodução e ampliação de imagem com uso das novas tecnologias para o ensino.
 Produzir plasticamente uma proposta coletiva em grande painel de mosaico com técnica direta, à luz do referencial teórico-plástico estudado.

Duração das atividades
•Sete aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Noções básicas de desenho e mosaico.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

 Escolha um texto sobre a Arte do Mosaico e trabalhe com a turma. Sugestão:
 O mosaico é uma expressão artística na qual o autor, no caso o artista, organiza pequenas peças coloridas e as colam sobre uma superfície, formando imagens. As peças a serem utilizadas em um mosaico podem ser pequenos fragmentos de pedras, como mármore, granito, pedaços de vidro, seixos, pedras semipreciosas e outros materiais, sobre qualquer superfície, seja ela fixa ou transportável. O termo mosaico é originário de “mosaicon”, que significa musa. Essa forma de arte já existe há milênios, pois do Oriente os sumérios, por volta de sete mil anos atrás, já revestiam pilastras com cones de argilas coloridas e fixadas em massa, formando uma decoração geométrica. Os gregos e os romanos também utilizavam a técnica do mosaico no auge de suas culturas para decorarem os pisos e as paredes das construções.
É importante saber que em 395 d.C., Teodósio, Imperador de Roma, dividiu seu império entre seus filhos Honório e Arcárdio. Roma tornou-se capital do Império Ocidental, que ficou com Honório, e o Império Romano Oriental ficou com Arcádio, cuja capital passou a ser Constantinopla, antiga Bizâncio e atual Istambul. A arte bizantina se desenvolveu no Império Romano Oriental, e com ela a força da produção de mosaicos.
Quando o Cristianismo passa a ser oficialmente a religião do Império Romano, a arte que vinha sendo produzida, desde que os cristãos eram intolerados e perseguidos pelos romanos, uma arte de pinturas em paredes e tetos das catacumbas, os novos mausoléus e templos passam a ser decorados por mosaicos, abordando os temas de histórias do Antigo e Novo Testamento. Neste período a técnica se desenvolve, os artistas se tornam mais hábeis, e a qualidade das obras aumentam devido o desenvolvimento da técnica, sendo a expressão máxima na arte bizantina do período românico. Os sarcófagos decorados pelos fiéis chegavam a sofisticação de possuírem relevos em seus mosaicos.
Com a revolução industrial, o aperfeiçoamento das técnicas da arquitetura e a arte sendo incorporada aos produtos industrializados oferecidos ao mercado em expansão, o mosaico passa a ser produzido em lajotas ou pequenos quadrados de cerâmica, que ao se unir formavam imagens decorativas surpreendentes em painéis coloridos. No final do século XIX e início do século XX, o arquiteto da catalão Antoni Gaudí (1852-1926), desenvolveu uma estética própria na sua arte. Gaudí utilizava recursos do mosaico em sua arquitetura, integrando a obra à natureza de forma harmoniosa. Ele rompeu com a forma plana nos edifícios e também passou a explorar as superfícies produzidas pela própria natureza utilizando a arte do mosaico. O Parque Güell, a Casa Milá e a Casa Batló, na Espanha, são exemplos fabulosos da multiplicidade de técnicas, incluindo o mosaico.
Nos anos cinqüenta e sessenta do século XX, a moda era a utilização de pastilhas de azulejos nos pisos e paredes das construções, e na década de noventa a utilização do vidrotil na arte do mosaico. Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores.
Fontes
CALABRIA, Carla Paula Brondi, MARTINS, Raquel Valle. Arte, História e Produção, 2, Arte Ocidental. São Paulo: FTD, 1997.
COLL, César, TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Arte. São Paulo: Ática, 2000.
http://www.infoescola.com/artes/mosaico/  (Autoria: Lindomar da Silva Araujo)

 Trabalhe com os alunos, informações sobre o poeta brasileiro Mário Quintana - (Em 2006 comemorou-se o seu centenário):

http: //www.suapesquisa.com/biografias/mario_quintana.htm

Mario de Miranda Quintana nasceu em Alegrete no dia 30 de julho de 1906. Trabalhou em jornais de Porto Alegre e na Livraria d o Globo (atual Edito ra Globo). Traduziu Prost, Conrad, Voltaire, Virgínia Woolf, Maupassant, Graham Greene e Balzac, além de outros autores importantes. Dentre as suas obras publicadas estão A Rua dos Cataventos (1940), Canções (1945), Sapato Florido (1947), O Aprendiz de Feiticeiro (1950), Poesias (1962), Pé de Pilão (1968), Quintanares (1976), Preparativos de Viagem (1987) e Velório sem Defunto (1990). Em 1980, Quintana recebeu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras. Ele faleceu em Porto Alegre no dia 5 de maio de 1994, aos 87 anos.
http://www.gazetadosul.com.br/default.phparquivo=_noticia.php&intIdConteudo=122917&intIdEdicao=1934

 Consulte, antecipadamente, obras literárias do poeta e escritor e mostre aos alunos. Sugestão de pesquisa para planejamento e preparação do material didático da aula:
http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp


http://www.suapesquisa.com/biografias/mario_quintana.htm


http://www.sampa.art.br/biografias/marioquintana/bibliografia/

 Sugestão de livro de autoria de Quintana para ser manuseado e trabalhado com os alunos:
Pé de Pilão (1968) - literatura infanto-juvenil

Aula 2
 De posse da foto/imagem do poeta e escritor Mário Quintana, solicite aos alunos um desenho de observação em grafite sobre papel canson ou lápis de cor sobre papel canson, ficando a cargo do aluno a sua opção;
 Alguns desenhos apresentados pela turma:
• Em preto e branco:

• Em cores:

Aula 3

 Converse sobre as possibilidades de trabalho em mosaico na escola para a construção de um painel em mosaicista com a imagem do poeta Mário Quintana, utilizando-se de recortes em cores variadas de E.V.A, cola e papel craft;
 Prepare com antecedência, uma imagem/foto do poeta e escritor Mário Quintana;
 Pergunte se o grupo conhece uma máquina de xerox e se já viram este equipamento em funcionamento;
 Leve a turma para o Serviço de Reprografia da sua escola e tire uma cópia em transparência da imagem selecionada (não havendo esse setor no seu local de trabalho, providencie antecipadamente a transparência e explique como se obtém a reprodução);
 Mostre aos alunos a imagem/foto do poeta em papel e anexe à parede;
 Mostre também a transparência – xerox desta imagem e fale das possibilidades de reprodução e ampliação de imagens manualmente, com o recurso didático do retroprojetor e da transparência, preparando a parede com um papel – craft ou layout grande (do tamanho da imagem desejada);
 Com giz de cera e com a luz apagada , ligue o retroprojetor com a transparência já posicionada e inicie o trabalho de preenchimento das linhas, atentando para os efeitos de luz e sombra e detalhes da imagem refletida na parede;

 Todos os alunos deverão ter um tempo de desenho no suporte coletivo, de dois em dois ou de três em três, dependendo do espaço disponível para a atuação de cada um com qualidade;

 De vez em quando, acenda a luz e mostre aos alunos como está ficando a imagem reproduzida de forma ampliada;
 De posse do desenho pronto, converse sobre a sensação de cada aluno ao participar desta proposta coletiva e do novo conhecimento adquirido com a proposta de uso de novas tecnologias para a educação na sala de aula.

Aula 3, 4, 5 e 6
 Antes de iniciar a construção com Mosaico, propriamente dito, apresente a os alunos, obras no g ênero artístico “Retrato”, buscando artista contemporâneos, dando maior visibilidade às possibilidades de produção poética e processo criativo;
Sugestão:

Arthur Omar, INDIGO BLUE, 2000, Ilustração Digital
Acervo Soraia Lelis

Nelson Leiner, ADORAÇÃO OU ALTAR PARA ROBERTO CARLOS, 1966, Instalação.
Acervo Soraia Lelis

 Junte retalhos de E.V.A de cores variadas e prepare a sala de modo que o desenho coletivo produzido na aula anterior fique ao acesso de todos;

 Providencie cola, pincéis e tesouras e inicie com os alunos o processo de colagem das pecinhas minúsculas de E.V.A sobre o suporte que abriga a imagem ampliada de Mário Quintana.

Aula 7
 Conclua a proposta de retrato em painel mosaicista e se houver disponibilidade financeira, providencie uma proteção plástica e uma moldura simples para abrigar o painel retratista em mosaico;
 Apresente um conceito de retrato e a partir deste, solicite que os alunos criem um conceito próprio do gênero artístico “Retrato”. Sugestão:
 Retrato - O retrato é um gênero artístico que tem sua história ligada a tempos remotos, quando era usado com fins sociais, religiosos, comemorativos e mesmo em funerais. Seu significado primário tem raízes na idéia de memória. Retratar seria, então, a arte de guardar a memória de alguém. Atravessando séculos, a arte do retrato passa por modificações de acordo com a sociedade de cada época. Seja simbolizando poder com poses formais, seja com cores e gestos mais livres, revela costumes, comportamentos, rotinas e sentimentos do homem e de seu tempo. (Ana Cristina Carvalho - Curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo)
http://www.acervo.sp.gov.br/exposicoes/arquivos/retratos_personagens_paulista.html

 Exponha o trabalho para a comunidade escolar;

Composição Plástica em Mosaico com E.V.A

Alunos 3º Ano - ESEBA/UFU - 2006

Acervo e autoria Soraoia Lelis e Maril.eusa Reducino

 Como esta proposta de trabalho em Artes fez parte de um projeto interdisciplinar com a Língua Portuguesa, culminando com um Recital de Poesias, criamos o design gráfico em silkscream para camisetas que foram comercializadas a baixo custo e usadas por professores, alunos e funcionários no dia do evento.

SERIGRAFIA em Camiseta

Detalhe Design Gráfico Camiseta

Recursos Complementares

 Os mosaicos são conhecidos desde os tempos antigos. É um processo de decoração que consiste em agrupar sobre a superfície, pequenas pedras ou peças de várias cores, colocadas uma ao lado da outra, formando diversos desenhos ornamentais em um só plano. As peças usadas para formar os mosaicos podem ser de pedra, mármore, cerâmica, terracota, vidro, grãos, cascalhos, pedaços de papel colorido, borracha (E.V.A) metal ou couro. É comum encontrarmos composições geométricas em calçamento de ruas, formando interessantes mosaicos, nos pisos de tacos, onde se misturam madeiras de tons claros e escuros e nas composições formadas por azulejos, pastilhas ou ladrilhos, assim como vemos temas geométricos, formando belos mosaicos em cestaria. (Autoria: Soraia Lelis)

Avaliação

• Acredita-se que em um processo contínuo, as trocas e reflexões acerca da fruição e da produção artística pelo viés da História da Arte, atribuem mérito à produção do conhecimento em arte e contribuem para a construção do repertório e vocabulário plásticos. Neste sentido, o ensino de arte deve buscar a educação estética, entendendo a avaliação em Arte como processual e qualitativa, não visando apenas a um resultado final.

Recursos educacionais
Nome                              Tipo
Aula expositiva              Teórica
Apreciação de imagem   Teórica
Ampliação de imagem    Prática
Construção de Mosaico   Prática

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.