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O caminho da comida em nosso corpo

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os componentes do sistema digestório.
Compreender o organismo humano como um todo, interpretando correlações entre sistemas, órgãos, tecidos em geral.
Levantar hipóteses sobre um determinado assunto e buscar informações sobre as mesmas.
Organizar resultados de pesquisas em um texto informativo.

Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Professor, considerando que "para que o aluno compreenda a integridade do corpo, é importante estabelecer relações entre os vários processos vitais, e destes com o ambiente, a cultura ou a sociedade. São essas relações que estão expressas na arquitetura do corpo e faz dele uma totalidade. Discernir as partes do organismo humano é muitas vezes necessário para entender suas particularidades, mas sua abordagem isolada não é suficiente para a compreensão da idéia do corpo como um sistema. Portanto, ao se enfocar anatomia e fisiologia humanas é necessário selecionar conteúdos que possibilitem ao estudante compreender o corpo como um todo integrado, não como somatório de partes.(...) A interpretação de tabelas, de atlas anatômicos, e algumas experimentações e simulações dão suporte e maior interesse à leitura de textos informativos sobre as funções de nutrição que, ao lado da explicação do professor, também propicia as problematizações durante os estudos sobre temas e problemas ligados ao cotidiano e à saúde.*” proponha uma seqüência de atividades onde seus alunos tenham a oportunidade de compreender o sistema digestório.

(*Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental - Ciências Naturais disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf )



No laboratório de informática exiba dois recursos disponíveis no Portal do Professor:


1. Sistema digestório que apresenta um atlas interativo com os principais componentes do sistema digestório, em disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=11014

2. Sistema digestório humano  que apresenta, simplificadamente, o caminho que o alimento faz dentro do sistema digestório humano, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10537


Organize grupos de trabalho para que, retomando as animações, elaborem uma explicação sobre o caminho que a comida percorre em nosso corpo e as transformações que ocorrem. Guarde esses textos para que, após as pesquisas, comparem suas explicações iniciais com a produção final.


Oportunize a discussão sobre as hipóteses. Durante a discussão, faça perguntas de forma a instigar o debate e o levantamento de novas hipóteses. Em seguida os grupos devem consultar enciclopédias na biblioteca e a internet para obter maiores detalhes e reelaborar suas explicações.

Circule entre os grupos para intervir de forma que, minimamente, os seguintes tópicos sejam abordados:


1. Na boca os dentes a saliva e a língua iniciam o processo de digestão dos alimentos ao triturá-los, umedecê-los com algumas enzimas e misturá-los, formando o bolo alimentar.


2. Ao serem engolidos, os alimentos passam pela faringe e caem no esôfago. O esôfago realiza contrações, os movimentos peristálticos, conduzindo os alimentos para o estômago.


3. No estômago, os alimentos ficam aproximadamente duas horas com o suco gástrico, transformando-se em uma pasta, chamada de quimo.


4. O quimo vai para o intestino delgado, misturando-se com três líquidos: o suco intestinal, que é fabric ado pelo próprio int estino, a bile, . produzido pelo fígado, e o suco pancreático, produzido pelo pâncreas. São esses três líquidos que concluem a transformação dos alimentos em nutrientes que serão absorvidos pelo organismo. Nesse processo o quimo transforma-se em uma pasta líquida chamada de quilo.Os nutrientes passam pelas as paredes do intestino delgado e são levados pelo sangue para todas as células do corpo . Quando termina a digestão, as partes dos alimentos que não foram digeridas formam as fezes.


5. Depois do intestino delgado está o intestino grosso, responsável por evitar que a água seja eliminada junto com as fezes. As fezes são conduzidas para a parte final do intestino, o reto. Finalmente as fezes são eliminadas pelo ânus.

Dê continuidade as atividades investigativas relacionadas ao sistema digestório com a aula “A Ciência explicando o arroto e outras produções do corpo humano”, disponível no Portal do Professor.

Após as conclusões de cada grupo peça que cada equipe represente suas descobertas por meio de imagens e apresente sua explicação.

No laboratório de informática, os alunos poderiam utilizar um editor de apresentações criando uma animação com ilustração e demonstração das descobertas. O professor pode reunir todas as produções em uma única que pode ser disponibilizada para cada turma.

No site www.youtube.com.br e em outros os alunos podem aprender como utilizar editores de apresentações e o professor pode deixar o desafio da descoberta sobre como utilizar o programa para os próprios alunos, focando sua atuação na proposta pedagógica e observando se cada apresentação realmente contempla os conceitos trabalhados.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sistema digestório Animação/simulação
Sistema digestório humano Animação/simulação
Avaliação

Cada grupo deve comparar seu primeiro texto e a produção final, indicando: o que já sabíamos e o que descobrimos com as pesquisas. Observe se os alunos avançaram em seus conhecimentos e conseguiram explicitar em suas produções. Cada grupo deve criar um “Diário de descobertas” da equipe de trabalho para incluir as aprendizagens dessa aula e o desenvolvimento das próximas propostas.
Observe a participação dos alunos nos debates, como colocam suas idéias e se reconsideram sua opinião diante de evidências obtidas. Cheque também se os grupos elaboraram sínteses nos textos informativos, indo além do “copie e cole” no computador.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Ana Karolina, Instituto Educacional de Itatim-Ba , Bahia - disse:
    anakarolina.silvadearaujo@facebook.com

    16/09/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom me ajudou na pesquisa que estava fazendo na escola uito bom e interesante !


  • camila alves de oliveira, ciencias , Paraná - disse:
    camila.r11@hotmail.com

    04/05/2012

    Cinco estrelas

    achei muito bom pois era bem isso que eu precisava para o meu trabalho adorei pois nem tive que proucurar muito encontrei tudo aqui muito obrigado na verdade tenho que estuda para uma prova de ciencias e com essa ajuda acho que vou ir super bem eu ja sabia um pouco mas tinha que tirar umas duvidas a respeito do assunto e aqui tem tudo que a professora comentou na sala acho ate que vou tirar a nota maxima vou ser obrigada a decorar o processo do alimento em nosso corpo acho isso bem interessante


  • luiza, marista , Rio Grande do Norte - disse:
    luli@yahoo.com.br

    07/03/2012

    Cinco estrelas

    adorei, eu também estou estudando sobre isso na minha escola!


  • erika, erika , São Paulo - disse:
    erikinha151@hotmail.com

    23/05/2011

    Cinco estrelas

    muito legal eu ame


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