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Mimetismo e suas vantagens

 

15/12/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender como as presas, pela estratégia do mimetismo, podem ter uma sobrevivência maior.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer os conceitos de presa e predador.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Mimetismo é a semelhança física ou de comportamento, geralmente adotada por uma espécie que imita a outra, com a intenção de se proteger de seus predadores. Os animais e plantas mais imitados são aqueles cujas características nocivas deixam uma impressão duradoura nos predadores. Ao invés de se esconder dos predadores por meio da camuflagem, as espécies que se mimetizam exibem os mesmos sinais ou comportamentos de advertência das espécies perigosas das quais imitam.
O mimetismo foi descoberto em 1862, pelo naturalista britânico Henry Walter Bates, que descobriu duas espécies distintas de famílias de mariposas nas selvas brasileiras. Ambas, mesmo não possuindo nenhuma ligação, apresentavam marcas similares. A partir daí, observou que uma das famílias de mariposas era venenosa para as aves, então, deduziu que as mariposas comestíveis haviam conseguido sobreviver desenvolvendo marcas de advertência similares as das mariposas venenosas. Tal conceito, o mimetismo de Bates, foi utilizado na demonstração da teoria da seleção natural de Charles Darwin. Segundo esta teoria, as aves desempenhavam o papel de agentes da seleção natural ao eliminar as mariposas comestíveis que eram menos parecidas com as mariposas venenosas.

Retirado de: http://www.todabiologia.com/zoologia/mimetismo.htm (consultado em 05/12/09, às 15h28min).

Retirado de: http://www.ibb.unesp.br/departamentos/Fisiologia/material_didatico/profa_silvia/Comportamento_web/PPT/Defesa_Anti-predatoria_Fernando.ppt. (consultado em 05/12/09, às 15h39min).

Falsa Coral

Coral Verdadeira

Retirado de: http://mypetbr.blogspot.com/2009/05/cobra-coral-falsa-e-verdadeira.html (consultado em 05/12/09, às 15h52min).

Estratégia

Nesta aula será feito com os alunos uma atividade prática, em que eles irão provar bolos de diferentes sabores, mas com a mesma aparência, simulando a estratégia do mimetismo batesiano.

Atividade Prática: descobrindo diferenças

Professor faça dois bolos do mesmo tipo, mas em um deles, no lugar da metade da medida de açúcar, use esta medida de sal, de forma que ele fique com sabor desagradável. Após assados, os dois bolos devem ficar com a mesma aparência. Separe os dois bolos em vasilhames diferentes, mas não identifique cada um, para que os alunos não percebam que são diferentes. Já em sala de aula, ofereça a todos os alunos um pedaço do bolo, e permita que eles peguem em uma ou outra vasilha, deixando-os achar que ambas as vasilhas contêm o mesmo bolo. Peça que cada um, após provar um pedaço, não se manifeste quanto ao sabor, apenas escreva no caderno o que achou do bolo.
Após todos os alunos fazerem suas observações no caderno sobre o que acharam do bolo, ofereça novamente a cada um deles mais um pedaço. Você perceberá que alguns alunos aceitarão e pegarão mais uma fatia, e outros não irão querer mais.
Comece uma discussão com a turma:
Pessoal, vamos registrar no quadro quem não quis comer mais bolo e quem quis, e quais os motivos. Sugestão de respostas
- Eu não quis mais porque achei muito ruim!
- Eu quis sim, eu achei bom! Estava gostoso!
- O meu estava horrível, com gosto de sal!
- E o meu esta va docinho!
- Então os bolos eram diferentes!!!
Ah!! Vocês descobriram! Apesar de os bolos serem iguais na aparência, da mesma cor, do mesmo tamanho, eles são diferentes no sabor. Um deles é bom, feito com açúcar, e o outro é ruim, feito com sal. E cada um de vocês podia pegar bolo de qualquer vasilha, então alguns tiveram o azar de pegar o bolo salgado, acharam-no ruim e não quiseram comer mais.
- O que vocês aprenderam com essa atividade?
Ouvir a opinião dos alunos. Respostas possíveis:
- As aparências enganam.
- Depois dos bolos prontos só dava para perceber a diferença provando.

Assim, quem provou o bolo salgado, aprendeu que aquele bolo não é bom. Os outros que tiveram a sorte de pegar o bolo doce, numa próxima oportunidade, quiseram comer novamente, pois aprenderam que aquele bolo é bom. Isso aconteceu porque vocês não sabiam que tinham dois bolos diferentes, para vocês os bolos eram iguais, então aquelas pessoas que tinham comido o bolo ruim nem se arriscaram a comer novamente.
- Será que na natureza, isso pode acontecer entre presas e predadores?
Ouvir os alunos, instigando-os a estabelecer relações entre o que foi vivenciado e o que pode acontecer entre presas e predadores. A seguir informá-los sobre o que pode acontecer na natureza.
Na natureza isso também pode acontecer! Algumas presas são muito parecidas com outras, mas são diferentes pelo sabor. Alguns seres vivos que servem de presas são considerados palatáveis, pois o predador, ao comer, não acha o sabor ruim, e estas presas não têm substâncias tóxicas em seu corpo, que poderiam prejudicar o predador. Outros seres vivos podem ter um sabor muito desagradável, causando “mal-estar” nos predadores, às vezes até com substâncias tóxicas pelo corpo. Estas presas são chamadas não-palatáveis.
Algumas vezes, acontecem na natureza alguns casos interessantes. Dois seres são extremamente parecidos fisicamente, de forma que confundam outros organismos, mas na verdade são espécies diferentes, sendo que uma delas é palatável, e a outra é não-palatável. Com isso, se um predador se alimentar da espécie palatável, ele terá um aprendizado que permitirá que ele experimente novamente daquele ser. Mas se este predador tiver o azar de se alimentar da espécie não-palatável, ele guardará em sua memória o sabor ruim que experimentou, e não mais irá querer aquele tipo de presa.
-Vocês já ouviram falar de algumas espécies de presa que usam esse recurso?
- Que relação podemos estabelecer entre o que fizemos e o que acontece na natureza?
Foi o que a gente fez agora há pouco! Aqueles alunos que pegaram um pedaço do bolo ruim foi como se estivessem se alimentando de uma presa não-palatável. Como tiveram o aprendizado que mostrou que aquela presa não era boa, não quiseram repetir. Mas aqueles alunos que pegaram o pedaço de bolo bom foi como se estivessem se alimentando de uma presa palatável. Como gostaram do que comeram, quiseram comer de novo.
Mas podia acontecer que estes alunos que comeram o bolo bom, e depois repetiram, tivessem pegado o bolo ruim desta vez, e aí provavelmente não iriam querer comer mais.
Esta estratégia usada por algumas espécies, de imitar outra que seja não-palatável, é chamada mimetismo. Mas o que vocês acham que esta estratégia pode trazer de vantagem para as presas?
- Eu acho que quando a presa boa imita a presa ruim, ela evita de ser comida pelo predador.
É isso mesmo. O mimetismo é de grande valia para as presas palatáveis, pois pelo aprendizado, os predadores vão evitar se alimentar daqueles organismos, por não saberem que são iguais, ou por não quererem arriscar de comer um organismo não-palatável.

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Professor passe para a turma um vídeo sobre as cobras coral e falsa coral, e após eles assistirem atentamente, peça que cada aluno escreva as diferenças entre as duas serpentes, e se estas diferenças são facilmente observáveis. Oriente-os a fazer um texto explicando como a falsa coral usa a estratégia do mimetismo.

Vídeo sobre as corais: http://www.youtube.com/watch?v=yt55aKAR_2U (consultado em 05/12/09, às 17h15min).

Observação: caso não seja possível passar o vídeo, você poderá entregar aos alunos uma figura de coral verdadeira e outra de coral falsa, e desta forma eles conseguirão realizar a atividade.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Chico, IBTA , São Paulo - disse:
    fecabastos@gmail.com

    23/11/2010

    Três estrelas

    É importante ficar atento a alguns mitos. A diferenciação entre as corais verdadeiras e falsas não está baseada nos anéis ou sequência de cores, mas na dentição. Para saber mais, leia o artigo Como diferenciar a coral verdadeira da falsa? em http://www.tudoqueestudo.blogspot.com/ . Abraços!


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