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A Ciência explicando o arroto e outras produções do corpo humano

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
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SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar reações químicas do organismo humano.
Planejar informações pesquisadas como parte de um projeto de pesquisa.
Organizar informações pesquisadas para uma socialização.
Fazer síntese de informações pesquisadas.
Utilizar simulações como objeto de conhecimento.
Desenvolver a atitude de colaboração.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Trabalhe antes a sequencia de atividades também publicada no Portal do Professor: "O caminho da comida em nosso corpo".

Estratégias e recursos da aula

“Conforme pressuposto geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais explicitado no seu documento de Introdução, da mesma forma que os conceitos (os conteúdos explicativos das Ciências Naturais), também são conteúdos para planejamento e ensino e aprendizagem os procedimentos, as atitudes e os valores humanos. Em Ciências Naturais, os procedimentos correspondem aos modos de buscar, organizar e comunicar conhecimentos. São bastante variados: a observação, a experimentação, a comparação, a elaboração de hipóteses e suposições, o debate oral sobre hipóteses, o estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos e idéias, a leitura e a escrita de textos informativos, a elaboração de roteiros de pesquisa bibliográfica, a busca de informações em fontes variadas, a elaboração de questões para enquete, a organização de informações por meio de desenhos, tabelas, gráficos, esquemas e textos, o confronto entre suposições e entre elas e os dados obtidos por investigação, a elaboração de perguntas e problemas, a proposição para a solução de problemas.”

(Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental - Ciências Naturais disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf )


É essencial instigar o desejo de pesquisar, levantando hipóteses, buscando respostas, organizando as informações obtidas. Há inúmeras situações cotidianas que podem ser transformadas em objetos de pesquisa. Essa sequência de atividades, relacionada à aula "O caminho da comida em nosso corpo", também publicada no Portal do Professor, contribuirá para os alunos elaborarem as hipóteses e suposições iniciais, bem como, organizarem textos informativos com uma temática que, podem suscitar as próximas perguntas, que certamente, parecerão “divertidas” para eles.


“As perguntas do professor levarão os estudantes a responderem conforme seus conhecimentos, muitas vezes tácitos e de senso comum, outras vezes mais elaborados e refletidos (...)A problematização, pensada nesses termos, busca promover o confronto das vivências e conhecimentos prévios dos estudantes com o conhecimento científico e, com isso, o desenvolvimento intelectual dos estudantes. Os problemas tomam forma nesse processo interativo que engloba a busca de soluções, enquanto os sujeitos vão se constituindo com novos conhecimentos próprios da Ciência.”(Parâmetros Curriculares Nacionais – Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental - Ciências Naturais disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf )


Pergunte a seus alunos por que arrotamos. Liste todas as hipóteses de seus alunos, pois é importante reconhecer o que o grupo já sabe, buscar desestabilizar hipóteses e despertar dúvidas, fazendo da pesquisa um processo significativo.


Organize grupos de trabalho. Peça que os alunos procurem o termo “eructação” no dicionário. Por meio de perguntas, estimule o desejo de saber mais em seus alunos!


Cada grupo deve também fazer o seguinte experimento:
1. Colocar em uma garrafa pequena 15 ml de vinagre
2. Encher uma bexiga com duas colheres de bicarbonato de sódio
3. Prender a abertura da bexiga na garrafa, com cuidado para o bicarbonato não cair dentro da garrafa nesse momento.
4. Virar a bexiga de forma que o bicarbonato entre na garrafa, segurando a outra extremidade da bexiga.


A bexiga será cheia com a substância gasosa formada na mistura (dióxido de carbono). Pergunte aos alunos que tentem explicar o arroto por meio dessa simulação, elaborando um pequeno texto informativo.

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Em seguida exiba o vídeo Knojo – O arroto , disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19908 .O vídeo apresenta o mesmo experimento para demonstrar que a eructação (o arroto) se origina de uma reação química que acontece no estômago.

Peça que revejam os textos, avaliando se estão claros e objetivos.

Proponha que cada grupo escolha algo considerando “nojento” , produzido pelo corpo humano, para pesquisar qual as origens e composição, como por exemplo, catarro, “meleca de nariz”, cera de ouvido, “pum”, “remela”, “coco”, xixi, suor, mal hálito... Cada grupo deverá ter a tarefa de produzir um pequeno texto informativo sobre o assunto escolhido e criar uma forma de ilustrar a informação.

Assim, alguns conhecimentos fundamentais da Química e Biologia são abordados nas investigações dessa seqüência de atividades. Tal abordagem permite direcionar a formação de conceitos químicos fundamentais, sem entrar no formalismo com que essa disciplina escolar é normalmente tratada.

Organize uma apresentação das descobertas. Compilem os textos um Almanaque para registro final das pesquisas.

 
Para saber mais, algumas sugestões na internet:


Do que é feito o catarro, a meleca de nariz e a cera do ouvido?
http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_286932.shtml

Perguntas sobre pum:

http://mundoestranho.abril.com.br/saude/algumas-vezes-pum-faz-barulho-outras-nao-431988.shtml

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Knojo – O arroto Vídeo
Avaliação

Observe o envolvimento dos alunos durante as pesquisas. Os procedimentos de pesquisa orientados foram seguidos? O texto informativo produzido foi, de fato, de autoria dos alunos ou usaram a ferramenta "copiar e colar"?

Peça que os grupos auto-avaliem as produções dos colegas: foram claros nas explicações, as informações principais foram apresentadas no texto? Depois aponte para o grupo suas observações sobre essas mesmas questões.

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