14/12/2009
Débora Ferreira Santos Braga e Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Pluralidade e educação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Explorar novas possibilidades sonoras com instrumentos musicais convencionais.
Explorar novas possibilidades sonoras com baquetas de madeira.
O hábito da prática instrumental em sala de aula.
Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas é destinada ao 1º ano do Ensino Fundamental, mas pode ser estendida às demais séries desde que as especificidades de cada faixa etária sejam respeitadas. Pensamos que o debate sobre novas possibilidades do fazer musical, que não as formas tradicionais e conservatoriais, vai ao encontro da necessidade de diálogo, de ambas as partes, com um mundo tão plural culturalmente.
Atividade 1
Divida a turma em grupos e proponha uma rápida experimentação com os instrumentos convencionais de percussão como na aula anterior. Cada grupo deverá apresentar suas novas descobertas sonoras ao restante da turma. Faça o rodízio de instrumentos entre os grupos. Após a apresentação dos grupos, proponha uma análise coletiva dos novos sons, em comparação com os sons resultantes da maneira tradicional de tocar.
Por exemplo: o grupo que tocou os cocos deverá refletir sobre os novos sons obtidos e compará-los aos sons obtidos com a maneira mais “tradicional” de tocar o coco. Para isso, é necessário que a prática instrumental seja uma constante nas aulas de música de modo que os alunos tenham alguma referência.
Observação:
Sugerimos, para esta atividade, instrumentos de percussão, tais como: coco, clava, caxixi, pandeiro, agogô, reco-reco etc.
Atividade 2
Após a experimentação com instrumentos convencionais, apresente aos alunos um novo material para fazer música: baquetas de madeira. Alguns alunos, certamente, contestarão a viabilidade das baquetas para a prática musical, já que não são instrumentos musicais. Nesse momento, relembre-os das inúmeras possibilidades de fazer música e de tocar um mesmo instrumento, como nas atividades sugeridas na aula 1 desta coleção. Desta forma, as baquetas possuem o mesmo potencial para a prática musical.
Organize a turma em roda e peça aos alunos, um por vez, que improvisem algum som com as baquetas de madeira. Cada aluno terá duas baquetas em mãos. Após o improviso de cada um, a turma deverá reproduzir o mesmo som do colega. É importante frisar que os sons não poderão ser os mesmos e, consequentemente, a maneira de manusear a baqueta deverá ser diferente a cada vez. Abra uma exceção se a turma for grande.
Atividade 3
Proponha a brincadeira do “Maestro”, inicialmente com as baquetas. Depois, acrescente outros instrumentos à prática musical.
Como brincar?
Uma pessoa é escolhida e mandada para fora da sala. Os outros alunos estão sentados em roda e deverão escolher o “maestro” da rodada. O “maestro” deverá comandar o som da turma, tocando as baquetas para que a turma o imite. No entanto, deverá fazê-lo de maneira discreta para não ser descoberto, pois o objetivo da brincadeira é que a pessoa enviada para fora da sala descubra, em três tentativas, quem está guiando a turma.
Inicialmente, todos os alunos estarão com as baquetas de madeira. Lembre-os de que todos deverão manusear seus instrumentos de acordo com a proposta do “maestro”. Assim, se o “maestro” opta por rolar a baqueta no chão, todos deverão seguí-lo. É importante ressaltar que o “maestro” deve pensar em fazer sons (muitos optam pelo movimento).
Incentive-os a colocar em prática todas as formas descobertas na atividade anterior de como tocar as baquetas.
Em um segundo momento, troque as baquetas por instrumentos convencionais de percussão (caxixi, clava, pandeiro, agogô, coco, reco-reco etc). A brincadeira segue da mesma forma. Você deverá lembrá-los das possibilidades sonoras já exploradas com esses instrumentos em atividades anteriores.
Após algumas rodadas, distribua novamente as baquetas, mas não retire os outros instrumentos de percussão. A brincadeira segue da mesma forma, porém com uma novidade: haverá dois “maestros” – um que guiará o grupo das baquetas, e outro, que guiará o grupo dos instrumentos convencionais de percussão. A pessoa que está do lado de fora deverá descobrir quem são os dois “maestros”. Insista nas inúmeras possibilidades sonoras descobertas tanto para as baquetas, como para os instrumentos convencionais de percussão.
Recursos da aula
Instrumentos de percussão, tais como: coco, caxixi, agogô, clava, pandeiro, reco-reco, entre outros.
O(a) professor(a) deverá observar se os alunos participaram ativamente do debate e das práticas instrumentais propostas, cooperando para um bom rendimento dos grupos em que estavam inseridos.
O(a) professor(a) deverá avaliar como foi o manuseio e a exploração sonora das baquetas de madeira e dos instrumentos convencionais de percussão pelos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
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30/10/2013
Cinco estrelasdou aula de musicalização,algumas brincadeiras aqui ensinadas eu ja faço,embora algumas delas com detalhes diferentes, mas gostei muito e irá enriquecer ainda mais minhas aulas ,gostaria que postassem videos e imagens de jogos ,confecção de instrumentos entre outros .abraços.