17/12/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
- Ouvir e interpretar oralmente história contada.
- Reconhecer palavras do vocabulário com ç.
O aluno deve conhecer o ç.
- livro: A minhoca sonhadora, Alcides Goulart - Ed. Jovem.
- cartelas de palavras com ç para bingo
- grãos, sementes ou miçangas
O professor deve ler para turma a história da Minhoca Sonhadora, como proposta de despertar o interesse pela letra que será contexto do jogo de bingo que será trabalhado logo em seguida.
“Essa é a história de uma minhoquinha que se apaixona pelo mundo das letras e quer viver lá para sempre. Mas para isso acontecer, ela terá que ser adotada por uma letra. Será que alguma letra vai querer a companhia de uma minhoca?
Traz a aventura de uma simpática criatura em busca do próprio sonho.”
O professor deve explorar as ilustrações do livro, enquanto vai lendo a história para a turma.
Ao final, conversar com a turma sobre a mensagem positiva do livro, a de se acreditar num sonho e de se ter esperança e perseverança na busca em realizá-lo. Na história a cedilha, representada pela minhoca, se junta ao c, formando o ç e acaba realizando seu grande sonho que era exatamente o de viver no mundo das letra.
Uma sugestão para o professor, seria em outra aula, levantar com os alunos qual é o maior sonho de cada um. Então poderia resgatar essa história que fala do grande sonho da minhoca e propor o desenho e a produção de texto a partir do título: O meu maior sonho é . . .
Depois da leitura do livro, o professor deverá distribuir as cartelas contendo 6 palavras com ç (do vocabulário conhecido pela turma) que poderão ser confeccionadas anteriormente pelo próprio professor em cartolina colorida ou papel para a brincadeira do bingo.
As cartelas poderão ser distribuídas uma para cada aluno ou uma por dupla de alunos. Os alunos deverão receber 6 grãos de feijão ( por ex.), ou sementes ou miçangas para marcar as palavras que serão cantadas.
O professor deverá ter todas as palavras que estão escritas nas cartelas, separadamente em saco, pote ou caixa para escondê-las e cantá-las uma a uma, como acontece com os números em um jogo de bingo.
Os alunos deverão marcar as palavras que possuem em suas cartelas, à medida que são cantadas pelo professor.
Quando o primeiro aluno ou dupla de alunos terminar de preencher a cartela, deverá gritar: BINGO!
Então será a hora de conferir se realmente todas as palavras da cartela foram cantadas, o que poderá ser feito com ajuda da turma.
O professor se quiser, poderá continuar a brincadeira até que todos os alunos ou duplas de alunos tenham preenchido a cartela.
Mais uma sugestão para o professor seria reforçar as palavras com ç através de outras atividades como: ditado de palavras completando lacunas em texto e a criação de frases ou pequenos textos utilizando palavras com ç.
Ver aula no Portal do Professor: Desvendando enigmas do ç. Autor: Ana Letícia Lima Guedes.
Explorar textos com palavras contendo ç, por exemplo, O caroço de Maria Dinorah:
http://www.dobrasdaleitura.com/revisao/edebus02d.html
Ver também como outra sugestão de texto, a poesia O Palhaço no livro: O circo de Roseana Murray. Ed. Miguilim/Ibeppe.
Acompanhar a participação dos alunos durante a leitura da história e no bingo de palavras com ç.
Caso o professor realize outras atividades para fixar a ortografia de palavras com ç, verificar as respostas apresentadas pelos alunos nos exercícios escritos.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/06/2010
Quatro estrelasAdorei a sugestão da aula uma vez que meus alunos tem dificuldade de escrita (ortografia), e a metodologia foi trabalhada de uma forma dinâmica e atrativa.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante e criativo. Sou pedagoga e locutora de um programa infantil, e me interresso por novidades. Podem emviar um de amostra, estarei apresentando em um navio. E posso divulgar. Agradeço a atenção. Sonia Barsotti - Pedagoga.