21/12/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Para o/a professor/a é importante ter leituras sobre como aproximar a família da escola.
Objetivos da aula:
Aproximar as famílias das crianças ao cotidiano escolar enfatizando a importâcia da união entre família e escola para um bom aproveitamento escolar.
Primeiro Momento:
No início do ano letivo, quando o professor convida os pais para apresentar a proposta pedagógica da escola e se apresentar, constrói com eles uma "Árvore dos desejos". Nessa "árvore" os pais colocarão os desejos que tem para o filho naquele período letivo e nas novas relações que serão construídas.Antes da reunião a árvore em que os desejos serão colocados deve ser confeccionada com as crianças, utilizando papel kraft e carimbo com tinta das maozinhas, representando as folhas da árvore.
Segundo Momento:
Proponha uma atividade para socializar os desejos das famílias com as crianças. Pode-se fazer a brincadeira da "Batata que passa passa", quem queimar o/a professor/a mostra o desejo na árvore e lê a escrita da família daquela criança. A árvore ficará na sala de aula por bastante tempo.
Terceiro Momento:
Durante o ano letivo, vá tirando fotos dos diferentes momentos e atividades desenvolvidas.
Quarto Momento:
Selecione as fotos das crianças e monte um clipe com fotos e músicas trabalhadas durante o ano.
O clipe pode ser produzido em diferentes programas como WIndows Movie Maker, o Proshow Producer 3.0., adobe premiere
Caso o professor/a não tenha o programa em casa pode baixar o software gratuitamente pelo site http://www.eitapiula.net/internet/download-gratis-programa-para-criar-video-a-partir-de-fotos/
Depois do clipe pronto, convide às famílias para assistirem ao vídeo-clipe junto com as crianças em uma tarde de confraternização.
Ao final da atividade convide-os a produzirem um registro com tinta aquarela do momento mais marcante para a criança naquele ano.
Máquina fotográfica, televisão, cds, computador, papéis, tinta aquarela, pincéis.
Professor/a observe a relação da família com a escola. A criança adaptou-se rapidamente na escola?
Os pais são presentes na vida escolar dos filhos?
Como é a relação da família com a criança?
A família dá importância para as atividades escolares da criança?
Houve uma aproximação da família com a escola?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!