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Um filtro chamado Solo

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender a importância da infiltração da água no solo.

Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer o Ciclo da água, além de entender a formação do solo.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

Para que se obtenha plantas saudáveis e uma horta produtiva é necessário que o solo contenha água. A capacidade de retenção de água depende do tipo de solo. A água, por ser um líquido solvente, dissolve os sais existentes no solo, e assim as plantas podem absorvê-los.
Nem toda a água da chuva flui diretamente para os córregos, riachos e rios. Quando chove, parte da água infiltra-se e vai penetrando na terra até encontrar uma camada impermeável, encharcando o solo. Por exemplo, 1 metro cúbico (1m³) de areia encharcada pode conter até 400 litros de água.
O ar também ocupa os poros existentes entre os grãos de terra. As raízes das plantas e os animais que vivem no solo precisam de ar para respirar.
Quando o solo se encharca a água ocupa o lugar antes ocupado pelo ar, dificultando o desempenho das raízes e a vida dos animais no solo.
Se o solo estiver muito compactado, não filtrará a água com facilidade. Acontecerão, por exemplo, as grandes enxurradas após uma forte chuva. A urbanização, com a pavimentação de ruas e estradas, a canalização de rios e o desmatamento de grandes áreas dificultam o escoamento da água das chuvas.

Retirado de: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solo/Solo9.php (consultado em 05/12/09, às 10h18min).

Fotos: Priscila Barbosa Peixoto

Estratégia

Nesta aula será realizada uma atividade experimental, na qual os alunos poderão visualizar a infiltração da água no solo.

Atividade experimental: fazendo um modelo de solo compactado e outro de solo não compactado

Material necessário:

- Duas peneiras finas
- Suporte para as peneiras (podem ser bacias ou vasilhames transparentes em que a peneira encaixe como tampa)
- Um pouco de solo (terra)
- Um regador

Como montar a atividade:

Em um das peneiras coloque o solo de maneira que ele fique com uma textura “fofa”, e na outra peneira coloque-o de forma que fique bem compactado. Regue os solos com a mesma quantidade de água.

Peça à turma para observar as diferenças da cor e a quantidade de água nos dois modelos.

Pessoal, observem os dois experimentos que preparamos. Em qual deles nós observamos que a água passou mais facilmente?
- A água desceu mais rápido na peneira que nós deixamos a terra fofa.
- Na outra peneira a água ficou empoçada, demorou muito para descer.
Muito bem. Por que será que na peneira com terra fofa a água desceu mais facilmente?
- Eu acho que tinha menos terra nesta peneira, então a água conseguiu passar com mais facilidade.
Mas vocês não lembram que colocamos a mesma quantidade de terra e de água nas duas peneiras?
- Então eu acho que deve ser porque na terra fofa tem mais ar, porque quando aperta a terra a gente expulsa o ar que tem no meio.
Isso mesmo! A terra, quando é “apertada”, ou seja, compactada, ela perde grande parte do ar que existe entre seus grãos. Então, ficam menos espaços vazios, que a água poderia ocupar. Por isso, na peneira que deixamos a terra fofa, ou seja, cheia de ar entre os grãos, a água conseguiu ocupar os espaços e logo desceu, deixando a terra toda molhada. Mas na peneira que a terra estava compactada, a água demorou muito tempo para descer, pois havia muito pouco ar entre os seus grãos. Com isso, a água ficou empoçada, e a terra ficou quase seca, pois a água não conseguiu infiltrar.
E quais as consequências disso? Como vocês acham que isso pode prejudicar o meio ambiente, incluindo a gente?
- Acho que se a terra ficar compactada demais, a água vai ficar muito acumulada, e aí va i alagar tudo.
Pois é, num local plano, se a terra estiver compactada, a água vai empoçar e alagar a região. Isto será um problema para os animais e plantas daquele local, pois poderão se afogar, e também para nós, pois acontecerão enchentes. Já num local íngreme, se a terra estiver compactada, ela descerá violentamente, alagando as áreas mais baixas, causando enchentes também.
E o que será que pode causar a compactação do solo?
- Se a gente ficar pisando muito na terra, ela fica compactada...
Esta realmente é uma forma de compactarmos o solo. Mas, além disso, os animais que se organizam em rebanhos, como bois, carneiros e outros, pisoteiam o solo e o deixam muito compactado, e com isso os pastos ficam facilmente alagados.

Fotos: Priscila Barbosa Peixoto

Modelo para confecção de Relatório Científico:

MODELO PARA UM RELATÓRIO CIENTÍFICO
Primeiro Autor, Segundo Autor, Terceiro Autor, etc
Ciência da Computação, Faculdade de Computação, Universidade de Santo Amaro,
SP, Brasil
primeiro@provedor.br, segundo@provedor.br, terceiro@provedor.br

INTRODUÇÃO

Este texto tem a finalidade de ser uma base para a apresentação de um relatório científico. Apresenta o que deverá conter em cada item básico da redação do trabalho.
Deve conter no mínimo duas idéias.
Anunciar o assunto a ser desenvolvido.
Pode-se delimitar, situá-lo no tempo/espaço, mostrar importância, justificar escolha, definir termos, indicar documentos consultados. Embasamento teórico: teoria de base.
Anunciar as partes do desenvolvimento.
Dirá “o que” e “como” será o desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO
Seguindo a mesma metodologia apresentada no ModeloArtigo.doc, os trabalhos não terão aqui limite de páginas (dependerá do assunto), contendo: Capa, Folha de rosto, Sumário, Introdução, Materiais e métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Agradecimentos, e Referências Bibliográficas.
A apresentação da pesquisa:
Capa contendo: entidade, título, autor(res), orientador, local e data. Se recebeu apoio (bolsa) de alguma entidade durante o desenvolvimento do trabalho, fazer referência aqui.
Objetivos e justificativa: Tema, Delimitação do tema: especificação, limitação geográfica e temporal; Objetivos gerais e específicos.
O assunto é dividido em partes para maior clareza e facilitar a análise. Esta divisão pode ser apresentada opondo as idéias, comparando-as, hierarquizando-as.
É aqui que o tema é discutido, são apresentados os trabalhos correlatos (estado da arte), provas, argumentos, demonstrações.

RESULTADOS
Este item apresenta o estudo prático (experimento), contendo a sua metodologia: método de abordagem, método de procedimento, técnicas: descrição, como será aplicado, codificação e tabulação e o foco escolhido para a análise (delimitação do Universo).
São apresentados os tipos de amostragem: caracterização e seleção; tratamento estatístico: modelo de experimento, nível de significância, variáveis controladas, medidas, testes de hipóteses (supor a verdade ou explicação que se busca: por dedução, por experiência: alargar a experiência, variar, inverter, estudo de casos) e resultados obtidos deste estudo (indução – argumentos e premissas -- e dedução de complementam), bem como as considerações referentes a eles.

DISCUSSÃO E CONCLUSÕES
Aqui deverá conter a síntese interpretativa dos principais argumentos do desenvolvimento. (Conclusões e inferências – concluir algo a partir de certos dados antecedentes – extensão do conhecimento.)
O ponto de vista do pesquisador, até aqui não revelado.
Os aspectos do tema discutido que deveriam ser mais aprofundados em pesquisas posteri ores (trabalhos futuros).

AGRADECIMENTOS
Os trabalhos poderão conter os agradecimentos julgados necessários, colocado no final do texto, antes da lista de referências.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Este item dá seriedade e rigor científico à pesquisa

Retirado de: http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/kalil/Downloads/IT_102/Modelo%20de%20relatorio%20cientifico.pdf (consultado em 15/09/09, às 23h50 min).

Recursos Complementares

Professor, abaixo segue link de site que você pode usar como consulta para montagem de suas aulas.
http://www.proenq.iq.unesp.br/solo.htm (consultado em 05/12/09, às 11h55min).

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Peça que os alunos confeccionem um relatório científico sobre a atividade experimental desenvolvida, demonstrando a construção de conceitos importantes sobre a compactação do solo. Acima, no item Estratégias e Recursos da Aula,  encontra-se um modelo de relatório científico para melhor orientá-lo, professor. Com este modelo, você poderá se embasar melhor e orientar corretamente seus alunos sobre como confeccionar um relatório científico. Lembre-se que este é um modelo para orientar o professor, e não os alunos, pois tem uma complexidade não compatível com a idade dos alunos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • patricia, Escola Municipal Guilherme Hallais França , Minas Gerais - disse:
    patricialeit@bol.com.br

    07/08/2010

    Quatro estrelas

    O plano de aula é excelente, pois retrata a importância do solo. Muitos professores trabalham sobre as plantas e a água e esquece que o solo também é de grande riqueza para o ecossistema. Vou trabalhar com meus alunos e gostaria de agradecer a dica.


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