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Editorial: reconhecer, refletir e produzir

 

21/01/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Reconhecer o que é um editorial (conceito, características, estrutura)
 Estabelecer relações entre gêneros jornalísticos dentro de um jornal
 Reconhecer marcas linguísticas de locutor e interlocutor em editoriais de jornal
 Praticar a escrita de editoriais com diferentes registros linguísticos
 Refletir sobre aspectos importantes do comportamento humano e da vida em sociedade.
 Desafiar sensibilidade e inteligência enriquecendo-se com a leitura.
 Desenvolver sua capacidade de raciocínio, argumentação e sensibilidade para a compreensão das múltiplas facetas da realidade.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Que para diferentes funções, há diferentes tipos de textos.
 Que os alunos tenham acompanhado, conforme fora solicitado pelo professor, a diferentes noticiários e que esses tenham sido compartilhados oralmente com a classe.
 Que os alunos tenham conhecimento de que o editorial, atualmente, é um  Gênero textual solicitado em redações de concursos.

Estratégias e recursos da aula

                   
- Leituras, exercícios em grupo.
- Utilização do laboratório de informática.

AULAS 1
Atividade 1

O professor deverá, como motivação, propor uma discussão a respeito de assuntos atuais que estão na mídia.

Sugestões:

  • Escândalo em Brasília - mensalão dos democratas

  • Morte de Michael Jackson

  • O filme Avatar (ficção científica)

Pedir aos alunos que pensem sobre o querem falar para que todos entendam a notícia e possam discuti-la. Como tarefa anterior, os alunos foram estimulados a acompanhar diferentes noticiários para a tarefa de falar sobre elas em sala de aula.

Atividade 2
Levá-los à sala de informática para que leiam os textos acessando os sites:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/jornais3.htm

http://www.sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=65267


http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u607052.shtml


http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1509&IdCanal=2&IdSubCanal5

  • No primeiro site há a explicação do que é um editorial.
  • O segundo apresenta um editorial de um jornal antigo, mas com conteúdo ainda interessante.
  • O terceiro faz uma volta na história e traz um editorial interessante sobre modismo linguísticos. Professor, você se lembra o que é ombudsman, você vai precisar saber.
  • O quarto é do dia 13-12-2009 e seu título é Ratos e homens. O professor poderá imprimir o texto ou trabalhar on-line.

AULAS 2
Atividade 1

Releitura do texto 4

Editorial
Ratos e homens


Certamente estimulado pelo caso Arruda, no Distrito Federal, o presidente da República anunciou que vai remeter ao Congresso um projeto de lei que considera crime hediondo a corrupção praticada por agentes públicos. Será mais uma proposta a ser ajuntada aos mais de 50 projetos que transitam nas duas Casas há décadas, sem nenhuma definição.

Pode ser que o projeto do Executivo vá em frente, mas isso só vai acontecer se ele quiser. Ainda persiste entre os nossos governantes a convicção de que as mazelas nacionais se combatem com o enrijecimento das leis. Não obstante os incontáveis exemplos em contrário, poucos observam que o X da questão está no não-cumprimento das leis que já existem.

O que há é que as leis não são cumpridas. Os tribunais não as aplicam, ou porque são demasiadamente lentos no exame dos casos ou porque a legislação permite a interposição de um sem número de recursos. Por causa dessas circunstâncias, grande quantidade dos processos que vão às instâncias superiores prescreve e poucos resultam em condenações.

Levantamento da Associação dos Magistrados Brasileiros apurou que 40% dos processos prescreveram no S uperior Tribunal de Justiça (STJ ) e 45% no Supremo Tribuna l Federal (STF).

Este último nunca condenou ninguém. Essa situação permite que o envolvido num escândalo retorne sempre à cena política, submetendo-se sem problemas à aprovação do eleitorado.

A política brasileira é cheia de casos assim. Para romper com essa possibilidade, a campanha "Ficha Limpa" colheu um milhão de assinaturas num projeto para proibir a candidatura de políticos com processo na Justiça. Apesar da pressão popular, sua aprovação, no entanto, é incerta porque ele trata de um assunto que definitivamente não interessa aos políticos.

Como um rato, a corrupção corrói as democracias nascentes, como a nossa. Graças à transparência crescente, no entanto, ela resiste à permanência da impunidade. É o que a salva.
Publicado em: 13/12/2009
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1509&IdCanal=2&IdSubCanal5


Após a leitura do texto em voz alta, chamar a atenção dos alunos para o fato de que, sem conhecimento prévio, é impossível entender bem um texto.
1- Pergunte:
a- Quem é Arruda?
b- O que é um crime hediondo?
II- Promova um pequeno debate e ajude-os a perceber os temas que podem ser discutidos a partir desse editorial. Peça que comentem as afirmativas:
a- “Será mais uma proposta a ser ajuntada aos mais de 50 projetos que transitam nas duas Casas há décadas, sem nenhuma definição.”
b- “Ainda persiste entre os nossos governantes a convicção de que as mazelas nacionais se combatem com o enrijecimento das leis.”
c- “A legislação permite a interposição de um sem número de recursos. Por causa dessas circunstâncias, grande quantidade dos processos que vão às instâncias superiores prescreve e poucos resultam em condenações.”
Mostre, em veículos diferentes, onde eles são publicados.

Sistematize com os alunos:

  • O editorial apresenta a opinião da empresa responsável pelo jornal sobre o mais importante fato noticiado.
  • Tem caráter opinativo e geralmente não traz assinatura.
  • Por ter caráter dissertativo é composto por introdução, desenvolvimento e conclusão.
  •  Os editoriais presentes em jornais escritos para as classes A e B têm, como recursos de linguagem, maior nível de formalidade das expressões , do vocabulário e uso de palavras mais técnicas, próprias do assunto tratado.
  • Os termos mais populares e a presença ou não de registro próximo da oralidade ocorrem nos jornais que se dirigem às classes C e D.

Aula 3

Atividade

Produção de texto:


Os alunos deverão simular serem redatores de editoriais de um jornal popular. Peça-lhes que reescrevam o texto em versão popular, ou seja, com uma linguagem que atinja a todos seus leitores. O professor pode sugerir temas diversos para que eles escolham um ou poderá deixar livres para que escolham um tema.

Avaliação


Além de observar o envolvimento dos alunos em todo o processo, a correção dos textos possibilitará verificar se os alunos assimilaram a estrutura do gênero e as marcas linguísticas que caracterizam sua produção levando em conta cada público leitor.

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