21/01/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Reconhecer o que é um editorial (conceito, características, estrutura)
Estabelecer relações entre gêneros jornalísticos dentro de um jornal
Reconhecer marcas linguísticas de locutor e interlocutor em editoriais de jornal
Praticar a escrita de editoriais com diferentes registros linguísticos
Refletir sobre aspectos importantes do comportamento humano e da vida em sociedade.
Desafiar sensibilidade e inteligência enriquecendo-se com a leitura.
Desenvolver sua capacidade de raciocínio, argumentação e sensibilidade para a compreensão das múltiplas facetas da realidade.
Que para diferentes funções, há diferentes tipos de textos.
Que os alunos tenham acompanhado, conforme fora solicitado pelo professor, a diferentes noticiários e que esses tenham sido compartilhados oralmente com a classe.
Que os alunos tenham conhecimento de que o editorial, atualmente, é um Gênero textual solicitado em redações de concursos.
- Leituras, exercícios em grupo.
- Utilização do laboratório de informática.
AULAS 1
Atividade 1
O professor deverá, como motivação, propor uma discussão a respeito de assuntos atuais que estão na mídia.
Sugestões:
Pedir aos alunos que pensem sobre o querem falar para que todos entendam a notícia e possam discuti-la. Como tarefa anterior, os alunos foram estimulados a acompanhar diferentes noticiários para a tarefa de falar sobre elas em sala de aula.
Atividade 2
Levá-los à sala de informática para que leiam os textos acessando os sites:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/jornais3.htm
http://www.sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=65267
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u607052.shtml
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1509&IdCanal=2&IdSubCanal5
AULAS 2
Atividade 1
Releitura do texto 4
Editorial
Ratos e homens
Certamente estimulado pelo caso Arruda, no Distrito Federal, o presidente da República anunciou que vai remeter ao Congresso um projeto de lei que considera crime hediondo a corrupção praticada por agentes públicos. Será mais uma proposta a ser ajuntada aos mais de 50 projetos que transitam nas duas Casas há décadas, sem nenhuma definição.
Pode ser que o projeto do Executivo vá em frente, mas isso só vai acontecer se ele quiser. Ainda persiste entre os nossos governantes a convicção de que as mazelas nacionais se combatem com o enrijecimento das leis. Não obstante os incontáveis exemplos em contrário, poucos observam que o X da questão está no não-cumprimento das leis que já existem.
O que há é que as leis não são cumpridas. Os tribunais não as aplicam, ou porque são demasiadamente lentos no exame dos casos ou porque a legislação permite a interposição de um sem número de recursos. Por causa dessas circunstâncias, grande quantidade dos processos que vão às instâncias superiores prescreve e poucos resultam em condenações.
Levantamento da Associação dos Magistrados Brasileiros apurou que 40% dos processos prescreveram no S uperior Tribunal de Justiça (STJ ) e 45% no Supremo Tribuna l Federal (STF).
Este último nunca condenou ninguém. Essa situação permite que o envolvido num escândalo retorne sempre à cena política, submetendo-se sem problemas à aprovação do eleitorado.
A política brasileira é cheia de casos assim. Para romper com essa possibilidade, a campanha "Ficha Limpa" colheu um milhão de assinaturas num projeto para proibir a candidatura de políticos com processo na Justiça. Apesar da pressão popular, sua aprovação, no entanto, é incerta porque ele trata de um assunto que definitivamente não interessa aos políticos.
Como um rato, a corrupção corrói as democracias nascentes, como a nossa. Graças à transparência crescente, no entanto, ela resiste à permanência da impunidade. É o que a salva.
Publicado em: 13/12/2009
http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1509&IdCanal=2&IdSubCanal5
Após a leitura do texto em voz alta, chamar a atenção dos alunos para o fato de que, sem conhecimento prévio, é impossível entender bem um texto.
1- Pergunte:
a- Quem é Arruda?
b- O que é um crime hediondo?
II- Promova um pequeno debate e ajude-os a perceber os temas que podem ser discutidos a partir desse editorial. Peça que comentem as afirmativas:
a- “Será mais uma proposta a ser ajuntada aos mais de 50 projetos que transitam nas duas Casas há décadas, sem nenhuma definição.”
b- “Ainda persiste entre os nossos governantes a convicção de que as mazelas nacionais se combatem com o enrijecimento das leis.”
c- “A legislação permite a interposição de um sem número de recursos. Por causa dessas circunstâncias, grande quantidade dos processos que vão às instâncias superiores prescreve e poucos resultam em condenações.”
Mostre, em veículos diferentes, onde eles são publicados.
Sistematize com os alunos:
Aula 3
Atividade
Produção de texto:
Os alunos deverão simular serem redatores de editoriais de um jornal popular. Peça-lhes que reescrevam o texto em versão popular, ou seja, com uma linguagem que atinja a todos seus leitores. O professor pode sugerir temas diversos para que eles escolham um ou poderá deixar livres para que escolham um tema.
Além de observar o envolvimento dos alunos em todo o processo, a correção dos textos possibilitará verificar se os alunos assimilaram a estrutura do gênero e as marcas linguísticas que caracterizam sua produção levando em conta cada público leitor.
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