Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogo, jogado, aprendizagem dobrada

 

14/12/2009

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Utilizar o raciocínio lógico matemático em situações de competição.
• Compreender o processo da adição.
• Resolver operações e agrupamentos por meio de jogos.
• Criar situações problemas a partir da vivência com um jogo.
• Resolver situações problemas.
• Realizar tarefas a partir de comandos e de regras.
• Compreender a importância do cooperativismo em situação de competição.
• Elaborar um texto instrucional a partir de uma situação vivenciada.

Duração das atividades
Aproximadamente 120 min – 2 aulas de 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Professor/a é importante que os/as alunos/as conheçam a operação de adição.

Estratégias e recursos da aula

-Jogo: Bingo de dado (1 cartela para cada jogador e 1 dado para cada dupla)
-Produção de texto: elaboração de situações problemas.
- Jogo: Túnel
-Elaboração de um texto instrucional

1ª aula Aproximadamente 120 min – 2 aulas de 60 minutos cada.


-Professor/a os jogos que envolvem as operações (adição, subtração e divisão) são excelentes recursos educacionais. Eles nos possibilitam trabalhar com estes conteúdos sem a cobrança da memorização, pois permitem a aprendizagem por meio de uma atividade lúdica, prazerosa.
O jogo geralmente entusiasma e contagia as crianças, gerando um ambiente de euforia, isto pode parecer desorganização, mas fazem parte dos momentos de jogos. Porém, é importante estabelecer regras, tanto para o jogo quanto para a forma de participar e até mesmo de comemorar, isto é fundamental para que não ocorram exageros, ou mesmo desrespeito com o/a outro/a.
Estimule a participação e o cooperativismo, para isto permita que a dupla troque idéias e se ajudem mutuamente.

Jogo "Bingo de dados"

Fonte imagem: http://tatodemacedo.blogspot.com/2009/10/empregos


Professor/a organize os/as alunos/as em duplas. Estabeleça critérios para esta organização, assim você evitará que sempre os/as mesmos/as alunos/as se agrupem na mesma equipe. Este é um excelente momento de promover a socialização.
Você vai precisar de:
• 1 cartela para cada jogador/a;
• 1 dado para cada dupla.

Instruções:

* Cada aluno/a lança o dado e soma os pontos com o numeral ao lado das cartelas, por exemplo: se no dado saiu o número 4 e o numeral ao lado da minha cartela for +6 eu tenho que procurar o numeral 10, que representa a soma dos dois números.
* Se o total estiver na cartela, o/a aluno/a deverá colorir o quadrinho equivalente a ele.
* O/a vencedor/a será quem colorir duas fileiras, primeiro.

 
Veja o exemplo a seguir:

+ 6
9 12 8
11 7 9
10 8 12
+ 7
9 8 12
10 13 11
13 9 8

Professor/a ao participar das competições, o/a aluno/a vai descobrindo os conceitos e registrando os resultados no caderno. Não basta marcar a resposta certa, é preciso descrever que raciocínio foi adotado para resolver as operações.
Ao final do jogo problematize com os/as alunos/as e solicite que registrem no caderno:

   Registrando no caderno

1) Quais são as regras para participar deste jogo?
2) Quais materiais são necessários?
3) O que nós aprendemos com ele?
4) O que eu gostei neste jogo:
5) O que eu não gostei:

Professor/a você pode utilizar as diferentes operações: adição, subtração, multiplicação ou divisão

CRIANDO SITUAÇÕES PROBLEMAS
Solicite que os/as alunos/as criem situações problemas a partir das operações realizadas. Veja algumas sugestões:

a) No jogo do Bingo, André fez 4 pontos na primeira rodada e 6 pontos na segunda. Quantos pontos ele fez ao final das duas rodadas?
b) Lúcia marcou 6 números em sua cartela, no jogo do Bingo e João marcou 7 números. Quantos números eles marcaram juntos? Quantos números eles marcaram a mais do que o total de núm eros que tem na cartela?
c) Ana e Paulo marcaram juntos 14 números no jogo do Bingo. Edu e Carlos m arcaram 9, quantos números e les marcaram a menos do que Ana e Paulo?
d) Do total de 25 alunos que participaram do jogo do Bingo, 13 venceram nas 5 primeiras rodadas. Quantos ainda faltam para vencer?

Professor/a faça as adaptações de acordo com os seus objetivos, se estiver trabalhando com a multiplicação do 8, por exemplo, você deverá trocar a operação e colocar o x 6, fora da cartela, assim, quando ele/a jogar o dado e sair 4, deve multiplicar 6x 4 e procurar o resultado na cartela. Para isso, a cartela deverá também estar adequada a estes resultados.

Fonte imagem: http://saf.bloguepessoal.com/44391/De-maos-dadas/

 “Brincando de Túnel”


Aproveitando a brincadeira “Passa - passa gavião” o/a professor/a faz um túnel de dois a dois com a participação de todos/as os/as alunos/as. Os/as dois últimos passam debaixo do túnel e chega à frente.
As crianças cantam:
“Passa – passa, logo aqui!”
“Passa – passa, sem parar!”
“Passa – passa, logo aqui!”
“Passa – passa, sem errar!”
Quando as crianças terminarem de cantar, o par que passar pelo túnel responderá uma adição ditada pelo professor. Se acertar ficará assentado, batendo palmas, enquanto as crianças cantam. Se errar deverá voltar para o túnel e chegando a sua vez , responderá outra adição.

Observações:
• Essas sugestões de jogos e brincadeiras poderão ser usadas para trabalhar os fatos da multiplicação e divisão, assim os/as alunos/as aprenderão brincando. Nos jogos devem ser incluídas todas as crianças.
• O jogo desperta o espírito competitivo e a motivação, mas é importante trabalhar com as crianças que devem saber ganhar e perder, pois nem sempre isto é tranquilo para algumas delas. Com o exercício de situações em que elas vivenciem estas possibilidades, elas aprenderão a lidar com as perdas e com as vitórias.
• Procure variar o ambiente, vá para o pátio ou quadra de sua escola. Sair do ambiente da sala de aula é um estimulo para a participação do/a aluno/a, mas as regras devem ser combinadas antes, para evitar que se dispersem.
• Ao final de cada jogo, discuta as regras e procure registrar no caderno, além de sistematizar e organizar o que foi desenvolvido, você também estará trabalhando uma situação de escrita real, o que contribui para uma aprendizagem significativa.
• Lembre-se! Registrar os resultados é muito importante, pois ao descrevê-los os/as alunos/as vão analisar o raciocínio que utilizaram para chegar ao resultado, além de gerar conhecimento a família poderá acompanhar o processo, as atividades e aprendizagens que estão sendo realizadas na escola.
• Para o registro do jogo, o texto instrucional é a melhor opção, pois ele possui uma estrutura textual que possibilita a descrição do jogo e permite também inserir a análise e descrição dos resultados.
• Na aula “Brincando com adição”, de minha autoria, publicada no Portal, você encontrará a orientação de como elaborar um texto instrucional a partir do trabalho com jogos.

Avaliação

É importante quando usamos a estratégia de jogos avaliarmos além do aprendizado como foi a relação das equipes, a reação dos/as alunos/as frente aos desafios e dificuldades e frente às perdas e às vitórias. As relações interpessoais, a interação entre o grupo é um fator preponderante de aprendizagem, pois em um ambiente em que não se estabelecem boas relações a aprendizagem fica comprometida.
Uma forma interessante de avaliar o aprendizado dos/as alunos/as por meio de jogos é solicitar que elaborem as regras, que recriem jogos a partir do jogo vivenciado, isto efetiva o aprendizado.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.