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Desvendando enigmas do ç

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Letícia Lima Guedes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Lucia Fernanda da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer palavras com ç.
- Identificar regras sobre o uso do ç.

Duração das atividades
1 aula de 60 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter o domínio do código escrito.

Estratégias e recursos da aula

- revistas e jornais
- caderno pautado ou folha
- boina, capa e lupa

Mensagem para o professor:

Caro colega,

Fico imaginando o quanto seria tão simples, prático e mais rápido informar aos alunos sobre as regras de uso do ç e talvez poupá-lo deste trabalho.
Mas a proposta desta aula é exatamente o processo inverso, a de construir o conhecimento com os alunos a partir da pesquisa e da observação das palavras encontradas com ç e então concluir sobre seu uso.
Certamente o caminho será mais longo, realizando uma atividade com certeza mais produtiva e enriquecedora para os alunos. Esta é a sugestão que apresento a seguir.

A proposta da pesquisa de palavras com ç deveria ser fruto da leitura de textos incluindo palavras com essa grafia. O professor poderia ter trabalhado anteriormente com a turma algumas poesias, por exemplo: “O Palhaço” de Roseana Murray e “O caroço” de Maria Dinorah.

No 1º momento da aula, o professor deverá pedir a turma para pesquisar em revistas ou jornais palavras com ç. É ideal que limite o número de palavras para os alunos. Por exemplo, poderá pedir para encontrar de 6 a 10 palavras, recortar e colar no caderno.
Então deverá distribuir material para pesquisa e combinar determinado tempo para concluí-la.
No 2º momento da aula, o professor deverá explorar as palavras com ç pesquisadas. Assim, deverá listar algumas encontradas pelos alunos, no quadro.
Como uma brincadeira de desvendar enigma, detetives a postos. O professor poderia brincar com os alunos, vestindo uma boina e uma capa e usando uma lupa sobre as palavras listadas no quadro, para dramatizar uma investigação. Trocar a fantasia de detetive com a turma e continuar a brincadeira, alternando os alunos.
Pedir aos alunos para observarem a posição do ç nas palavras. Perguntar se o ç poderia aparecer como 1ª letra na palavra. Levantar as respostas dos alunos e então concluir com eles que não se usa ç no início das palavras.
O outro enigma a ser desvendado viria em seguida: pedir para destacarem (com marcador de texto, lápis de cor ou canetinha) nas palavras pesquisadas a letra que vem depois do ç. Identificar as letras apresentadas: a, o, u. Procurar ter no quadro exemplos de palavras que apresentem essas letras. Às vezes na pesquisa, não encontram palavras com a sílaba çu, então o professor poderá incluir algumas na lista do quadro. Exemplos: açúcar, caçula, cupuaçu e açude.
Desafiar o grupo com a proposta de continuar a pesquisa para encontrar palavras que pudessem ter outras letras depois do ç, diferentes de a,o,u.
Questioná-los sobre a possibilidade de se ter e ou i. Então seria a hora de apresentar o ce e ci e concluir que não se usa ç, antes de e ou i, mas apenas antes de a,o,u.

Poderiam registrar no caderno as questões e as descobertas que fizeram juntos sobre o uso do ç.

Outra sugestão para o professor continuar trabalhando com o ç, seria em outra aula, explorar palavras contendo ss, comparando o som e a grafia.
Poderia confrontar duas palavras com essa diferença na escrita, por exemplo: poço X posso, contextualizadas em frases.

A mulher pega água do poço.
Eu posso entrar?

Levar a turma em seguida, a observar o pedaço marcado nas palavras e perceber a semelhança e a diferença entre eles.
Ex.: O que o pedaço marcado nas palavras tem de igual e de diferente?

   & nbsp;                                         poço          posso

Poderia continuar o trabalho, apresentando text os ou frases contend o palavras com ss e ç e pedir para escreverem em cercados ou caixas etiquetadas, marcando essa diferença:

                                 / Palavras com ss /                                                             / Palavras com ç /

Recursos Complementares

- Ver como sugestão aula no Portal do Professor MEC: Quando a cediha é a história.
Autor: Ana Letícia Lima Guedes

- Ver texto do Palhaço Sanhaço no livro Namorinho de Portão, Elias José. Ed. Moderna.

- Ver texto O Palhaço no livro O circo, Roseana Murray. Ed. Miguilim/Ibeppe.

- Ver texto O caroço de Maria Dinorah em:

http://www.dobrasdaleitura.com/revisao/edebus02d.html

Avaliação

Circular pela sala, acompanhando a pesquisa e o registro da atividade. Perceber o interesse e o envolvimento dos alunos durante a aula, como acompanharam a brincadeira de desvendar os enigmas do ç e concluíram as regras de seu uso.
Caso o professor continue a trabalhar depois ç e ss, verificar como os alunos responderam as questões sugeridas no item recursos e estratégias da aula, por exemplo a distribuição feita das palavras pelos cercados ou caixas do ç e ss.

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