Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Contextualizando a competição.

 

20/01/2010

Autor y Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os vários sentimentos que envolvem a competição; reconhecer a competição em outras manifestações sociais além da esportiva.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Material: bola de futebol, vôlei, basquete ou handebol

Espaço: uma quadra poliesportiva  ou um pátio grande


Atividade 1

Questionar aos alunos o que eles entendem por competição. (aprox. 5 min.)


Atividade 2

Perguntar a turma de qual esporte, dentre futebol, handebol, basquete e vôlei, eles têm mais conhecimento das regras. Em seguida realizar com eles uma mini-competição do esporte selecionado.
Sugestão: em uma turma de aproximadamente 30 alunos dividir em 6 grupos com número igual de “atletas” (de acordo com o número indicado pela regra do esporte escolhido), divididos em duas chaves de 3, fazendo semifinal com os dois primeiros lugares das chaves e final com os ganhadores das semifinais. Realizar os jogos de acordo com as regras oficiais, adaptando somente a duração para dois tempos de 7 min.
Dentre os alunos que apresentarem maior conhecimento das regras oferecer a função de arbitro, na falta de um voluntário propor um rodízio na arbitragem. Propor que se organize torcidas para cada time, formada pelos alunos que não demonstrarem interesse em jogar. Garantir que haja um prêmio para a equipe ganhadora da competição e para os alunos que mais se destacarem. (aprox. 100 min.)


Atividade 3

Depois de encerrada a competição fazer os seguintes questionamentos aos alunos:
Como vocês se sentiram durante os jogos? (alegria, tristeza, satisfação e etc.)
Houve alguma injustiça por parte da arbitragem?
Por qual motivo algumas pessoas não quiseram jogar?
Será que quem não participou diretamente se divertiu torcendo?
O que sentiram as equipes que não foram premiadas? De que forma vocês gostariam que fosse a premiação?
(aprox. 10 min.)


Atividade 4

Mostrar aos alunos algumas revistas, vídeos ou sites que falem a respeito do mercado de trabalho e perguntar a eles se identificaram de que maneira a competição aparece neste meio. Questioná-los também em quais pontos a competição esportiva se relaciona ao mercado de trabalho. (aprox. 15 min.)


http://super.abril.com.br/cultura/menos-competicao-mercado-trabalho-443957.shtml
http://www.marketingprofissional.com/a-mulher-e-a-competicao-no-mercado-de-trabalho/
http://www.elsevier.com.br/site/noticias/Noticias-detalhe.aspx?seg=6&noticiaId=59913

Recursos Complementares

Avaliação
Fazer um painel com duas colunas destacando em uma delas os pontos positivos e na outra os pontos negativos da competição.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.