20/01/2010
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Identificar os vários sentimentos que envolvem a competição; reconhecer a competição em outras manifestações sociais além da esportiva.
Nenhum.
Material: bola de futebol, vôlei, basquete ou handebol
Espaço: uma quadra poliesportiva ou um pátio grande
Questionar aos alunos o que eles entendem por competição. (aprox. 5 min.)
Perguntar a turma de qual esporte, dentre futebol, handebol, basquete e vôlei, eles têm mais conhecimento das regras. Em seguida realizar com eles uma mini-competição do esporte selecionado.
Sugestão: em uma turma de aproximadamente 30 alunos dividir em 6 grupos com número igual de “atletas” (de acordo com o número indicado pela regra do esporte escolhido), divididos em duas chaves de 3, fazendo semifinal com os dois primeiros lugares das chaves e final com os ganhadores das semifinais. Realizar os jogos de acordo com as regras oficiais, adaptando somente a duração para dois tempos de 7 min.
Dentre os alunos que apresentarem maior conhecimento das regras oferecer a função de arbitro, na falta de um voluntário propor um rodízio na arbitragem. Propor que se organize torcidas para cada time, formada pelos alunos que não demonstrarem interesse em jogar. Garantir que haja um prêmio para a equipe ganhadora da competição e para os alunos que mais se destacarem. (aprox. 100 min.)
Depois de encerrada a competição fazer os seguintes questionamentos aos alunos:
Como vocês se sentiram durante os jogos? (alegria, tristeza, satisfação e etc.)
Houve alguma injustiça por parte da arbitragem?
Por qual motivo algumas pessoas não quiseram jogar?
Será que quem não participou diretamente se divertiu torcendo?
O que sentiram as equipes que não foram premiadas? De que forma vocês gostariam que fosse a premiação?
(aprox. 10 min.)
Mostrar aos alunos algumas revistas, vídeos ou sites que falem a respeito do mercado de trabalho e perguntar a eles se identificaram de que maneira a competição aparece neste meio. Questioná-los também em quais pontos a competição esportiva se relaciona ao mercado de trabalho. (aprox. 15 min.)
http://super.abril.com.br/cultura/menos-competicao-mercado-trabalho-443957.shtml
http://www.marketingprofissional.com/a-mulher-e-a-competicao-no-mercado-de-trabalho/
http://www.elsevier.com.br/site/noticias/Noticias-detalhe.aspx?seg=6¬iciaId=59913
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!